Fátima divulga programa de Congresso Internacional de Turismo Religioso e Peregrinação
Debate conta com o apoio da OMT e decorre a 22 e 23 de Novembro, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
O programa do Congresso Internacional de Turismo Religioso e Peregrinação, que decorre no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, a 22 e 23 de Novembro, com o apoio da Organização Mundial do Turismo (OMT), sob o tema “O potencial dos lugares sagrados como ferramenta para o desenvolvimento do Turismo sustentável”, já se encontra fechado e conta com a participação de diversos oradores nacionais e internacionais.
A iniciativa arranca com a sessão de abertura, onde estão previstas as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Ourém, do Reitor do Santuário de Fátima, Carlos Cabecinhas, do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e do secretário-geral da OMT, Taleb Rifai, estando ainda por confirmar a presença do Presidente da República ou primeiro-ministro de Portugal.
Depois da sessão de abertura, o debate faz-se a alto nível, com o contributo de vários actuais e antigos ministro do Turismo de países como o Paraguai, Sri Lanka, Lituânia, Macedónia e Egipto, aos quais se junta ainda Istvan Ujhelyi, membro do Comité de Transportes e Turismo do Parlamento Europeu, e Andrew Muscat, secretário-geral da Fundação Turística do Mediterrâneo.
O primeiro tema em debate será a “Preservação das tradições sagradas e protecção de lugares religiosos”, onde estão previstas intervenções do especialista coreano em budismo Jeong-eun Kim, do professor Vítor Ambrósio, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, do professor Ahmed Hassen, da Universida de Addis Ababa, e da directora Sociedade Regional de Educação, Cultura e Desporto de Potes, em Espanha, Pilar G. Bahamonde.
Da parte da tarde, após o almoço, o congresso retoma com o tema “O papel do Turismo Religioso no crescimento económico sustentável e inclusão social nas comunidades locais”, onde participa a ministra do Turismo do Paraguai, Marcela Bacigalupo, a secretária de Turismo da Andaluzia, Susana Ibáñez Rosa, a responsável da UNESCO, Anna Sidorenko, a professora do Politécnico de Leiria, Maria da Graça Mouga Poças Santos, e o presidente da NECSTOUR, Patrick Torrent.
No dia 23 de Novembro, o debate arranca com o tema “Potenciais sinergias para o desenvolvimento do Turismo Religioso, através de rotas culturais e rede de destinos”, no qual participa o professor David A. Mason, especialista em lugares culturais da República da Coreia, o professor da Universidade de Santiago de Compostela, Xosé Manuel Santos Solla, o professor do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos de Oliveira Fernandes, e o responsável do Centro de Peregrinação de Trondheim, na Noruega, Hans Morten Løvrød.
“O futuro do Turismo Religioso: marketing inovador e o uso da tecnologia” é o tema em debate pelas 11h30, no qual Josep Altayó vai dar a conhecer o caso de Montserrat, em Barcelona, enquanto Simon Carter vai falar sobre o projecto de digitalização da St Paul’s Cathedral, em Londres. Karin Elgin-Nijhuis, da TEAM Consulting, e Mona Odeh Salem Salah, da Fundação Turística do Mediterrâneo, também intervêm neste tema.
Pelas 13h00, chega a sessão de encerramento do Congresso Internacional de Turismo Religioso e Peregrinação, que vai contar com intervenções de um responsável do Santuário de Fátima e do secretário de Estado da Economia, além do conselheiro de Turismo de Cracóvia, na Polónia, Bartłomiej Walas, e de um representante da OMT.