Comissão Regional da OMT para Europa avaliou o estado do turismo na região
Os líderes europeus do turismo estiveram reunidos de 31 de maio, até esta sexta-feira, 2 de junho, em Sófia (Bulgária) para promover planos partilhados para o futuro do setor.
Publituris
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Pipadouro ganha prémio como melhor experiência inovadora em enoturismo a nível mundial
Mercado canadiano está em “franco crescimento nos Açores”, diz Berta Cabral
Boost Portugal leva Spinach Tours para Espanha, Países Baíxos, EUA e América do Sul
Filme promocional do Centro de Portugal premiado na Grécia
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
A 68ª reunião da Comissão Regional da OMT para a Europa, avaliou o estado atual do turismo na região e também reconheceu a importância vital da educação, emprego e investimentos para uma sociedade mais inclusiva e futuro sustentável.
Para o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, “o turismo europeu está a recuperar fortemente e a caminho de regressar aos níveis pré-pandémicos até o final do ano”. Assim, disse: “Este é exatamente o momento de intensificar os nossos esforços para transformar o nosso setor, com uma força de trabalho qualificada e investimentos adequados vitais para torná-la mais resiliente, sustentável e inclusiva.”
Os membros europeus, representando 40 países, incluindo ministros e vice-ministros do Turismo concentram-se nas principais prioridades promovidas pela OMT, que passam pelo emprego, educação, investimentos e sustentabilidade.
Em relação ao emprego, a OMT continua a apoiar as instituições da União Europeia no contexto do Ano Europeu das Competências, com a fase de co-implementação do Caminho de Transição da UE para o Turismo agora em andamento para requalificar a força de trabalho do turismo da União Europeia.
No que diz respeito à educação, os membros foram atualizados sobre a criação de um primeiro Bacharelado em Gestão de Turismo Sustentável, em parceria com a Lucerne University of Applied Arts and Sciences, e para lançar um kit de ferramentas projetado para ajudar a tornar o turismo uma disciplina nas escolas de ensino médio em todo o mundo.
Identificada como uma prioridade chave para o setor, os investimentos, a OMT preparou o palco para o Dia Mundial do Turismo 2023 (27 de setembro) com o tema ‘Investimentos Verdes’ e também antecipou o Fórum de Investimento em Turismo da OMT (Yerevan, Armênia, setembro de 2023).
Por outro lado, a OMT continua a orientar os esforços de ação climática do turismo global, os principais trabalhos incluem a Iniciativa Global de Plásticos de Turismo (49 signatários até o momento, sendo 17 de países europeus) e a Declaração de Glasgow sobre Ação Climática no Turismo (mais de 800 signatários até o momento, de metade da Europa).
Aderindo às obrigações estatutárias da Organização, os membros concordaram que a Ucrânia atuará como presidente da Comissão para a Europa no período de 2023 a 2025, enquanto a Grécia e a Hungria serão os vice-presidentes, que o Dia Mundial do Turismo 2024, assinalado sob lema “Turismo e Paz”, será oficialmente organizado pela Geórgia, e que a Comissão se reunirá no Uzbequistão este outono para sua 69ª reunião e na Albânia em 2024 para sua 70ª reunião.
Portugal eleito para os Comités das Estatísticas e da Sustentabilidade (2023-2027) da OMT
Entre os principais temas da 68.ª Reunião da Comissão para a Europa da Organização Mundial do Turismo estiveram as eleições para o Conselho Executivo (2023-2025) e órgãos subsidiários para o período 2023-2027.
Segundo o Turismo de Portugal, em 2023, quatro dos países europeus que são membros do Conselho Executivo terminaram o seu mandato; França, Itália, Portugal e Turquia. Foram eleitos para o período 2023-2025 a Chéquia, Itália, Lituânia e Bulgária e o Azerbaijão (eleito em substituição da Rússia). Neste mandato, Portugal não se candidatou ao Conselho Executivo.
O nosso país candidatou-se sim, de acordo com a mesma fonte, ao Comité de Estatísticas (2023-2027) tendo sido eleito conjuntamente com a Áustria e ao Comité da Sustentabilidade (2023-2027) tendo sido eleito conjuntamente com a Croácia.
A OMT tem seis comissões regionais (África, Américas, Leste Asiático e Pacífico, Europa, Médio Oriente e Sul da Ásia). As comissões reúnem-se pelo menos uma vez por ano e são compostas por todos os membros (Portugal integra a Comissão para a Europa) e associados daquela região. Os membros afiliados da região participam como observadores.