Centro de Portugal espera toda a “Família do Turismo” na Covilhã no 9.º Fórum Vê Portugal
O Centro de Portugal espera toda a “Família do Turismo” na nona edição do Fórum Vê Portugal que vai ter lugar na Covilhã, porta de entrada da Serra da Estrela, de 29 a 31 de maio, cujo tema é “Inspirar. Criar. Tecer novos caminhos para o turismo interno”, que conta já com 350 inscritos.

Carolina Morgado
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
“Tecer novos caminhos”, em homenagem à indústria dos lanifícios, que dá hoje pujança a um dos mais valiosos produtos turísticos da Covilhã no domínio do turismo industrial, é a temática deste fórum na Covilhã, cujo programa final foi apresentado aos jornalistas, esta segunda-feira, no novíssimo e primeiro cinco estrelas do Grupo Visabeira em Lisboa, o Montebelo Vista Alegre Chiado, que abrirá as portas dentro de um mês.
As novidades foram apresentadas durante uma conferência de imprensa que contou com a presença de Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal (TCP), José Miguel Oliveira, vereador da Câmara Municipal da Covilhã, Jorge Costa, administrador da Visabeira Turismo, e Adriana Rodrigues, chefe do núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da TCP.
Esta é, recorde-se, uma iniciativa anual do Turismo Centro de Portugal, que junta especialistas nacionais e internacionais para uma discussão alargada sobre o presente e o futuro do turismo interno. Covilhã sucede a Viseu, Aveiro, Coimbra, Leiria, Guarda, Castelo Branco, Caldas da Rainha e Tomar, as cidades da região que acolheram as edições anteriores, sempre com grande sucesso. Este ano, o tema central do evento é “Tecer Novos Caminhos para o Turismo Interno”.
Entre as novidades hoje anunciadas, destacam-se a introdução de novos oradores para os vários painéis do evento, que irão apresentar temas considerados relevantes para a discussão do turismo interno. O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, preside a sessão de abertura do evento, enquanto o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva está convidado para encerrar o fórum, juntamente com o presidente da Confederação do Turismo de Portugal, Francisco Calheiros.
Na ocasião, o presidente do Turismo do Centro de Portugal destacou a importância da realização do Fórum Vê Portugal no contexto atual. “Temos registado, nos últimos anos, ao crescimento da procura interna dos destinos de interior. O interior do Centro de Portugal, de que a Covilhã é exemplo, é cada vez mais o destino preferido de muitos portugueses, ajudando, em muitos casos, a compensar a diminuição da procura externa provocada pela pandemia. O interior da região está a ser redescoberto pelos portugueses e constitui, como dizemos há muito, um verdadeiro luxo do século XXI, onde se podem gozar férias com tempo, espaço e qualidade. É mais do que justo, por isso, termos escolhido a Covilhã para este Fórum Vê Portugal”, considerou.
“Desde o início do Vê Portugal que trazemos para a discussão a importância do turismo interno, que é injustamente desvalorizado por muitos. Tenho a certeza que, este vai ser o fórum da família do Turismo em Portugal”, disse ainda Pedro Machado.
Durante os três dias de Fórum Vê Portugal, não vão faltar os motivos de interesse.
Coube a Adriana Rodrigues apresentar com maior detalhe o programa do Fórum Vê Portugal, que durante três dias vai tornar a Covilhã a capital do turismo interno.
Adriana Rodrigues destacou que “a 9.ª edição do Vê Portugal assume uma forte componente de inspiração e criatividade, alinhada com a cultura que se vive na cidade anfitriã, a Covilhã, cidade criativa do Design”, acrescentando que se pretende, com isso, “dar-se um impulso à reflexão sobre o tema do turismo interno, que fuja à norma. Simultaneamente, pretende-se propiciar uma experiência, na primeira pessoa, de alguns dos principais produtos turísticos da Covilhã e da Serra da Estrela: cultura, história, património, natureza, gastronomia e vinhos”.
Os trabalhos do encontro começam na tarde de dia 29 de maio. Entre as 17h00 e as 19h00, o espaço do New Hand Lab recebe a segunda edição das “Reuniões B2B”. Esta é uma iniciativa que tem como objetivo juntar os agentes da oferta turística da sub-região Beiras e Serra da Estrela com operadores turísticos e agentes de viagens nacionais. Estão já confirmados 23 buyers e 22 suppliers.
O dia seguinte, 30 de maio, tem uma manhã preenchida com debates e apresentações no Teatro Municipal da Covilhã. A sessão de abertura do evento terá a participação de Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, Mário Raposo, reitor da Universidade da Beira Interior, Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, e Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços.
Seguem-se dois momentos que pretendem, conforme foi dito, deixar a audiência conquistada. Jorge Sequeira, um dos mais conhecidos “motivational speakers” nacionais, fará uma preleção a todos os presentes, com o tema “Dar ao Pedal – Destino e Partida Sem Igual”; e Luís Osório, escritor e jornalista, cronista diário na TSF, apresentará um “Postal do Dia” especial.
