Madeira em “sintonia” com visão europeia para o Turismo
Secretária Regional de Turismo da Madeira considera que o futuro do turismo na região passa pela “consolidação, sustentabilidade e identidade”.
Inês de Matos
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
A secretária Regional de Turismo, Cultura e Assuntos Europeus da Madeira, Paula Cabaço, considera que “existe uma clara sintonia entre aquilo que se defende para o futuro do sector no espaço europeu e a estratégia que a Madeira tem vindo a seguir” e defende que “o futuro do turismo na Madeira implicará, sempre, falar de consolidação, de sustentabilidade e de identidade”.
Paula Cabaço participou esta terça-feira, 21 de Novembro, na 3.ª Conferência Internacional de Turismo, promovida pela eurodeputada portuguesa Cláudia Monteiro de Aguiar, durante a qual se discutiram as grandes temáticas e as grandes áreas que influenciam o sector, trazendo para a realidade nacional alguns dos principais temas em debate no Parlamento Europeu e na Comissão Europeia.
Paula Cabaço destaca a “sintonia” que existe entre a estratégia madeirense e as recomendações europeias, principalmente ao nível do “desenvolvimento sustentável e integrado” e da “necessidade de incentivar o investimento na requalificação e melhoria contínua da oferta turística”.
A secretária Regional de Turismo da Madeira considera que o futuro desta actividade no arquipélago obriga “a uma preocupação que alie, simultaneamente, a sustentabilidade, a qualidade e a evolução positiva dos indicadores de produção” e alerta para a necessidade de “manter a confiança e a convicção na qualidade do destino”.
“Falar do futuro do turismo na Madeira implicará, sempre, falar de consolidação, de sustentabilidade e de identidade. De qualidade de vida e bem-estar. De capital humano e patrimonial que importa valorizar. E, sobretudo, de correspondência e honestidade entre o que se vende e o que realmente temos para oferecer, reforçando-se, desta forma, a confiança que depositam em nós e a consequente fidelização de quem nos procura”, afirma.
Sobre a conferência, Paula Cabaço considera que se tratou de uma reflexão “altamente positiva e construtiva, graças ao contributo das mais diversas individualidades” e, face aos temas abordados, destaca o recurso ao digital, que é “já uma realidade” na Madeira e tem vindo a sustentar “uma promoção actualmente mais eficaz porque concentrada, interactiva e direccionada ao consumidor final, na base das novas tecnologias”.
A secretária Regional de Turismo da Madeira destaca ainda o tema da sustentabilidade, uma área em que a região “soma pontos, quer do ponto de vista da hotelaria e dos reconhecimentos internacionais que têm vindo a ser ganhos, quer do ponto de vista da preservação natural que tem vindo a ser trabalhada”, até porque o Turismo de Natureza é um dos “principais activos do destino”, responsável por uma cada vez maior procura.