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Lino Santos: “Temos de colocar a cibersegurança ao nível do plano de negócios”

Os desafios da cibersegurança para a hotelaria lançaram o mote para uma mesa-redonda dinamizada pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) no Inspira Liberdade Boutique Hotel esta terça-feira, 30 de maio, que reuniu figuras como Lino Santos, coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança, João Baptista Leite, CEO da Unicre, Rui Shantilal, administrador da Devoteam Cyber Trust e Nuno Oliveira, sócio da Devoteam Cyber Trust.

Carla Nunes
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Lino Santos: “Temos de colocar a cibersegurança ao nível do plano de negócios”

Os desafios da cibersegurança para a hotelaria lançaram o mote para uma mesa-redonda dinamizada pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) no Inspira Liberdade Boutique Hotel esta terça-feira, 30 de maio, que reuniu figuras como Lino Santos, coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança, João Baptista Leite, CEO da Unicre, Rui Shantilal, administrador da Devoteam Cyber Trust e Nuno Oliveira, sócio da Devoteam Cyber Trust.

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Recorrendo aos dados nacionais do ano passado, Lino Santos afirma que aquele foi “um ano desafiante para a cibersegurança”. Em 2022 foram registados 25 incidentes de impacto relevante em Portugal, além de um crescimento de 14% no número de incidentes, para um total de 2.023 incidentes durante todo o ano.

O coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança explica que “muitas vezes a hotelaria é um alvo de oportunidade para a obtenção de credenciais para ataques mais focados e direcionados”, isto porque “normalmente as pessoas cometem o erro de usar as mesmas passwords, inclusive as credenciais do trabalho, para registo nos hotéis”.

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Como explica, nesta situação “o objetivo não é atacar nem colocar dano no hotel, o objetivo é obter credenciais que possam ser usadas contra outro tipo de alvos – e aqui estamos a falar de órgãos de soberania, operadores de serviços essenciais, normalmente grandes empresas a quem se pode pedir um resgate avultado”.

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Já Nuno Oliveira aporta-se a dados de 2019 do Cybersecurity Threat Index, da Morphisec, para dar conta de que 9% dos consumidores deste estudo afirmam terem sido vítimas de um ciberataque ou de violação de dados em hotéis, além dos quase 70% que não acreditam que os hotéis em que se hospedaram investiram o suficiente em cibersegurança.

No mesmo estudo é indicado que os hóspedes acreditam que o wi-fi comprometido representa o maior risco nos hotéis em que se hospedam, com os millenials a considerarem que os hotéis tradicionais são mais vulneráveis a uma violação de cibersegurança face ao Airbnb.

Formação dos quadros em cibersegurança vista como essencial

Posto este cenário, Lino Santos é da opinião de que o quadro de ameaças à cibersegurança é composto por três pontos principais: o facto de o cibercrime ser neste momento um serviço, com a possibilidade de adquirir todas as componentes de um ataque informático na dark web; o aumento da densidade digital e a falta de recursos humanos “capazes para segurar os sistemas informáticos”.

Na opinião do coordenador, com a pandemia fomos “forçados” a estar mais presentes no digital, que passa a ter “mais utilizações, mais utilizadores, mais aplicações, mais interações”. No entanto, muitos fizeram-no “sem as competências básicas”, naquilo a que apelida uma “carta de condução informática”, o que “aumenta brutalmente o fator de risco”.

“Mais de metade dos incidentes tem que ver com negligência, com falta de sensibilidade para o tema da cibersegurança – de clicar nos emails e nos anexos sem pensar, sem saber que risco estão a correr. Leva-nos a pensar que [é essencial] uma aposta na formação dos quadros, desde que tenham acesso à infraestrutura”, defende.

A isto acresce o facto de que, “à medida que as empresas se digitalizam”, são necessários “recursos humanos para assegurar essa segurança”. No entanto, e como Lino aponta, estes estão em falta, já que o processo de digitalização tem sido mais acelerado do que o ritmo a que as universidades conseguem colocar “especialistas no mercado de trabalho”.

“Há aqui também um esforço que temos de fazer de requalificação de quadros que temos nas nossas organizações”, afirma.

