Taboadella inaugura no Dão adega e enoturismo
A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, presidiu à inauguração da Taboadella, o mais recente projeto da família Amorim, na região do Dão.
Publituris
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Num terreno de 42 hectares, a Taboadella oferece, para além das vinhas, o enotorismo, que inclui a Wine House, de onde partem visitas regulares à vinha e à adega – uma das obras de arquitetura mais emblemáticas da região – e ainda a Casa Villae 1255, a antiga casa senhorial da propriedade agora convertida em alojamento turístico.
A adega é uma obra de arquitetura icónica na região. Com assinatura do arquiteto Carlos Castanheira, tem como premissa uma forte ligação com a natureza, e a promoção da biodiversidade através do uso de materiais como a cortiça e a madeira assumindo assim um caráter ecológico e sustentável. Trata-se de um edifício de 3400 m2, um projeto desenvolvido com madeira, cortiça e granito.
Dentro da adega, destaca-se ainda o Barrel Top Walk, um passadiço construído em madeira reciclada oriunda de florestas beirãs, que permite passear em altura sobre a sala das barricas e que viria a antecipar a construção do TreeTop Walk de Serralves, pela mão do mesmo arquiteto.
É no Dão, num território recortado por serras e rios puros, povoado por matas e florestas, que a família Amorim decidiu reforçar a sua posição no mundo vitivinícola. A Taboadella, no concelho de Sátão, é uma propriedade com raízes romanas que nos próximos anos pretende assumir-se como uma das grandes referências de vinhos e do enoturismo no Dão.
A Taboadella pretende assumir-se como o ponto de partida para descobrir a região, oferecendo uma ampla oferta no domínio do enoturismo. Nesse sentido, foi projetada a Wine House da Taboadella, um lugar de acolhimento dos visitantes que têm à sua disposição provas de vinho temáticas e várias atividades que pretendem despertar o interesse pela história e cultura locais.
A oferta de enoturismo é complementada pela Casa Villae 1255, que foi também apresentada oficialmente, na ocasião. Trata-se da antiga casa senhorial da Taboadella, convertida em alojamento turístico, onde os hóspedes podem, a partir de agora, vivenciar uma verdadeira Casa de família do Dão, num projeto de interiores idealizado pela arquiteta Ana Vale. Com um total de 720 m2 forrados por volumosas paredes de granito e distribuídos por dois pisos e uma torre, a Casa Villae 1255 dispõe de oito quartos no total, com capacidade para 19 pessoas, incluindo três espaços comuns de convívio com acesso a um terraço exterior.