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Paulo Santos é o novo sales manager da GBN TRAVEL

Paulo Santos acaba de reforçar a equipa do departamento comercial da GBN TRAVEL como sales manager.

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O novo responsável comercial conta com uma carreira 23 anos no setor turístico, tendo desempenhado cargos na área comercial no grupo Newtour (Turangra e Soltrópico), durante os últimos 15 anos.

Carlos Ventura, CEO da GBN TRAVEL, assume que um renovado compromisso e uma nova estratégia comercial estava já delineada para a empresa em 2023 e, com a incorporação do Paulo Santos neste projeto, este provedor global de serviços turísticos exclusivamente dedicados ao mercado de profissionais B2B, garantidamente “terá todas as condições reunidas para prestar às agências de viagens, a excelência que nos pauta na qualidade de prestação de serviços turísticos, aliando assim uma proximidade diferenciadora junto das mesmas”.

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O gestor refere ainda que “este será um novo modelo da atividade comercial do setor, com enfoque no compromisso, passando pela formação e promoção da digitalização, com o objetivo de uma melhor preparação dos agentes de viagens no propósito da inovação, indo assim de encontro às novas exigências que o mercado determina”.

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“Chapéu de Ouro do Município” de Águeda para Carlos Costa

A Câmara Municipal de Águeda entregou o “Chapéu de Ouro do Município” a Carlos Costa, doutor e mestre em Turismo, diretor do Programa Doutoral em Turismo na Universidade de Aveiro, durante a cerimónia que encerrou as Jornadas Internacionais de Turismo, realizada naquela cidade.

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“Despertamos consciências e alertamos para o que temos de bom, sobretudo quem temos com muita qualidade”, disse o presidente da autarquia de Águeda Jorge Almeida, sublinhando que atribuir o “Chapéu de Ouro” a Carlos Costa “ajuda para continuar a dignificar esta iniciativa do Município”.

Sendo o docente um investigador na área, desafiou a que “o fenómeno de Águeda” seja estudado. “Somos um caso de estudo. No vosso lugar, como académicos, estaria curiosíssimo, porque contrariámos tudo o que os livros dizem e não estudámos em nenhum”, declarou autarca, salientando que o trabalho de marketing territorial que tem sido desenvolvido pelo Município de Águeda, nos últimos anos, tem sido “extraordinário e tem sido apontado como exemplo, nacional e internacionalmente”.

O turismo, há poucos anos, “passava completamente ao lado de Águeda” e, hoje, “a cidade está inundada de turistas, de todas as nacionalidades, de todas as cores, que se juntam a este colorido que soubemos criar”, continuou, para destacar o cuidado que o Município coloca no que faz e que torna “tão especial as experiências vividas aqui”.

“Portugal tem um PIB per capita elevadíssimo por causa do turismo”, afirmou Edson Santos, vice-presidente da Câmara de Águeda com o pelouro do turismo, salientando que a cidade tem contribuído para essa realidade, com a promoção e desenvolvimento territorial, de que o “Águeda é Natal” (a decorrer até dia 12 de janeiro) e o “AgitÁgueda” são exponentes maiores.

As Jornadas Internacionais de Turismo são um espelho disso mesmo, com oradores de vários pontos do país e de outras partes do mundo (Madeira, Lisboa, Cabo Verde, Costa Rica e Malta), numa troca de experiências “muito enriquecedora, de parte a parte. Águeda está a fazer o seu caminho, com uma estratégia definida e com uma vontade imensa de continuar a surpreender a cada dia”, concluiu Edson Santos.

O galardoado com o “Chapéu de Ouro” 2024, declarou que “Águeda, temos de o dizer, é um dos Municípios [do país] que mais tem feito por esta área [do turismo]”, com “a sua gastronomia, o rio e estas imagens que tem vindo a criar, dos chapéus e do Pai Natal, que atrai muitas pessoas”.

Carlos Costa define o turismo como “combustível” que precisa “de um motor que acione o seu desenvolvimento”, apontando a Câmara de Águeda como um bom exemplo neste domínio e o resultado é este: “Águeda tem vindo a crescer de uma forma excecional e ímpar nesta área”.

