AHRESP denuncia “insuficiência dos fundos” e pede reforço do programa ADAPTAR Turismo
Segundo a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), a “manifesta insuficiência dos fundos alocados a este programa” impediu vários empresários de submeterem a sua candidatura.
Publituris
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) veio esta terça-feira, 26 de outubro, pedir o reforço do programa ADAPTAR Turismo, uma vez que, denuncia a associação, a “manifesta insuficiência dos fundos alocados a este programa” impediu vários empresários de submeterem a sua candidatura.
“Devido a várias dificuldades no acesso à plataforma nos meros dois dias em que o programa esteve aberto, múltiplos empresários não conseguiram submeter a sua candidatura. É, por isso, absolutamente essencial que a dotação do programa seja rapidamente reforçada de forma significativa”, denuncia a AHRESP, num comunicado divulgado esta terça-feira, 26 de outubro.
De acordo com a associação, o programa, que foi lançado a 21 de outubro, encerrou as candidaturas logo no dia 22, pelas 19h00, “devido ao esgotamento da dotação orçamental prevista” e nem o anúncio do reforço da sua dotação, em mais cinco milhões de euros, foi suficiente para dar resposta aos empresários, já que, “passadas poucas horas desse anúncio, a dotação volta de novo a ser atingida, pondo fim à receção de novas candidaturas”.
Para a AHRESP, a “elevada procura” que este programa registou demonstra “a resiliência e determinação da atividade turística, bem como a propensão para o investimento, numa tentativa de melhorar a competitividade das empresas”, sendo esta mais uma razão que a associação aponta para o reforço da dotação orçamental do ADAPTAR Turismo.
“Esta é uma área de atividade com provas dadas na capacidade de alavancar a recuperação económica do nosso país, pelo que é muito importante que o Governo conceda às nossas empresas os instrumentos necessários para iniciarem a retoma da sua atividade”, acrescenta a AHRESP.
Recorde-se que o programa ADAPTAR Turismo, publicado pelo Despacho Normativo n.º 24/2021, de 15 de outubro, é um mecanismo de apoio à recuperação da atividade empresarial, que visa apoiar as micro, pequenas e médias empresas do turismo no esforço de adaptação e de investimento nos seus estabelecimentos, permitindo ajustar os métodos de organização do trabalho e de relacionamento com clientes e fornecedores ao contexto pós-COVID-19.