Mercado português é “importante” para a AMResorts
Alejandro Zozaya, CEO de Apple Leisure Group, ao qual pertence a AMResorts, fala sobre a importância do mercado português para o grupo.
Raquel Relvas Neto
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A marca hoteleira AMResorts, do grupo norte-americano Apple Leisure Group, começa a apostar mais no mercado da Península Ibérica para os seus resorts.
Na Fitur, que aconteceu de 18 a 22 de Janeiro, em Madrid, Alejandro Zozaya, CEO de Apple Leisure Group, falou com o Publituris, no âmbito de uma conferência de imprensa realizada para promover as 52 unidades que a AMResorts detém em 23 destinos de seis países, especialmente nas Caraíbas.
Alejandro Zozaya começa por dizer que “Portugal é um mercado pequeno e Espanha é um mercado recente, mas são importantes para nós”. O responsável indicou que, no que diz respeito ao mercado português, os resorts nos destinos de Cancun e Riviera Maia são os preferidos deste mercado dentro da marca. Muito fruto da parceria que a AMResorts tem com operadores turísticos de grupos espanhóis como a Globalia e a Barceló Viajes, que operam em Portugal e programa as unidades da AMResorts.
“O comportamento dos portugueses é similar ao do mercado espanhol, claro que os destinos de praia e mais relaxantes são os seus preferidos. A maioria dos hóspedes portugueses que temos neste momento estão em Cancun e na Riviera Maia. Poucos portugueses vão para os nossos outros destinos. Tenho fortes esperanças de que vamos ter mercado português na República Dominicana”, refere. Em conferência de imprensa, Alejandro Zozaya explicou que, apesar do mercado norte-americano ser o primeiro mercado nos resorts do grupo, o mercado europeu “é estrategicamente importante para nós”, pois viajam na temporada de Verão, que é a época baixa para o mercados dos EUA.
Só em 2016, a AMResorts abriu 11 novas unidades, das quais seis estão localizadas na República Dominicana, dois em Cancun e na Riviera Maia (México), dois na Jamaica e um no Panamá. “Somos a maior empresa nesta região [México e Caraíbas], no que diz respeito a hotéis de lazer”, realça. Os actuais 52 resorts do grupo estão divididos em seis marcas. São elas: Sunscape Resorts & Spas, uma gama quatro estrelas mais acessível; Zoetry Wellness & Spa Resorts, “mais alto nível de luxo com privilégios ilimitados”; Secrets Resorts & Spas e a Breathless Resorts & Spas, mais dedicadas a adultos; a Dreams Resorts & Spas e Now Resorts & Spas, marcas direccionadas para o segmento de famílias.
América do Sul
Este ano, a AMResrots tem por objectivo chegar aos 68 resorts, em nove países e 30 destinos, uma etapa no percurso para chegar aos 100 resorts em 2020. A expansão do grupo vai passar pela América do Sul e pelos Estados Unidos da América. Alejandro Zozaya disse ao Publituris que o Brasil pode ser um dos países visados pela expansão do grupo. “Estamos a analisar um conjunto de projectos, um é mesmo fora do Rio de Janeiro e o outro é em Fortaleza”, adianta. Porém, sublinha a dificuldade na questão dos vistos entre EUA e Brasil, que podem influenciar a expansão do grupo no destino, tendo em conta que, como já referido, o mercado norte-americano é o principal mercado do grupo. “Percebo porque é que o Governo brasileiro adoptou esta medida, mas não é uma boa decisão comercial. Os americanos não vão para lá se tiverem dificuldade em obter os vistos. A segunda razão é porque é um pouco longe, são 7 a 8 horas de viagem, e o nosso principal público-alvo nos EUA viaja para destinos que fiquem a 4 horas de distância, por isso o Brasil está um pouco fora do alcance. O Brasil funciona para o próprio mercado brasileiro”.
O CEO da AMResorts complementa: “Temos de analisar as vantagens competitivas de forma a irmos e competirmos no Brasil e ter uma forte presença no segmento de lazer no mercado brasileiro. Como resultado disso, estamos à procura de fazermos uma forte aliança com empresas de distribuição no Brasil, a partir do momento que tivermos esses acordos podemos avançar com os hotéis”.
O Apple Leisure Group é o único grupo norte-americano vertical no sector do turismo, detendo também o operador turístico Apple Vacations; o também operador turístico Travel Impressions; a Online Travel Agency Cheap Caribbean.com; a DMC Amstar; a também DMC Worldstar e o Unlimited Vacation Club.