Às 12h00 tem lugar o debate “Turismo Interno – Desafios para Portugal”., conversa que junta Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, e quatro presidentes de regiões de turismo: Pedro Machado, do Centro de Portugal; Luís Pedro Martins, do Porto e Norte de Portugal; Vítor Silva, do Alentejo; e João Fernandes, do Algarve.
A tarde do segundo dia todos os participantes no “Vê Portugal” são desafiados a “Inspirar para Criar, na Covilhã”, uma iniciativa, em parceria com o município da Covilhã, o Museu de Lanifícios da UBI e o New Hand Lab, para estimular a criatividade dos participantes e promover os principais ativos turísticos do concelho.
O Roteiro pela Arte Urbana da Covilhã, um passeio pelo centro histórico da cidade, onde o passado se cruza com o presente nos murais de conceituados artistas, como Vhils ou Bordalo II; Visita ao Museu de Lanifícios da UBI, que percorre a história dos lanifícios e dá a conhecer os saberes-fazer que lhe estão associados, ao mesmo tempo que revela uma indústria que, sendo das mais antigas, continua hoje bem viva na região; Percurso pedestre pela Rota da Floresta, em pleno Geopark Estrela, um momento de exploração do património natural que liga a Covilhã ao Parque Natural da Serra da Estrela; Percurso Caminho de Santiago no Concelho da Covilhã, percurso secular entre cerejais, onde se respira natureza, história e hospitalidade e que possibilita usufruir das belas paisagens, enchendo os pulmões de ar puro, é o desafio; Oficinas de Criação no New Hand Lab, com orientação de Ana Paula Almeida, que consiste em criar uma peça decorativa revestida a crochet, com fios de lã produzidos na própria fábrica, são os desafios propostos aos participantes do evento.
Entretanto, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, preside ao Jantar Oficial “Vê Portugal”, na noite de dia 30. Será a ocasião em que a Turismo Centro de Portugal homenageia empresas e personalidades que se destacam no setor turístico nacional e regional, nomeadamente ao nível da Sustentabilidade, Restauração e Hotelaria, assim como a marca e a personalidade do ano. Serão também entregues os Prémios do Concurso de Empreendedorismo Turístico José Manuel Alves, instituído pela Turismo Centro de Portugal e que distinguem projetos inovadores no setor do Turismo, e os Prémios de Teses Académicas, que incidem igualmente sobre o Centro de Portugal.
Ainda haverá tempo para a atribuição dos prémios “Best of Responsible Trails”. Estes são promovidos pela A2Z Consulting e distinguem anualmente os percursos ao ar livre (walking e cycling) que se destacaram no ano anterior pelas melhores práticas, com a atribuição dos “Best of Responsible Trails”, em três categorias (Inteligente, Conservação e Comunidade).
A manhã do dia 31 é integralmente dedicada a debater o turismo interno. Começa com o painel “Inspirar para Garantir a Sustentabilidade do Turismo”, que terá como oradores Luigi Cabrini, presidente do Conselho de Administração do Conselho Global de Turismo Sustentável; Alfredo Vasconcelos, Co-Owner e Produtor Executivo do Boom Festival; João Leitão, professor e diretor da UBIExecutive Business School e do MBA@UBI e Presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional; e Nuno Lacasta, Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente.
Segue-se o painel “Marketing Territorial: como (re)criar e vender (bem) um destino”, com dois especialistas no tema: Edson Athaíde, CEO & diretor criativo na FCB Lisboa; e Luís Paixão Martins, consultor de comunicação.
Depois, Augusta Carvalho, Gestora de Desenvolvimento e Sucesso Comercial do Cliente em Espanha e Portugal da Amadeus, fará uma apresentação sobre “Escassez de Recursos Humanos no Turismo: É a Transição Digital a Solução?” e Roberto Antunes, Diretor Executivo do Nest Portugal – Tourism Innovation Center, abordará “A Importância da Inovação e o Uso da Tecnologia na Cadeia de Valor do Turismo”.
O painel “Turismo no Interior do País – Desafios e Oportunidades” marca o arranque da tarde do terceiro dia. Para esta conversa contribuem Maria Regina Gouveia, vereadora da Câmara Municipal da Covilhã; Dulcineia Catarina Moura, Coordenadora Executiva da Territórios do Côa; Jorge Pessoa, empresário, e Miguel Martins, presidente da Associação Ibérica do Turismo do Interior.
Outro painel sobre “Caminhos para o Futuro do Turismo Interno” vai juntar Cecília Meireles, advogada e ex-secretária de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, advogado e ex-secretário de Estado de Estado do Turismo, e Ana Jacinto, Secretária-Geral da AHRESP. Ainda por confirmar está a participação da ministra da Habitação, Marina Gonçalves.
Ainda antes da sessão de encerramento haverá tempo para a apresentação do livro “Nenhum Turista Vai a Tucson – Viagens na América”, com a presença do autor, Alberto Gonçalves, e a editora do mesmo, Zita Seabra, pela Alêtheia Editores.