Fátima divulga programa de Congresso Internacional de Turismo Religioso e Peregrinação
Debate conta com o apoio da OMT e decorre a 22 e 23 de Novembro, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima

Publituris
SET destaca a importância de “distribuir os eventos por todo o território”
“Este é um setor de soluções e não de problemas”, assume presidente da APECATE
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Mercado das Viagens promove ciclo de formações
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%
Lisboa e Porto Alegre voltam a estar ligadas com voos da TAP
90% dos gestores de viagens empresariais já utilizam IA, mas “muitos continuam a enfrentar obstáculos”
O programa do Congresso Internacional de Turismo Religioso e Peregrinação, que decorre no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, a 22 e 23 de Novembro, com o apoio da Organização Mundial do Turismo (OMT), sob o tema “O potencial dos lugares sagrados como ferramenta para o desenvolvimento do Turismo sustentável”, já se encontra fechado e conta com a participação de diversos oradores nacionais e internacionais.
A iniciativa arranca com a sessão de abertura, onde estão previstas as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Ourém, do Reitor do Santuário de Fátima, Carlos Cabecinhas, do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e do secretário-geral da OMT, Taleb Rifai, estando ainda por confirmar a presença do Presidente da República ou primeiro-ministro de Portugal.
Depois da sessão de abertura, o debate faz-se a alto nível, com o contributo de vários actuais e antigos ministro do Turismo de países como o Paraguai, Sri Lanka, Lituânia, Macedónia e Egipto, aos quais se junta ainda Istvan Ujhelyi, membro do Comité de Transportes e Turismo do Parlamento Europeu, e Andrew Muscat, secretário-geral da Fundação Turística do Mediterrâneo.
O primeiro tema em debate será a “Preservação das tradições sagradas e protecção de lugares religiosos”, onde estão previstas intervenções do especialista coreano em budismo Jeong-eun Kim, do professor Vítor Ambrósio, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, do professor Ahmed Hassen, da Universida de Addis Ababa, e da directora Sociedade Regional de Educação, Cultura e Desporto de Potes, em Espanha, Pilar G. Bahamonde.
Da parte da tarde, após o almoço, o congresso retoma com o tema “O papel do Turismo Religioso no crescimento económico sustentável e inclusão social nas comunidades locais”, onde participa a ministra do Turismo do Paraguai, Marcela Bacigalupo, a secretária de Turismo da Andaluzia, Susana Ibáñez Rosa, a responsável da UNESCO, Anna Sidorenko, a professora do Politécnico de Leiria, Maria da Graça Mouga Poças Santos, e o presidente da NECSTOUR, Patrick Torrent.
No dia 23 de Novembro, o debate arranca com o tema “Potenciais sinergias para o desenvolvimento do Turismo Religioso, através de rotas culturais e rede de destinos”, no qual participa o professor David A. Mason, especialista em lugares culturais da República da Coreia, o professor da Universidade de Santiago de Compostela, Xosé Manuel Santos Solla, o professor do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos de Oliveira Fernandes, e o responsável do Centro de Peregrinação de Trondheim, na Noruega, Hans Morten Løvrød.
“O futuro do Turismo Religioso: marketing inovador e o uso da tecnologia” é o tema em debate pelas 11h30, no qual Josep Altayó vai dar a conhecer o caso de Montserrat, em Barcelona, enquanto Simon Carter vai falar sobre o projecto de digitalização da St Paul’s Cathedral, em Londres. Karin Elgin-Nijhuis, da TEAM Consulting, e Mona Odeh Salem Salah, da Fundação Turística do Mediterrâneo, também intervêm neste tema.
Pelas 13h00, chega a sessão de encerramento do Congresso Internacional de Turismo Religioso e Peregrinação, que vai contar com intervenções de um responsável do Santuário de Fátima e do secretário de Estado da Economia, além do conselheiro de Turismo de Cracóvia, na Polónia, Bartłomiej Walas, e de um representante da OMT.