Densidade digital exige que cibersegurança seja vista no plano de negócios

Sobre este ponto, Rui Shantilal refere que é preciso ter em atenção que o investimento em tecnologia não vai permitir poupar dinheiro.

“Quando alguém vende uma solução tecnológica e garante que vai permitir ‘ser mais eficiente, ter menos pessoas, o cliente ser auto-atendido (self atended) e que vão poupar dinheiro’, é mentira. Esse investimento que fizerem em tecnologia vai-vos permitir providenciar uma melhor experiência ao cliente e serem competitivos se os vossos pares estiverem a fazê-lo. Mas o montante que eles vos conseguirem provar que vão poupar, é em investimento que têm de fazer em manter aquela tecnologia segura, na manutenção, na operação, no suporte e na segurança”, defende Rui Shantilal.

Já João Baptista Leite faz referência a um estudo da Marsh de 2023 – uma operadora mundial de seguros e consultora de riscos – onde após entrevistas a 130 gestores concluíram que, em Portugal, os ciberataques, a instabilidade social e política, a inflação e os talentos eram considerados os maiores riscos da atualidade, por esta exata ordem. Já no resto do mundo, a preocupação número um era a inflação e o crescimento económico, seguida pelos ciberataques.

“Se [os ciberataques] são considerados o risco número um, então no meu planeamento tenho de aplicar o remédio para este risco. E na hotelaria, quando se discute o plano para o próximo ano, há duas coisas que tenho a certeza que não falham: como é que vamos melhorar serviços a clientes e o programa de segurança alimentar. Se estes dois aspetos são críticos, se não ponho no mesmo patamar a cibersegurança, estou a cometer um erro que vou pagar caro”, assegura João Baptista Leite.

Posto isto, Lino Santos conclui que é necessário “combater o mito de que a cibersegurança é uma questão tecnológica: temos de colocá-lo ao nível do plano de negócio”. Como refere, “a densidade digital que as nossas organizações já têm exige que a tecnologia seja vista no plano de negócio. Este é o salto que temos de dar”.

A mesa-redonda dinamizada pela AHP teve como objetivo promover avaliações de cibersegurança pela Devoteam Cyber Trust junto dos associados, que usufruem de condições especiais proporcionadas pela associação.

Desta forma, os associados hoteleiros que pretendam ter uma avaliação de cibersegurança podem fazer uma pré-inscrição através do email parceiros@hoteis-portugal.pt, indicando no assunto “Pedido de Contacto: Avaliações de Cibersegurança” e discriminando no corpo de email o “nome do grupo/hotel; número de associado; número de hotéis do grupo e localização da sede”.

A primeira fase de pré-inscrição termina a 30 de junho, com as primeiras avaliações a serem feitas a 15 de julho. Existem ainda outras fases de inscrição, de 1 a 30 de outubro, com as primeiras avaliações a começarem a 15 de novembro.

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Sabre e Coforge reforçam colaboração

A Sabre Corporation e Coforge Limited, fornecedor global de serviços e soluções digitais, assinaram um novo acordo plurianual que irá melhorar as capacidades de desenvolvimento de produtos da Sabre e acelerar a implementação de soluções baseadas em inteligência artificial em grande escala.

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Inovações que estão a transformar as viagens segundo WTTC e Trip.com

O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) e o Trip.com Group revelaram o Technology Game Changers: Future Trends in Travel & Tourism na ITB Berlin, destacando as inovações que vão revolucionarão o setor. O relatório explora 16 tecnologias transformadoras que vão moldar o futuro em quatro tendências principais: tecnologias digitais, tecnologias financeiras, futuro da mobilidade e inovações revolucionárias.

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Este novo relatório sugere que, até o final da década, os agentes de IA não apenas automatizarão pesquisas e reservas de viagens, como também poderão equiparar a inteligência humana em muitas tarefas, transformando o setor de viagens e turismo como o conhecemos.

A computação quântica pode em breve resolver problemas além do nosso pensamento mais louco. Desde otimizar o tráfego aéreo global em tempo real com eficiência sem precedentes, até desbloquear as próximas fronteiras das viagens espaciais e do turismo em alto mar, trazendo ambos para mais perto da realidade.

