Turismo de Portugal também está presente na Web Summit
Participação do Turismo de Portugal na Web Summit, que decorre até quinta-feira, 4 de novembro, visa “promover a inovação empresarial e divulgar o destino”.

Publituris
SET destaca a importância de “distribuir os eventos por todo o território”
“Este é um setor de soluções e não de problemas”, assume presidente da APECATE
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Mercado das Viagens promove ciclo de formações
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%
Lisboa e Porto Alegre voltam a estar ligadas com voos da TAP
90% dos gestores de viagens empresariais já utilizam IA, mas “muitos continuam a enfrentar obstáculos”
O Turismo de Portugal está presente na Web Summit, que decorre até à próxima quinta-feira, 4 de novembro, no Parque das Nações, numa participação que, segundo o instituto público, tem várias vertentes, mas que pretende “promover a inovação empresarial e divulgar o destino”.
“Depois da passagem para o digital em 2020, um conjunto diversificado de oradores e líderes mundiais da tecnologia, empreendedorismo e inovação, atrairá milhares de participantes oriundos de todo o mundo, colocando Portugal em destaque internacionalmente, com reflexos claros na imagem e na competitividade do destino Portugal, o que certamente contribuirá para a retoma do turismo e para a recuperação económica de forma transversal”, considera Rita Marques, secretária de Estado do Turismo.
A participação do Turismo de Portugal começa logo ao nível do catering, uma vez que as escolas do Turismo de Portugal contam com uma equipa de 200 alunos e 10 formadores no evento, que vai assegurar o catering de toda a Web Summit.
“O objetivo é divulgar os ativos de Portugal enquanto destino turístico, promovendo os recursos naturais do país como inspiração, assim como divulgar a oferta de formação em turismo das nossas escolas, reveladora da capacidade para formar e atrair talento”, destaca o Turismo de Portugal, num comunicado divulgado no último fim-de-semana.
Além da participação a nível gastronómico, o Turismo de Portugal está também a implementar a ação 280ToChangePortugal, que consiste num concurso de ideias para promover o Turismo Sustentável em Portugal, utilizando os 280 caracteres disponíveis pelo Twitter, segmentado para a audiência da WebSummit.
“Cada participante só tem de enviar um tweet com a sua ideia para o país, explicada em 280 caracteres, sem qualquer recurso a imagem ou link, identificar @VisitPortugal e usar a #280ToChangePortugal. Os autores das dez melhores ideias recebem um convite para visitar Portugal enquanto nómadas digitais, com a possibilidade de trabalharem durante um mês no espaço de coworking da StartUp Portugal em Lisboa e um bilhete para a próxima Web Summit”, revela o Turismo de Portugal.
Além destas iniciativas, o Turismo de Portugal vai também estar “presente ao longo de todo o evento no stand da StartUP Portugal (Pav.3), onde uma equipa especializada acompanhará em permanência startups com soluções e produtos para a indústria do turismo”.
Paralelamente, o instituto público vai ainda juntar-se ao NEST – Centro de Inovação em Turismo, à Portugal Ventures e ao Banco Português do Fomento para “scouting de startups internacionais com soluções e/ou produtos que antecipem tendências tecnológicas e de modelos de negócio disruptivos que possam vir a desenvolver o seu negócio em Portugal”.
Na próxima quinta-feira, 4 de novembro, também a secretária de Estado do Turismo vai marcar presença na Web Summit, participando num evento, a decorrer pelas 11h30, no Pavilhão 3, onde o NEST e a Portugal Ventures vão apresentar as “oportunidades de crescimento para as startups do setor, prosseguindo assim os objetivos do Plano Reativar o Turismo | Construir o Futuro na dimensão da inovação e do empreendedorismo”.
Antes dessa participação, Rita Marques vai também marcar presença, pelas 10h50, no palco Remote da Web Summit para falar sobre “Offices without borders: How to attract remote talent”, numa apresentação que pretende posicionar Portugal “como um dos melhores destinos do mundo para nómadas e criativos digitais”.