MADRID AO NATURAL
O Parque Madrid Río, um enorme espaço recreativo e cultural na margem do rio Manzanares, apresenta uma nova escultura gigante de vidro reciclado. O Paseo del Prado e o parque […]

Brand SHARE
Nova Edição: Harry Theoharis, candidato a secretário-geral do Turismo da ONU, Local by Clube Viajar, Newblue, Viagens Tempo, Uganda e Tecnologia no Turismo
Edição Digital: Harry Theoharis, candidato a secretário-geral do Turismo da ONU, Local by Clube Viajar, Newblue, Viagens Tempo, Uganda e Tecnologia no Turismo
Emirates promove roadshow para recrutar pilotos em Lisboa
13.º Congresso da APECATE tem nova data
Newtour vai ter stand próprio na BTL2025
TUI: Lista dos 100 melhores hotéis de 2025 inclui três portugueses
Explora Journeys coloca navio no Mónaco e vende suítes para Grande Prémio de Fórmula 1
Rio de Janeiro vai ser sede da Abav Expo em anos alternados até 2031
Walter Chicharro também é candidato à liderança da Turismo Centro de Portugal
Profissionais de 26 países estarão presentes na sexta edição da FINE em Valladolid
- O Parque Madrid Río, um enorme espaço recreativo e cultural na margem do rio Manzanares, apresenta uma nova escultura gigante de vidro reciclado.
- O Paseo del Prado e o parque El Retiro são candidatos a Património Mundial da UNESCO na categoria Paisagem das Artes e das Ciências.
Vivemos tempos em que, mais do que nunca, procuramos fazer planos associados com o ambiente, a sustentabilidade, o ar livre e tudo o que nos proporcione uma sensação de segurança e qualidade de vida. As viagens, mais do que nunca, planificam-se para destinos na Natureza e ao ar livre, sem nunca esquecer a cultura, a gastronomia e a autenticidade. Se é este tipo de viajante, deixamos-lhe seis pistas para planear a sua viajem a Madrid.
1.- Contemple a biodiversidade do Parque Madrid Río e tire fotos que parecem saídas de um postal
Sabia que em Madrid pode encontrar um espaço que é uma referência na recuperação da biodiversidade? Falamos-lhe do Parque Madrid Río, um enorme espaço recreativo e cultural na margem do rio Manzanares que, graças a um processo de regeneração, voltou a contar com uma surpreendente fauna, algo insólito há alguns anos quando nesta zona existia uma autoestrada.
Visitar o Parque Madrid Río é uma verdadeira aventura para os amantes da Natureza e do ambiente. Uma visita que poderá recordar posteriormente tirando uma foto tipo postal junto ao novo conjunto escultórico recentemente inaugurado e que engloba a palavra “Madrid” e o icónico Urso abraçado ao Medronheiro, construídos a partir de embalagens de vidro reciclado. Poderá encontrar este conjunto na esplanada da Ponte do Rei, que tem uma das vistas panorâmicas mais espetaculares da cidade, onde pode vislumbrar o Palácio Real de Madrid, a Catedral da Almudena e ainda a Real Basílica de São Francisco O Grande.
2.- Percorra de bicicleta o maior parque de Madrid
Ao lado do rio Manzanares, na margem oeste, poderá ver o maior parque público de Madrid, a Casa de Campo, que com os seus mais de 1 535 hectares transformam este parque no local ideal não só para fazer caminhadas e andar de bicicleta, mas também para desfrutar das esplanadas que envolvem um impressionante lago artificial.
3.- Reme sob a luz do Parque El Retiro
Ideal para passear, fazer desporto, subir a um miradouro, sentar-se numa esplanada e ainda, tal como na Casa de Campo, remar num barco clássico. Sim, as pistas levam-nos ao Parque El Retiro, um espaço com 125 hectares que, juntamente com o Paseo del Prado, espera ser declarado Património Mundial da UNESCO na categoria de Paisagem das Artes e das Ciências.
4.- Seja botânico por um dia
Com uma posição estratégica em pleno Paseo del Prado, o Real Jardim Botânico está também incluído nesta candidatura a Património Mundial da UNESCO. Declarado Jardim Artístico em 1942, entre as suas coleções conta comum herbário com mais de um milhão de documentos, a biblioteca e o arquivo, com cerca de 10 000 desenhos, bem como a mostra de 5 000 espécies de plantas vivas.
5.- Permita-se um capricho e descubra os parques existentes fora do centro
Parque El Capricho. É este o nome de um dos parques menos conhecidos mas que, ainda assim, faz parte do património artístico natural de Madrid. Criado em 1784 pelos Duques de Osuna para que fosse um autêntico paraíso natural, foi frequentado pelas personalidades mais ilustres da época. Nele trabalharam os artistas, jardineiros e cenógrafos mais prestigiados. Será ainda surpreendido ao encontrar um bunker datado da Guerra Civil, que pode visitar.
6.- Encontre um jardim escondido
Vai encontrar vários, para sua surpresa. Percorra a recôndita Calle del Madrid de los Austrias e visite um museu ou até mesmo uma loja. Falamos dos jardins recônditos que Madrid tem para lhe oferecer. Os Jardins do Palácio do Príncipe de Anglona ou El Huerto de las Monjas são duas autênticas preciosidades no centro de Madrid. Pode ainda visitar outros tesouros, como a Casa-Museu Lope de Vega, o Museu do Romantismo, o Museu Sorolla ou ainda o Museu Lázaro Galdiano.
Fonte: Turismo de Madrid
Fotos: Álvaro Lopez