O voo supersônico está pronto para fazer um regresso espetacular, mais de vinte anos após a aposentadoria do Concorde. A Boom Technology e a United estão a preparar-se para transportar os passageiros em velocidades estonteantes nos próximos quatro anos.

Enquanto isso, cidades inteligentes com carros autónomos e mobilidade aérea avançada não apenas remodelarão os principais destinos de hoje, mas também abrirão portas para lugares antes considerados inacessíveis, redefinindo a experiência turística para os viajantes de amanhã.

Julia Simpson, presidente e CEO da WTTC, defende que “o setor de viagens e turismo está no meio de uma revolução digital. Da personalização orientada por IA aos avanços na sustentabilidade da aviação, a inovação está a remodelar a forma como exploramos o mundo”.

“À medida que os viajantes recorrem às redes sociais, plataformas de streaming e tecnologia de ponta para se inspirar e reservar viagens em tempo real, plataformas como o Instagram estão a mudar de vender produtos para vender experiências, enquanto isso, a tecnologia está a desbloquear novas aventuras fora do caminho comum”, afirmou Simpson, para realçar que “com a inovação a acelerar a um ritmo extraordinário, as empresas que adotarem esses avanços hoje serão as líderes do setor de amanhã”.

Por sua vez, Boon Sian Chai, diretor administrativo e vice-presidente de mercados internacionais do Trip.com Group, acrescentou que “os viajantes de hoje esperam que o planeamento e a reserva sejam intuitivos, eficientes e hiperpersonalizados”.

No Trip.com Group, realçou, “somos pioneiros em assistência de viagem com tecnologia de IA, Super Apps e inovações para atender e até mesmo exceder tais expectativas”, para lembrar que este relatório também “é um guia essencial para empresas que procuram manter-se à frente da rápida mudança digital.”

Os principais insights do relatório incluem:

– A IA revoluciona as viagens – 94% dos líderes do setor veem a IA como uma missão crítica. Assistentes com tecnologia de IA, como o TripGenie da Trip.com, tiveram um aumento de 200% no uso em 2024, revolucionando o planeamento de viagens e as experiências do cliente.

– Super Apps redefinem viagens perfeitas – Uma pesquisa com 8.000 viajantes descobriu que 97% querem uma plataforma única que integre voos, hotéis, atividades e pagamentos para uma viagem sem atritos.

– Viagens mais ecológicas em alta – Do primeiro voo transatlântico 100% movido a combustível sustentável da Virgin Atlantic à expansão da energia elétrica terrestre do Porto de Miami, o setor de viagens e turismo está a avançar em direção a um futuro mais sustentável.

– O turismo espacial avança – Antes um sonho distante, a viagem espacial comercial está a aproximar-se rapidamente da realidade, com infraestrutura e procura, acelerando a um ritmo sem precedentes.

O relatório ressalta a necessidade crítica de investimento em habilidades digitais e estruturas regulatórias para libertar todo o potencial dessas tecnologias.

Com 91% das empresas de viagens planeando aumentar os seus investimentos em tecnologia, o setor está à beira da sua transformação mais significativa desde o surgimento da Internet.

 

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Atriis disponibiliza conteúdo NDC da TAP para viagens corporativas

A Atriis acaba de anunciar a integração do conteúdo NDC da TAP Air Portugal para viagens corporativas. Para a plataforma, esta colaboração estratégica permite que as empresas de gestão de viagens (TMCs) acedam a tarifas NDC exclusivas da TAP, proporcionando uma experiência de reserva mais eficiente e económica para viagens de e para Portugal.

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A partir desta quarta-feira, as TMCs que utilizam a plataforma Atriis poderão pesquisar, reservar e gerir as tarifas NDC da TAP juntamente com o conteúdo tradicional do GDS. Este avanço na reserva de viagens corporativas oferece às TMCs, gestores de viagens e viajantes acesso a tarifas com desconto e um processo de reserva mais ágil.

