APAVT formaliza adesão ao programa europeu SUSTOUR
A APAVT formalizou a sua adesão ao programa europeu SUSTOUR, que promove a adoção de ferramentas e práticas de sustentabilidade entre agentes de viagens e operadores turísticos.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
No âmbito deste projeto, apresentado no decorrer do congresso da APAVT em Aveiro por Naut Kusters, especialista em sustentabilidade, a APAVT diz, em nota de imprensa, que irá divulgar e oferecer, exclusivamente aos seus associados, apoio técnico no sentido da certificação Travelife e na introdução de ferramentas de gestão de cadeias de carbono, plástico e de fornecimento.
Entretanto, com base no protocolo que a APAVT assinou com a ECEAT, entidade gestora do projeto Travelife, todos os associados beneficiam já da possibilidade de iniciarem, sem custos, o processo de certificação no nível “Travelife Engaged”. Este é o primeiro passo dos três níveis, seguindo-se o selo “Travelife Partner” e o de “Travellife Certified”. No final do projeto prevê-se que mais de 175 PME beneficiem do programa de apoio financeiro direto mais alargado lançado no âmbito desta iniciativa.
Pedro Costa Ferreira encoraja os associados da APAVT “a aproveitarem as oportunidades proporcionadas por este projeto e a contribuir passo a passo para um turismo mais sustentável”.
O presidente da APAVT acrescenta que, como um importante player da cadeia de valor do turismo, “temos uma responsabilidade partilhada de gerir o turismo de uma forma sustentável para as gerações atuais e futuras”.
Apoiado financeiramente pelo programa COSME da UE destinado a dinamizar a competitividade do sector das PME europeias, o SUSTOUR é gerido conjuntamente pela ECTAA (Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos), a ECEAT (Centro Europeu para o Turismo Eco e Agro), a ANVR (Associação Holandesa de Agências de Viagens), a SMAL (Associação da Indústria Turística Finlandesa) e a UHPA (Associação Croata de Agências de Viagens). Além disso, mais de 15 associações nacionais apoiam a iniciativa.