Portugal entre os países com maior contribuição do turismo no VAB na UE
De acordo com os dados mais recentes divulgados pelo Eurostat, o Valor Acrescentado Bruto gerado pelo setor do turismo ultrapassou os 572 mil milhões de euros no ano de 2019. A participação do turismo no VAB, em Portugal, é um dos mais altos da UE.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
Em 2019, último ano antes da pandemia de COVID-19, ter atingido fortemente o setor do turismo, o Valor Acrescentado Bruto (VAB) gerado diretamente pelo setor ascendeu a cerca de 572 mil milhões de euros, ou 5% do Valor Acrescentado Bruto total na economia da União Europeia (UE).
Entre os países para os quais existem dados disponibilizados pelo Eurostat, as maiores participações do turismo no VAB total foram observadas na Croácia (11%), Portugal (8%), Espanha (7%), Itália (6%) e Áustria (5%).
Em termos absolutos, o maior VAB direto do turismo foi gerado na Alemanha (124 mil milhões de euros), seguido pela Itália (100 mil milhões) e França (87 mil milhões), tendo Portugal atingido um valor ligeiramente acima dos 15 mil milhões de euros.
Com base nos dados de 2020, para cerca de metade dos países da UE, o VAB direto total caiu 184 mil milhões de euros (32% em relação a 2019) durante o primeiro ano afetado pela pandemia, causando uma diminuição da participação do setor de turismo na economia (-1 ponto percentual). Esta queda a nível anual correspondeu a 500 milhões de euros de menos VAB direto diário em 2020 face a 2019.
O declínio do setor do turismo está alinhado com as estimativas anteriores das contas nacionais. Em 2020, entre os 64 setores da economia, três dos quatro que tiveram queda superior a 25% no VAB estavam relacionados ao turismo: serviços de viagens (-67% em relação a 2019), transporte aéreo (-66%) e hotelaria (-41%).