“Na Atriis, estamos comprometidos em desenvolver soluções inovadoras que aumentem a eficiência e a competitividade das viagens corporativas”, afirmou Omri Amsalem, cofundador e COO da Atriis Technologies. “Ao sermos a primeira plataforma de viagens corporativas a disponibilizar o conteúdo NDC da TAP através da Sabre, capacitamos as TMCs com acesso superior a tarifas exclusivas e fluxos de trabalho otimizados que impulsionam a poupança de custos e a eficiência operacional”.

O conteúdo NDC da TAP já está disponível para as TMCs através das APIs da Sabre.

Além disso, esta integração estabelece as bases para um acesso ampliado ao conteúdo à medida que a TAP desenvolve o seu portfólio NDC, garantindo que as empresas beneficiem das suas estratégias de comercialização em evolução.

A Atriis, empresa considerada líder em tecnologia SaaS para viagens corporativas continua a impulsionar a inovação na gestão deste tipo de viagens, garantindo que as TMCs e os seus clientes possam aproveitar os mais recentes avanços na tecnologia de viagens.

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Travel, suitcase and business people in airport lobby for global collaboration, teamwork and professional negotiation with wealth, luxury and rich. Corporate lawyer team in suit and luggage at hotel
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Sabre Hospitality lança SynXis Pay para melhorar pagamentos e simplificar transações hoteleiras

A Sabre Hospitality, anunciou, esta segunda-feira, os seus planos para lançar, em fases, nos próximos meses, o SynXis Pay, uma nova solução concebida para resolver desafios de pagamento tanto para viajantes como para hoteleiros.

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Para os viajantes, o SynXis Pay integra-se com mais de 250 métodos de pagamento alternativos, incluindo Apple Pay, Google Pay, PayPal, Klarna, WeChat Pay, proporcionando maior flexibilidade no momento do pagamento nos sites dos seus hotéis preferidos. Além disso, permite uma experiência de checkout expresso no SynXis Booking Engine quando o hóspede seleciona Apple Pay ou Google Pay.

Estas integrações são apenas uma parte da equação. Para os hotéis, o SynXis Pay reduz significativamente a complexidade de gerir múltiplos tipos de pagamento num único local. A camada de orquestração de SynXis Pay, impulsionada pela CellPoint Digital, otimiza a aceitação global de pagamentos ao conectar-se perfeitamente a várias gateways e ativar dinamicamente os métodos de pagamento mais relevantes com base na localização do hóspede.

Em colaboração com outros parceiros do setor, os hotéis podem personalizar os pagamentos na sua moeda local, convertendo-os a partir da moeda preferida do hóspede, minimizando assim a exposição a taxas de câmbio e simplificando a reconciliação financeira. Além disso, a experiência melhorada do hóspede contribui para taxas de conversão mais elevadas.

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Sabre apresenta novas ferramentas de viagens na ITB Berlim

A Sabre Hospitality (Pavilhão 9, Stand 208) e Sabre Travel Solutions (Pavilhão 5.1, Stand 106) vão estar presentes na edição deste ano da ITB Berlim para apresentar a venda a retalho baseada em IA, o conteúdo multiorigem e a tecnologia de nova geração.

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A Sabre Corporation participará na ITB Berlim 2025 para partilhar perspetivas sobre a evolução do setor e apresentar as suas mais recentes inovações em hospitalidade e venda a retalho de viagens. Os executivos da Sabre subirão ao palco para debater o futuro da tecnologia aplicada às viagens, destacando os avanços na personalização, na venda a retalho e no papel da inteligência artificial na criação de experiências fluidas e personalizadas para os viajantes.

No palco principal, numa apresentação interativa, Scott Wilson, presidente da Sabre Hospitality, explorará os mitos e realidades que estão a transformar o futuro do setor das viagens. Com a evolução das capacidades tecnológicas, do comportamento dos consumidores e dos esforços de sustentabilidade, as empresas devem enfrentar crenças generalizadas sobre o seu impacto.

Scott analisará se a personalização realmente fomenta a fidelização, como a tecnologia está a redefinir o papel dos intermediários e que mudanças na indústria terão os efeitos mais significativos a longo prazo. Integrando a opinião do público, oferecerá perspetivas sobre como as empresas do setor estão a adaptar-se à mudança.

