Receitas turísticas de julho sobem 137% e já superam igual mês de 2019, indica BdP
As receitas turísticas aumentaram 137% face a julho do ano passado, enquanto o valor das importações cresceu 63%, segundo dados preliminares do Banco de Portugal (BdP), que revela que estes indicadores estão já acima de igual mês de 2019.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
Em julho, as receitas turísticas aumentaram 137% face a igual mês do ano passado, enquanto o valor das importações turísticas cresceu 63%, avança o Banco de Portugal (BdP), que indica que os montantes registados são já superiores aos de mês homólogo de 2019.
“Em julho de 2022, o indicador preliminar das viagens e turismo aponta para a manutenção de crescimentos acentuados face ao mesmo período do ano passado, devido ao contexto de restrições à movimentação internacional de pessoas que vigorava em 2021”, refere o Banco de Portugal (BdP), numa informação divulgada pela Lusa.
De acordo com o BdP, os dados preliminares das viagens e turismo mostram que se registou um “crescimento das exportações de 137% face a julho de 2021 (após uma variação de 164% em junho) e um crescimento das importações de 63% (variação de 74% em junho)”.
Os valores apurados em julho ficam já acima dos registados em igual mês de 2019, antes da chegada da pandemia da COVID-19, com as exportações – que se definem pelas receitas turísticas prevenientes dos gastos dos turistas estrangeiros em Portugal – a corresponderem a 120% e as importações – que se encontram pelos gastos dos turistas portugueses no estrangeiro – a 121% dos valores observados em julho de 2019.
A tendência de crescimento mantém-se também no acumulado até julho de 2022, uma vez que, segundo o BdP, as exportações e importações superam também os valores observados em igual período de 2019, correspondendo a 111% e 102% do valor então registado.
As séries hoje apresentadas pelo BdP são valores preliminares para a taxa de variação homóloga, tanto para as despesas de turistas estrangeiros em Portugal (também designadas por exportações ou créditos), como para as despesas de residentes em Portugal quando se deslocam a outros países (também designadas por importações ou débitos).
“Esta informação baseia-se num conjunto mais restrito de informação, predominantemente de cartões bancários, e não substitui as séries históricas de exportações e importações de viagens e turismo publicadas no BPstat, que pode encontrar no domínio das estatísticas externas | balança de pagamentos”, acrescenta o BdP.