Hertz: “Turismo significa 60% do nosso negócio”
Duarte Guedes, CEO da Hertz Portugal, conversou com o Publituris e falou sobre o ano da rent-a-car. O momento foi aproveitado ainda para lançar o 24/07 City by Hertz, serviço de aluguer de carros eléctricos.

Ângelo Delgado
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Duarte Guedes, CEO da Hertz Portugal, falou com o Publituris sobre as operações da Hertz durante o ano de 2016, tendo aproveitado o momento para fazer um paralelismo com o Turismo em Portugal. “Tem sido um ano muito bom para nós. Penso, aliás, que todas as empresas expostas ao Turismo estão a atravessar uma fase muito positiva. Este sector tem crescido muito e nós, à boleia dessa conjuntura, temos obtido bons resultados. O Turismo significa 60% do nosso negócio, pelo que é fácil adivinhar um excelente ano”, disse.
No actual momento, em pico de actividade, a Hertz Portugal conta com “pouco menos de sete mil viaturas”, contabiliza o CEO da rent-a-car, acrescentando que “o número da frota tem aumentado de ano para ano”. “Lisboa, Porto e Algarve têm capacidade para receber ainda mais turistas. Havendo mais visitantes no nosso país, teremos mais interessados nos nossos serviços e continuaremos a aumentar a nossa frota”, referiu.
24/7 City by Hertz: alugar carros eléctricos à hora
A Hertz apresentou o 24/7 City, um serviço de aluguer de carros eléctricos à hora – 15 viaturas BMW i3 – que estará disponível em quatro polos: Rua Castilho, em Lisboa, Aeroporto Humberto Delgado, Tagus Park e Parque Empresarial Lagoas Park, ambos em Oeiras.
Duarte Guedes, CEO da Hertz Portugal, afirmou que “o investimento foi de cerca de 500 mil euros” e que toda a preparação deste projecto “teve a duração de dois anos, ainda que o conceito de carsharing já tivesse invadido as mentes da Hertz há nove”.
Segundo o responsável, este serviço “garante uma maior flexibilidade no que toca a largas distâncias”. “Temos todas as condições para sermos competitivos: eliminamos a figura do motorista e trabalhamos preferencialmente fora do grande centro urbano que é Lisboa, onde existem diversas alternativas de mobilidade. Esta nova proposta da Hertz foca-se, essencialmente, nas empresas pois o carsharing associado a viaturas eléctricas oferece vantagens fiscais às mesmas”.
A comunicação do 24/7 City by Hertz será, aliás, realizada junto das empresas através da equipa de vendas da rent-a-car. “Vamos disponibilizar informação relevante no aeroporto de Lisboa e entraremos em contacto com clientes Gold, informando-os deste novo serviço e das suas vantagens. Haverá, claro, comunicação para a vertente turística, a área mais relevante do nosso negócio”.
Questionado sobre o possível alargamento do 24/7 by Hertz para outras zonas do país, Duarte Guedes admite a “possibilidade de, naturalmente, avançar para aeroportos com presença Hertz e de conversar com alguns municípios”, apesar de estar tudo ainda “numa fase muito inicial”.
Referência também para a startup portuguesa, Mobiag, pioneira em soluções de carsharing e fleet sharing, e responsável pelo desenvolvimento da aplicação móvel para a reserva das viaturas. O CEO da Hertz sublinha o papel da empresa, frisando que “desta forma também será possível aplicar esta tecnologia a companhias que pretendam associá-la à gestão das suas frotas”.
Além do 24/7 City by Hertz, Duarte Guedes reforçou a aposta no Hertz Ride, uma marca direccionada para o Turismo e que disponibiliza uma frota de motas aos seus clientes, também elas da BMW. “Este projecto nasceu em Portugal e já avançou para Espanha e França, tendo todas as condições para continuar a alargar a sua influência. Quem adere a este produto tem a oportunidade de desfrutar de passeios e conduzir uma mota BMW. É um conceito de nicho, mas que tem imensa saída porque é emocional. Os amantes de motas são bastante emocionais. Tem tido bastante aceitação junto dos operadores turísticos estrangeiros”, concluiu.