Amy Read, vice-presidente de Inovação da Sabre Hospitality, abrirá e participará num painel sobre a evolução da venda a retalho no setor das viagens. Com o aumento da concorrência nos setores das viagens e da hospitalidade, as empresas estão a adotar novas estratégias para melhorar o envolvimento dos clientes e aumentar as receitas. O painel explorará como a IA, a análise de dados e a automação inteligente permitem às organizações oferecer experiências fluidas e personalizadas em hotéis, companhias aéreas e agências de viagens. Amy partilhará a visão da Sabre sobre como as empresas de viagens podem utilizar a tecnologia para reforçar a fidelização à marca e desbloquear novas fontes de receitas num ambiente cada vez mais digital.

Por sua vez, Madhavan Kasthuri, responsável pela Global Solutions Engineering da Sabre Travel Solutions, apresentará e participará num painel sobre o futuro da hiperpersonalização nas viagens. Com o crescimento da procura por experiências personalizadas, a indústria enfrenta o desafio de oferecer personalização em grande escala. O painel analisará como a IA e a automação podem ser integradas no planeamento e na venda de viagens, desde reservas individuais a pacotes complexos e viagens em grupo. Os participantes discutirão como os fornecedores de tecnologia e as empresas do setor podem equilibrar a personalização com a eficiência operacional, garantindo ao mesmo tempo a rentabilidade.

Os compradores de tecnologia que participem na ITB Berlim poderão contactar a Sabre em dois stands: um dedicado ao setor da distribuição de viagens e outro focado na tecnologia para a hotelaria: No Pavilhão 9, Stand 208, a Sabre Hospitality; No Pavilhão 5.1, Stand 106, a Sabre Travel Solutions.

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Na FITUR: Sabre vai apresentar a sua plataforma multifuente e soluções impulsionadas por IA

A Sabre Corporation vai apresentar na FITUR 2025, em Madrid, a sua plataforma multifuente, uma solução desenvolvida para integrar conteúdo de múltiplas fontes de forma eficiente. Em destaque estão o Lodging AI, que aumenta as taxas de conversão de reservas hoteleiras em mais de 13%, e o Sabre Direct Pay, concebido para otimizar e centralizar os processos de pagamento.

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Potenciada pela Sabre Travel AI, inteligência artificial desenvolvida em colaboração com a Google, combina a experiência da Sabre com a infraestrutura e as capacidades de inteligência artificial da Google Cloud, integrando modelos de aprendizagem automática nos seus produtos com maior rapidez e escalabilidade.

“O enfoque multifuente da Sabre é um pilar fundamental na nossa oferta tecnológica”, comentou Álvaro de Simón, Country Manager da fornecedora de software e tecnologia para a indústria global de viagens para Espanha e Portugal. O responsável realça que “integramos conteúdo EDIFACT, NDC e companhias aéreas low-cost, bem como opções de alojamento, comboios e aluguer de carros, num ecossistema simplificado e totalmente integrado com capacidades inteligentes de venda e ferramentas de negócio. Isto permite que as nossas agências de viagens parceiras acedam ao conteúdo de forma fluida, sem interrupções, de início a fim. A agregação de conteúdo não se trata apenas de números, mas sim de melhorar os negócios dos nossos clientes”.

As soluções da Sabre impulsionadas pela sua inteligência artificial têm permitido o lançamento de ferramentas como o Lodging AI, tecnologia que ajuda as agências a melhorar as suas taxas de reservas de hotéis ao analisar fatores em tempo real, como localização, preço e disponibilidade, oferecendo aos agentes alternativas imediatas que correspondam aos requisitos dos clientes quando o hotel solicitado não está disponível. “Durante a FITUR vamos demonstrar como a nossa oferta de alojamento é mais do que conteúdo. O Lodging AI oferece uma solução que aumenta as taxas de conversão em mais de 13%, de acordo com estudos internos da Sabre”, afirmou Luis Aparicio, diretor de Alojamento para a EMEA.

