Reabertura da China é “boa notícia” para Portugal, considera Associação de Turismo Chinês
A Associação de Turismo Chinês considera que a reabertura da China é “boa notícia” para Portugal, e acredita que o número de turistas chineses a visitar o nosso país vai aumentar “mês a mês”.
Publituris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Pipadouro ganha prémio como melhor experiência inovadora em enoturismo a nível mundial
Mercado canadiano está em “franco crescimento nos Açores”, diz Berta Cabral
Yong Liang, presidente da associação, fundada em fevereiro de 2019, com o objetivo de promover Portugal na China como destino turístico, disse à Lusa que à medida que operadores em todo o mundo se preparam para o regresso de dezenas de milhões de chineses ao mercado global, “a reabertura da China é uma boa e positiva notícia para a indústria do turismo em Portugal”.
Alertando para a necessidade de aumentar a frequência da ligação aérea entre os dois países, Liang acredita que o número de turistas a visitar Portugal vai aumentar “mês a mês”.
A associação estabeleceu anteriormente como objetivo atingir um milhão de turistas chineses em 2025, mas com a pandemia “talvez demoremos um pouco mais, mas vamos continuar a trabalhar para esse primeiro objetivo, bem como para dar resposta ao desafio que nos foi apresentado de aumentar a estada média dos turistas chineses em Portugal”, afirmou Yong Liang.
Entretanto, dados facultados à Lusa por Tiago Brito, o representante permanente do Turismo de Portugal na China, mais de 385 mil chineses visitaram Portugal em 2019, o último ano antes da pandemia. Os turistas oriundos da China gastaram, no total, 224 milhões de euros no país, um crescimento de 20%, face a 2018.
A China, o maior emissor de turistas do mundo, manteve as fronteiras encerradas durante quase três anos, no âmbito da política de ‘zero casos’ de covid-19, que foi desmantelada, no mês passado, após protestos ocorridos em várias cidades do país.
A ligação aérea entre Portugal e a China passou a ser feita apenas uma vez por semana. Até ao início da pandemia, o voo realizava-se três vezes por semana.
A companhia aérea Beijing Capital Airlines, que opera a ligação, previu à Lusa que a reposição da frequência original deve ser feita até ao verão, apontando que as agências chinesas ainda não estão a organizar viagens para Portugal e Espanha. Tudo “vai depender da evolução do mercado”, referiu fonte da empresa.
O Instituto de Pesquisa de Turismo Externo da China estimou que 18 milhões de turistas chineses vão viajar além-fronteiras no primeiro semestre do ano, seguidos por 40 milhões no segundo.
Em 2019, 155 milhões de chineses viajaram para o exterior, de acordo com uma análise do banco de investimento norte-americano Citigroup.
A mesma análise, citada pela Lusa, apurou que, no total, os turistas oriundos da China continental gastaram 255 mil milhões de dólares (235 mil milhões de euros) no exterior, no último ano antes da pandemia, tendo projetado uma recuperação sólida, no primeiro trimestre de 2023, e um retorno em massa do turismo, no segundo.