Organização faz balanço positivo do roadshow de Os Especialistas
Artur Sousa, diretor geral da ATR, e Miguel Jesus, diretor geral da Image Tours, na qualidade de organizadores, fazem um balanço positivo da 18ª edição do roadshow de Os Especialistas, que terminou este fim de semana em Lisboa, após ter percorrido mais quatro cidades portuguesas.

Carolina Morgado
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
Terminou em grande, em Lisboa, mais uma edição do roadshow de Os Especialistas que, desde o dia 13 de fevereiro, percorreu as cidades do Porto, Viana do Castelo, Braga, Coimbra e Lisboa. Há dois anos que não vão ao Algarve, mas prometem fazê-lo em 2024.
Este ano, segundo Artur Sousa, houve alterações em relação ao número de expositores, uma vez que saiu o Turismo da Jamaica, a Angra 2000, o PortAventura e o Turismo de Tarragona, enquanto entrou a Turangra, especialista no destino Açores. Diz que “mantemos fiéis ao nosso modelo de ter só um determinado número de parceiros. Felizmente há várias empresas que querem entrar, mas mantemos a nossa lógica”.
Já Miguel Jesus refere que “terminámos em Lisboa e sempre com casa cheia, o que foi acima das nossas expetativas. Uma vez mais, um sucesso total”, para acrescentar que “os agentes de viagens têm o roadshow de Os Especialistas como um evento no calendário, e não o perdem. Por isso é que, em termos de inscrições, ao fim de quatro ou cinco dias tivemos de fechar Porto, Braga e Lisboa, porque esgotou”.
Isto porque, “os agentes de viagens continuam ávidos de conhecer os nossos diferentes produtos”, disse ainda Miguel Jesus, enquanto Artur Sousa salienta que “tirando a BTL, acredito que seja um dos eventos mais importantes do turismo em Portugal. Tem a ver, exatamente, como o evento é idealizado, ou seja, com um determinado número de expositores, onde toda a gente tem tempo para falar com os agentes de viagens, ávidos de informação”. O diretor geral da ATR acrescentou que “o ano está com excelentes expetativas para todos os parceiros de Os Especialistas, mas decidimos nesta edição não avançar com número de participantes no roadshow, porque achamos que não é o nosso foco. Não há aqui uma disputa de eventos. O nosso é o nosso, são as nossas caraterísticas, e têm tido sucesso, pelos nossos parceiros, pela especialização dos nossos produtos e pelo interesse daqueles que nos procuram”.
Artur Sousa sublinhou ainda, em declaração aos jornalistas que “o nosso sucesso vê-se no final do ano com as vendas criadas e não pelo numero de agentes de viagens que temos nos eventos, apesar de este ano ter ultrapassado as expetativas”.
O diretor geral da Image Tours reforça que “notamos que o agente de viagens, além de estar com muita vontade de recolher informação, sabe que neste evento o consegue ter. Não é que sejamos melhores do que os outros, mas é pela forma como estamos organizados. Como não são demasiados expositores, há tempo de falar com toda a gente em todas as cidades que percorremos”.
Miguel Jesus esclareceu ainda que “estivemos a trabalhar, a tirar dúvidas, a fechar reservas e a dar informações sobre detalhes da nossa programação, ou seja, utilizamos muito este evento como uma ferramenta”.
Já Artur Sousa considera que, para entrar neste grupo, primeiro a empresa tem de nos enviar a declaração de interesse e tem de ficar na lista de espera, pois há várias na mesma situação. Miguel Jesus acrescenta, a este propósito que “a regra número um é que não pode haver conflito de interesses e concorrência. Não temos medo da concorrência , mas achamos que funciona melhor para a própria empresa com para o mercado. Depois temos em conta a imagem, a dimensão, o nosso lema que é “Soluções para os agentes de viagens”, e nós queremos dar essas soluções. Tentamos ser o mais abrangente possível dentro da nossa área, ou seja, ter operadores cada um na sua área, aviação, seguros, GDS, cruzeiros e destinos turísticos e, o agente de viagens encontra aqui essas soluções, dentro da nossa dimensão. O grande objetivo é não perdermos o foco de sermos especialistas”.
Este grupo não se esgota apenas nos roadshows que já organiza há 18 anos em Portugal. Artur Sousa revela que “temos várias reuniões antes, durante e após os eventos. É sempre importante ter o feedback dos nossos parceiros porque há sempre coisas a melhorar”, e Miguel Jesus sublinha que “o nosso sucesso passa por ouvir os nossos parceiros. Não é apenas montar a banca, estar aqui e ir embora. Nós questionamos e pedimos opiniões”.
O roadshow de Os Especialistas, tem ao longo dos anos tentado percorrer as principais cidades portuguesas, procurando ir ao encontro dos agentes de viagens. No entanto, segundo Artur Sousa, “há cidades que mantemos, mas vamos variando todos os anos. Por questões operacionais, não fazemos o nosso evento há dois anos no Algarve, mas seguramente, que o faremos no próximo ano. O nosso conceito é ir a locais onde não acontecem muitos eventos como Lisboa e Porto, embora mantermos sempre as duas grandes cidades do país. A intenção é sempre ir ter com o agente de viagens onde este estiver”.
Esta data, ou seja, fevereiro, foi considerada pelos organizadores do roadshow de Os Especialistas, como a melhor. “Fizemos já em várias datas e conclusão que retiramos é que esta atura do ano funciona muito bem , tanto para nós como expositores, como para os nossos clientes agentes de viagens, porque estamos no início da temporada, as novidades em termos de destinos e da operação acabam de ser lançadas no mercado, e a altura própria para os agentes de viagens virem ter connosco para conhecer melhor”, explicou Miguel Jesus.