Governo espanhol aprova empréstimo de 85M€ ao grupo Wamos
O Conselho de Ministros espanhol acaba de aprovar um empréstimo de 85 milhões de euros ao grupo Wamos, no âmbito do Fundo de Apoio à Solvência de Empresas Estratégicas.
Publituris
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Pipadouro ganha prémio como melhor experiência inovadora em enoturismo a nível mundial
O grupo Wamos obteve sexta-feira, 18 de fevereiro, a aprovação do Conselho de Ministros de Espanha ao seu pedido de financiamento de 85 milhões de euros no âmbito do Fundo de Apoio à Solvência de Empresas Estratégicas gerido pela Empresa Estatal de Participações Industriais (Sepi).
Conforme notícia no jornal online espanhol, este montante será canalizado através de um empréstimo participativo de 43,35 milhões e um empréstimo ordinário de 41,65 milhões de euros.
O mesmo jornal recorda que, em recente entrevista, o diretor geral da Nautalia Viajes, Rafael García Garrido, explicou que “para que a Sepi concedesse esse financiamento foi necessário apresentar um plano de viabilidade poderoso e explicar o que e ia fazer com esse dinheiro tanto em matéria financeira como de transição ecológica, de sustentabilidade e digitalização”, indicando ainda que “todo o plano que preparámos foi apresentado à Sepi, que o validou com um auditor externo e, são esses planos que vão reger o futuro do grupo nos próximos oito anos”.
Garrido destacou que uma das exigências da Sepi era que os acionistas da Wamos também colocassem capital, “e eles vão colocar”. O principal é Springwater Capital, enquanto a Royal Caribbean detém 21% das ações.
Esta nova operação do Fundo soma-se assim às já autorizadas para a Air Europa, Ávoris Corporación Empresarial, Plus Ultra Líneas Aéreas, Hotusa, e o Grupo Soho Boutique Hotels, entre outras. Das 13 empresas e grupos empresariais beneficiados, sete pertencem ao setor do turismo e seis ao setor industrial.
As operações de apoio público temporário aprovadas representam um montante total de 1.606,83 milhões de euros, o que equivale a 30% do total solicitado, que ascende a 5.345 milhões.