Ao mesmo tempo, vai ser apresentado o Sabre Direct Pay, uma solução que centraliza e otimiza a gestão de pagamentos na indústria de viagens. Com capacidade para processar transações seguras através de cartões virtuais e oferecer diferentes alternativas de pagamento para o setor, ajuda as agências a reduzir custos e melhorar a transparência financeira. Com esta solução, “os nossos clientes conseguem gerir as suas transações de forma eficiente, assegurando total controlo sobre os pagamentos e minimizando os riscos”, comentou Jessica Püttmann, diretora de Parcerias para o Sabre Direct Pay.

A Sabre estará presente na FITUR 2025 onde demonstrará como a sua tecnologia de viagens tem impulsionado a sua expansão na região ibérica, apoiada pela abertura de um novo escritório em Madrid e pela contratação de especialistas-chave em Espanha e Portugal, fortalecendo a sua capacidade de responder às necessidades do mercado local.

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GuestCentric acrescenta Dare Lisbon Hotels ao seu portefólio de clientes

O conjunto de duas unidades hoteleiras da Dare Lisbon Hotels recorreu à GuestCentric para reforçar a sua marca online, após a abertura da nova unidade Dare Lisbon River.

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Com a abertura da unidade Dare Lisbon River, a Dare Lisbon Hotels recorreu à GuestCentric para reforçar a sua marca online, que também inclui o Dare Lisbon House.

Desta forma, esta passa a contar com três websites com um novo conceito e design, “resultando numa imagem de marca coesa, que abrange tanto o website corporativo como os das unidades individuais”, como a GuestCentric explica em nota de imprensa.

Além da nova imagem, o Dare Lisbon River incorporou também o motor de reservas da GuestCentric. O objetivo, de acordo com Francisco Caiado, proprietário dos Dare Lisbon, passa por libertar a equipa para que se possam dedicar à experiência dos hóspedes.

“Os Dare Lisbon Hotels procuram criar experiências únicas e imersivas. A parceria com a GuestCentric permite não só reforçar a nossa marca online, como também proporciona que a nossa equipa disponha de mais tempo para se dedicar aos hóspedes, pois como costumamos dizer, ‘luxury is the time to host’”, refere Francisco Caiado.

A Dare Lisbon Hotels é composta por dois hotéis boutique em Lisboa, o Dare Lisbon River e Dare Lisbon House, localizados na Travessa de São Paulo e na Rua dos Sapateiros, na Baixa, respetivamente.

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GIATA e Ratehawk associam-se para melhorar base de dados da solução de mapeamento de hotéis

A GIATA, empresa tecnológica especializada no turismo, e a ferramenta de reservas Ratehawk para profissionais de viagens, com mais de 2,6 milhões de hotéis, acabam de celebrar uma parceria com vista a melhorar significativamente a precisão da MultiCodes, uma solução de mapeamento de dados de hotéis da GIATA.

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A MultiCodes da GIATA, que apresenta a maior base de dados mundial de hotéis, resolve a inconsistência de dados de endereços na indústria das viagens, fornecendo um código unificado para cada unidade hoteleira. A Ratehawk recomendará a GIATA como a sua fornecedora de mapeamento preferencial e servirá como fornecedora fundamental de dados hoteleiros para a GIATA MultiCodes, assegurando uma integração sem falhas entre plataformas e melhorando a fiabilidade dos dados para agências de viagens, operadores turísticos e plataformas de reservas online.

Esta parceria estratégica oferecerá benefícios substanciais a ambas as equipas, assim como à generalidade da indústria das viagens. Combinando o conhecimento especializado da GIATA no mapeamento de dados com a alargada base de dados da Ratehawk, a colaboração resultará em dados hoteleiros mais precisos, reduzindo os erros nas reservas e melhorando a satisfação dos utilizadores para os clientes de ambas as empresas. As agências de viagens, os operadores turísticos e as plataformas de reservas online poderão experimentar uma integração sem falhas e uma maior fiabilidade dos dados.

Os produtos digitais da GIATA, com sede em Berlim, centrados no conteúdo fora das reservas destinam-se a 20 mil clientes e parceiros em 74 países, incluindo hotéis, cadeias hoteleiras, agência de viagens online, operadores turísticos, cooperações entre agências de viagens e sistemas de distribuição global.