O “Chapéu de Ouro”, que vai na sua 4.ª edição, distingue aqueles que, pelo trabalho desenvolvido, contribuíram para o desenvolvimento do setor turístico. A cada ano o júri desta iniciativa seleciona projetos, personalidades ou entidades, que se destacam neste setor.

Carlos Costa, o homenageado deste ano, é ainda editor da Revista Turismo & Desenvolvimento, membro da Direção da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas e diretor técnico-científico da empresa spin-off em turismo “IDTOUR – Unique Solutions”. Recentemente, foi distinguido na lista dos 2% de cientistas mais influentes do mundo, de acordo com o estudo realizado pela Universidade de Standford (EUA).

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Air Canada apresenta o seu novo Country Manager Sales para Espanha e Portugal

A Air Canada acaba de apresentar o seu novo Country Manager para Espanha e Portugal, José Antonio Blázquez Ballarín, que ingressou na empresa para liderar o seu crescimento no mercado espanhol e português nos próximos anos.

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José Antonio Blázquez Ballarín é doutorado em História Moderna e Contemporânea, possui vasta experiência no setor turístico. Tem trabalhado sobretudo no setor aéreo, embora com alguma experiência noutras áreas como, por exemplo, agências de viagens, operadores turísticos ou mesmo na indústria da aviação privada.

Mais recentemente trabalhou durante mais de 23 anos como Regional Manager da American Airlines, sendo responsável por mercados como Espanha, Portugal, França, Bélgica ou Holanda, regiões como África, Médio Oriente ou Sudeste Asiático, e também responsável para os mercados offline, Cáucaso, ou expansão nos Emirados, Qatar ou Índia.

O profissional conduzirá a equipa comercial e de apoio às vendas na Península Ibérica com o objetivo de reforçar a posição de liderança da empresa no tráfego para o Canadá e América do Norte, e liderará a estratégia de crescimento e expansão que a companhia aérea planeou para esta região nos próximos anos.

 

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Ministro do Turismo do Brasil eleito presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo

O ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, acaba de ser eleito para dirigir o Conselho Executivo da ONU Turismo. Trata-se do primeiro brasileiro a ocupar este tão alto cargo na agência da Organização das Nações Unidas para o turismo desde sua criação, em 1975. No entanto o brasileiro Márcio Favilla Lucca de Paula, já tinha desempenhado as funções de Diretor Executivo desta entidade.

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A partir do próximo ano, o ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, ocupará o posto mais alto no turismo internacional, no que diz respeito à tomada de decisões no setor, isto porque foi eleito para liderar o Conselho Executivo do Turismo da ONU. A eleição teve lugar em Cartagena, na Colômbia, durante a 122ª Reunião do Conselho, que contou com a participação de representantes de 35 países.

Durante o mandato, que terá a duração de um ano, o ministro será responsável por liderar o órgão em decisões estratégicas para o setor, como a atração de investimentos, qualificação profissional, sustentabilidade, a relação entre o setor e as mudanças climáticas, digitalização, entre outros temas.

“É um dia muito importante para o Brasil, para o turismo na América do Sul, em África e nas Caraíbas, para toda essa região do planeta”, disse Celso Sabino, ao comentar a sua eleição para o posto mais alto do Conselho Executivo da ONU Turismo. Com isso, afirmou o ministro, é possível enfatizar a necessidade de todos reconhecerem que é preciso “virar a chave”.

“Precisamos de prestigiar, valorizar, reconhecer a necessidade de criar oportunidades de produzir desenvolvimento sustentável para povos como os da América do Sul, da África, da Ásia, de diversas partes do mundo que hoje ainda estão na margem do desenvolvimento”, destacou, para realçar que “a melhor forma de garantir o desenvolvimento sustentável na economia, na sociedade, para que todas as pessoas no mundo tenham oportunidade, é através da exploração do turismo sustentável. Seja o ecoturismo, seja o turismo de aventura, seja o turismo convencional, seja o de experiência”, enfatizou.

