Novos órgãos sociais da ARAC já tomaram posse
Paulo Moura, do Europcar Mobility Group, volta a assumir o cargo de presidente do Conselho Diretor da ARAC para os próximos três anos.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
Os novos órgãos sociais da ARAC – Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis sem Condutor, que foram eleitos para o triénio 2021/2023, tomaram posse esta quarta-feira, 27 de outubro, numa cerimónia que decorreu na sede da associação e que contou com a presença de várias empresas associadas da ARAC.
De acordo com a associação, os órgãos sociais agora empossados vão “dirigir nos próximos três anos os destinos” da ARAC, com Paulo Moura, em representação do Europcar Mobility Group – detentor das marcas Europcar e Goldcar – a assumir novamente o cargo de pPauda associação.
“O rent-a-car e os novos meios de mobilidade assumem-se de forma clara como um pilar do desenvolvimento turístico nacional e internacional, devendo o setor representado pela ARAC continuar a divulgação e promoção junto dos seus clientes, a qual incentive os turistas a conhecerem o nosso país”, considera Paulo Moura.
De acordo com o responsável, a ARAC, “enquanto associação representativa dos atuais e futuros meios de mobilidade”, vai estar “na linha da frente dos novos modelos de negócio, de que são exemplo a utilização de novas e cada vez mais potentes plataformas digitais”.
“Na ARAC iremos acompanhar todas as inovações e se possível anteciparmo-nos à sua chegada, propondo a locação dos vários meios de mobilidade sem condutor que o utilizador poderá utilizar de forma articulada”, acrescenta o responsável.
Na informação divulgada, a associação explica ainda que o “mandato que agora se inicia dará continuidade ao trabalho desenvolvido ao longo dos últimos três anos, durante os quais a ARAC deu um importante contributo para a reformulação do regime legal do rent-a-car e sharing em benefício das empresas associadas, reforçou o diálogo com o Governo e as entidades públicas, e contribuiu para reforçar a imagem da Associação e da atividade de locação de veículos”.
Nos planos da associação está ainda uma alteração de Estatutos, nomeadamente
“visando um alargamento do âmbito da ARAC e atualização da designação da Associação, acompanhando as novas tendências no mercado da locação de meios de mobilidade”.
A ARAC garante também que vai manter a periodicidade anual da sua convenção, de forma a tornar o evento num “fórum de referência para empresários da atividade representada pela ARAC, bem como para entidades públicas e privadas direta ou indiretamente ligadas à mobilidade”.
“O momento é de inovação e crescimento, sendo nossa profunda convicção que este programa, que nos comprometemos em levar por diante, é a melhor forma de, com sucesso, garantirmos o progresso do sector representado pela ARAC, respondendo aos anseios dos empresários e promovendo o desenvolvimento sustentado da atividade de aluguer de veículos em Portugal e assim participando de forma empenhada e dinâmica, no crescimento da economia portuguesa e na afirmação do país”, acrescenta Paulo Moura.
Além de Paulo Moura, os novos órgãos sociais da ARAC contam também, no Conselho Diretor, com Luís Miguel dos Santos Ribeiro, do Banco Santander Consumer, SA, que tem a presidência da secção de Aluguer de Longo Prazo; Francisco Farrás Fernández, da AVIS, com a presidência da secção de rent-a-car; Jorge Simões, da RETA – Locação e Gestão de Frotas, SA, que ficou com a presidência da secção do AVM – Aluguer de Veículos de Mercadorias e Veículos de Características Especiais; Carlos Caiado, da JAPRAC (SIXT), que representa a Região Norte; Carlos Sousa, da IBEROCAR, que representa a Região Centro; António Silva, da HERTZ, que representa a Região da Grande Lisboa; Honório Teixeira, da VISACAR, a quem cabe a representação da Região Sul; e Luís Rego, da ILHA VERDE, representando as Regiões Autónomas dos Açores e Madeira.
Já José Miguel Queiroga, da EPI – Aluguer de Automóveis sem Condutor, Lda, preside ao Conselho Fiscal, que tem ainda como vogais Agostinho Diogo, da RENTAUTO; e José Miguel Vilaverde Pinto Gomes, da METRORENT – Aluguer de Veículos Automóveis SA.
Por sua vez, Armando Leite Santos, em representação da Auto Industrial, SA, é o novo
presidente da Mesa da Assembleia Geral, onde tem como vice-presidente e secretário António Jorge Damas das Neves e Rui Santos, em representação das empresas TIP TRAILS & ROUTERS IN PORTUGAL – Unipessoal, Lda e A. MOITA – Automóveis de Aluguer sem Condutor, Lda, respetivamente.
Recorde-se que as eleições para os novos órgãos sociais da ARAC decorreram a 30 de setembro, num ato eleitoral que, segundo a associação, contou “com uma votação
das maiores de sempre”.