Turiscópio: Alinhar a nova imagem de Portugal promovendo experiências distintas da concorrência
A habitual opinião por Humberto Ferreira.
Humberto Ferreira
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Pipadouro ganha prémio como melhor experiência inovadora em enoturismo a nível mundial
Mercado canadiano está em “franco crescimento nos Açores”, diz Berta Cabral
Boost Portugal leva Spinach Tours para Espanha, Países Baíxos, EUA e América do Sul
Filme promocional do Centro de Portugal premiado na Grécia
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Lisboa não é a capital europeia das excursões guiadas por jovens condutores de tuk-tuks nem promove bebedeiras nocturnas nas zonas da Baixa-Bairro Alto ao Cais do Sodré-Santos-Alcântara. Lisboa é, sim, uma das mais belas cidades europeias, a que falta um calendário alargado com eventos musicais, desportivos, culturais e representativos do estilo alfacinha, nas 52 semanas de cada ano para estrangeiros que visitam Lisboa experimentarem os hábitos nos tempos livres dos lisboetas.
AGRADO POR PORTUGAL – Abrangi Portugal, em vez de destacar apenas uma das nossas maiores regiões de Turismo, pois somos um pequeno País atlântico, cujos habitantes até procuram o nível turístico da França. Itália, Reino Unido, Espanha, Escandinávia, etc. se para amenizar a nossa extensa variedade de destinos singulares soubermos em cada ano seleccionar os 10 destinos mais procurados no ano anterior, consoante o volume das dormidas e o crescimento da conta do Tturismo receptivo alcançada, promovendo anualmente campanhas temáticas e geográficas diferentes para satisfazer diversos segmentos.
MAIS-VALIAS DE LISBOA – A nossa capital tem a mais valia do Tejo um dos mais belos estuários mundiais com variados programas de eventos desportivos, culturais, e profissionais, que vai acolher de 6 a 9 de Novembro a sua segunda cimeira digital (Web Summit), com 26 conferências, múltiplos programas de eventos desportivos, sociais, e profissionais para startups, etc.
PROGRAMAS WEB SUMMIT: DISCOVER LISBON por 60 mil participantes, 2200 jornalistas, e 630 oradores, por sinal contei 1010 fotos de oradores convidados, entre os quais os seguintes portugueses: primeiro-ministro António Costa, ministro da Economia Manuel Caldeira Cabral, comissário europeu Carlos Moedas; Marisa Matias, eurodeputada do Bloco de Esquerda; Fernando Medina, o autarca da capital; José de Freitas Ferraz, diplomata; José Ramos Horta, prémio Nobel e ex-Presidente de Timor; Luís Figo, futebolista; Luís Correia CEO de Polaris Sports; Bruno de Carvalho, presidente do SCP; Miguel Pina Martins, Ceo de Science 4you, etc.
TOP 10 DESTINOS – Para lançar uma nova estratégia sugiro dez destinos: 1 – LISBOA e Costa de Cascais-Sintra; 2 – PORTO e Douro maravilhoso; 3 – MINHO com a costa atlântica da Póvoa; 4 – BEIRAS – da Figueira de Foz ao queijo da Serra da Estrela, e COIMBRA, Mondego, e Gândaras; 5 – COSTA ATLÂNTICA do Cabo da Roca e Santa Cruz a Peniche, Berlengas, e Nazaré, para surf, pesca, vela, mergulho, etc; 6 – ÓBIDOS: a vila muralhada e Foz do Arelho, Lagoa de Óbidos, vinhas das Gaeiras, golfe e outros desportos; 7 – SERRA DA ARRÁBIDA E BAÍA DE SETÚBAL com visitas a golfinhos e golfe internacional em Tróia; 8 – RIBATEJO e ALENTEJO: um dos maiores e mais típicos quinhões de Portugal: desde o Médio Tejo à planície mais Comporta e Alqueva; 9 – MADEIRA Cosmopolita e Porto Santo romântico; 10 – AÇORES: nove ilhas verdes e encantadas. Destinos internacionais primam pela sua distinta exclusividade, o que nos impede de anunciar o Norte, Centro, Sul, Interior e Litoral, optando por nomes geográficos bem conceituados como Sintra, Estoril, Madeira, Óbidos, Coimbra e estuário do Sado.
NOVIDADES – A Administração do Porto de Lisboa desistiu do projecto para o terminal de navios-contentores no Barreiro, propondo-se procurar nova localização. A chamada autoestrada fluvial do Douro Internacional perdeu o indispensável financiamento europeu. Medida previsível, pois não faltam portos como Bilbau que servem o Norte de Espanha entre La Coruña, Cabo Finisterra e o País Basco, conforme temos avisado no Publituris. A serenidade do Douro continua sem cargueiros mas com mais unidades da Douro Azul. O Algarve vai abrir o primeiro centro de arte digital em Santa Catarina da Fonte do Bispo, Tavira. O sexto Festival do Perceve em Vila do Bispo, na Costa Vicentina atraiu mais turistas, quando a promoção tem falhado a contar estórias de eventos e da nossa cultura. Foram eleitas sete Aldeias-Maravilha, a juntar a 308 municípios e às aldeias históricas e de xisto. Falta contar estórias sobre as aldeias espalhadas em 900 km da costa.
BREXIT – Neste Verão, o Algarve registou uma quebra de 16,3% entre turistas britânicos afetados pela baixa de câmbio da libra esterlina. O governo irá aplicar iniciativas que garantam a preferência britânica por férias no Algarve e outras regiões?
SEM GREXIT – A Grécia foi eleita para o conselho executivo da UNWTO, na AG reunida na China; a Nigéria para vice-presidente da UNWTO, e o ex-embaixador de Georgia em Madrid, Zurab Pololikashvili foi confirmado como secretário-geral da UNWTO.
VERÃO – Época de novos recordes de turistas e dormidas na hotelaria e alojamentos locais, com subida das vendas no comércio de Norte a Sul, marcada porém por fogos florestais na Europa Ocidental e violentos furacões nas Caraíbas e EUA. Além disso, a EUROPA enfrenta a desintegração na Escócia, Catalunha, Gales, Irlanda do Norte, e o incumprimento de normas na Polónia, Hungria, e Ucrânia, e para cúmulo em 2017 chegaram mais refugiados a Itália, Grécia e Espanha, em insufláveis da Líbia, Tunísia e Turquia, assim como mais náufragos no Mediterrâneo. E cresce o Turismo para Portugal.