A Ratehawk é uma plataforma de reservas B2B desenvolvida pela Emerging Travel Group, uma empresa sedeada no Dubai, que oferece hotéis, bilhetes de avião, transferes, aluguer de carros e outros serviços relacionados com viagens. Disponibiliza acesso a mais de 2,6 milhões de hotéis e outros tipos de alojamentos, a partir de mais de 100 mil propriedades com contratos diretos e 260 distribuidores.

 

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HiJiffy celebra parceria com a Booking.com

A HiJiffy e a Booking.com estabeleceram uma parceria com uma nova integração, que permite aos hoteleiros responder a perguntas dos hóspedes provenientes da Booking.com diretamente na consola da HiJiffy.

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A tecnologia conta com apoio de Inteligência Artificial (IA) e permite aos hotéis centralizarem todas as mensagens relacionadas com reservas provenientes da Booking.com. Contudo, nesta primeira fase, a HiJiffy alerta que estas comunicações não permitem pedidos estruturados como check-in e check-out, alterações de dados, cancelamento, estacionamento e preferências de cama.

Outra das vantagens desta integração referidas pela HiJiffy passa pela promoção de comunicações proativas, com os hotéis a poderem iniciar conversas com os hóspedes “desde o momento da reserva até sete dias após o check-out“, como a empresa enfatiza em nota de imprensa. Refere ainda que “de acordo com as diretrizes da Booking.com, os hóspedes podem contactar o hotel até 66 dias após a sua partida, e os hotéis dispõem de mais 14 dias para responder, garantindo um suporte completo também no pós-estadia”.

A integração de IA nesta parceria permite aos agentes “traduzir, expandir, encurtar, reescrever, alterar o tom e verificar a gramática das suas mensagens antes de responder”, além de possibilitar a utilização de modelos de mensagens predefinidas guardadas.

“A integração foi concebida para permitir que os hotéis interajam diretamente com os hóspedes através de campanhas direcionadas, melhorando a eficácia da comunicação. Além disso, facilita uma transição da comunicação da Booking.com para o WhatsApp, oferecendo uma plataforma mais conveniente e familiar para os hóspedes”, explica a HiJiffy.

A primeira fase desta integração não permite, por enquanto, respostas automáticas a “Perguntas Frequentes” (FAQ’s, na sua sigla em inglês). No entanto, o objetivo da empresa tecnológica passa por criar uma segunda fase desta integração, ativando a IA para responder automaticamente às perguntas dos hóspedes, incluindo pedidos estruturados.

O novo canal de comunicação já está disponível, tanto para os atuais clientes da HiJiffy, como novos. Em breve, a HiJiffy pretende adicionar outras OTAs à sua solução.

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Turismo de Portugal e AHP esclarecem alojamentos sobre acessibilidade digital

O Turismo de Portugal e Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) juntaram-se para organizar uma sessão dedicada à acessibilidade digital nos websites dos alojamentos turísticos.

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A ação, que decorre em ambiente digital, tem lugar a 10 de setembro das 15h00 às 17h00 e pretende “divulgar ferramentas e recursos técnicos, visando uma comunicação digital mais inclusiva e acessível, permitindo que um maior número de pessoas possa usufruir da oferta turística nacional”, como se pode ler no website do Turismo de Portugal.

A sessão conta com uma intervenção de abertura de Cristina Siza-Vieira, vice-presidente executiva da AHP, e Leonor Picão, do Turismo de Portugal, seguida pela temática “Turismo Acessível: conceitos e ferramentas de apoio”, liderada por Helena Ribeiro, gestora de projeto na mesma entidade de turismo.

O tema “Acessibilidade Digital: ações para a sua implementação” ficará a cargo de Jorge Fernandes, da Agência para a Modernização Administrativa, enquanto “A importância da informação sobre acessibilidade nos canais de promoção” será demonstrada por Ana Garcia, presidente da Accessible Portugal.

Por fim, a Associação Salvador, através da sua embaixadora Catarina Oliveira, contribuirá com “A experiência de planeamento da viagem por um turista com mobilidade condicionada”.

A sessão, aberta a todos os interessados, decorre na plataforma Teams e será moderada por Teresa Ferreira, diretora do Departamento de Desenvolvimento e Inovação do Turismo de Portugal.

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