AHRESP denuncia “insuficiência dos fundos” e pede reforço do programa ADAPTAR Turismo
Segundo a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), a “manifesta insuficiência dos fundos alocados a este programa” impediu vários empresários de submeterem a sua candidatura.

Publituris
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) veio esta terça-feira, 26 de outubro, pedir o reforço do programa ADAPTAR Turismo, uma vez que, denuncia a associação, a “manifesta insuficiência dos fundos alocados a este programa” impediu vários empresários de submeterem a sua candidatura.
“Devido a várias dificuldades no acesso à plataforma nos meros dois dias em que o programa esteve aberto, múltiplos empresários não conseguiram submeter a sua candidatura. É, por isso, absolutamente essencial que a dotação do programa seja rapidamente reforçada de forma significativa”, denuncia a AHRESP, num comunicado divulgado esta terça-feira, 26 de outubro.
De acordo com a associação, o programa, que foi lançado a 21 de outubro, encerrou as candidaturas logo no dia 22, pelas 19h00, “devido ao esgotamento da dotação orçamental prevista” e nem o anúncio do reforço da sua dotação, em mais cinco milhões de euros, foi suficiente para dar resposta aos empresários, já que, “passadas poucas horas desse anúncio, a dotação volta de novo a ser atingida, pondo fim à receção de novas candidaturas”.
Para a AHRESP, a “elevada procura” que este programa registou demonstra “a resiliência e determinação da atividade turística, bem como a propensão para o investimento, numa tentativa de melhorar a competitividade das empresas”, sendo esta mais uma razão que a associação aponta para o reforço da dotação orçamental do ADAPTAR Turismo.
“Esta é uma área de atividade com provas dadas na capacidade de alavancar a recuperação económica do nosso país, pelo que é muito importante que o Governo conceda às nossas empresas os instrumentos necessários para iniciarem a retoma da sua atividade”, acrescenta a AHRESP.
Recorde-se que o programa ADAPTAR Turismo, publicado pelo Despacho Normativo n.º 24/2021, de 15 de outubro, é um mecanismo de apoio à recuperação da atividade empresarial, que visa apoiar as micro, pequenas e médias empresas do turismo no esforço de adaptação e de investimento nos seus estabelecimentos, permitindo ajustar os métodos de organização do trabalho e de relacionamento com clientes e fornecedores ao contexto pós-COVID-19.