Em nota, o Ministério do Turismo destacou que, em 2025, o Brasil ocupará o posto mais alto do setor, num ano em que o país será palco de dois grandes eventos mundiais: a presidência rotativa do Brics, bloco económico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30).

Recorde-se que a cidade do Rio de Janeiro, “principal porta de entrada dos turistas estrangeiros no país”, foi escolhida para sediar o primeiro escritório da ONU Turismo nas Américas. A previsão é que a unidade atenda a região da América Latina e das Caraíbas e conte com consultores brasileiros e estrangeiros.

“Caberá ao escritório dar continuidade às atividades da ONU no âmbito regional; desenvolver ações relacionadas à promoção do turismo responsável, sustentável e universalmente acessível; bem como promover a integração do turismo na agenda global; melhorar a competitividade do turismo; construir parcerias para fortalecer a atividade, entre outras”, relembra o Ministério brasileiro do Turismo.

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TUI estende contrato do CEO e do CFO até 2028

Reconhecendo o sucesso do grupo de viagens e turismo sob suas lideranças, o Conselho de Supervisão da TUI decidiu nomear o CEO Sebastian Ebel e o CFO Mathias Kiep para um novo mandato. Ambos os contratos foram prolongados até 2028.

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A TUI indica que, nos últimos anos, Sebastian Ebel e Mathias Kiep lideraram uma fase de crescimento rentável e sustentável para o grupo, superando os desafios da pandemia e fortalecendo a sua posição no setor turístico global. Assim, os seus mandatos foram prolongados por mais três anos, quando os atuais são válidos até setembro de 2025.

O presidente do Conselho de Supervisão, Dieter Zetsche, reforçou que “sob a liderança de Sebastian Ebel, a TUI entrou numa nova fase de crescimento: os desafios da crise da Covid-19 foram superados. A TUI está a crescer e, acima de tudo, este crescimento é sustentável e rentável, então queremos continuar nesta direção – com Sebastian Ebel como CEO e Mathias Kiep como CFO. Hoje, o Conselho de Supervisão prolongou ambos os mandatos.”

Sebastian Ebel assumiu a liderança da TUI como CEO a 1 de outubro de 2022. A sua longa carreira no grupo inclui o cargo de membro do Conselho responsável pelo crescimento das divisões de hotéis e cruzeiros, além de ter exercido a função de CFO da TUI durante a pandemia. Mathias Kiep sucedeu Sebastian Ebel como CFO em outubro de 2022.

Nos seus primeiros dois anos como CEO, Sebastian Ebel focou-se em transformar a TUI, tanto a nível estratégico como operacional. A devolução de todos os fundos governamentais dos programas de apoio durante a pandemia foi concluída, a gestão foi reestruturada e as operações foram reforçadas. Recentemente, o grupo registou um crescimento de dois dígitos no EBIT subjacente por oito trimestres consecutivos.

No entanto, a TUI destaca que não está apenas a crescer nos mercados existentes com novos produtos e novos clientes, como também pretende expandir-se globalmente fora da Europa – com uma oferta de operadores turísticos escalável e dinâmica, bem como novos clusters de hotéis. Para os hotéis, o foco está no norte, ocidente e oriente de África e na Ásia, enquanto os novos mercados de venda incluem Espanha, Portugal, América Latina e Europa de Leste. De salientar ainda que o grupo tem proporcionado diferentes tipos de experiências de férias em todo o mundo há décadas e agora irá aproveitar este reconhecimento global da marca para atrair clientes locais em países que, tradicionalmente, têm sido destinos da TUI. Esta estratégia oferece um potencial significativo para o crescimento global de clientes.

Por sua vez, Mathias Kiep foi nomeado CFO do grupo internacional de turismo a 1 de outubro de 2022. Durante o seu mandato, a ajuda estatal concedida durante a pandemia foi totalmente reembolsada. Devido, em parte, a transações bem-sucedidas no mercado de capitais, a estrutura financeira da TUI foi significativamente melhorada. Mathias Kiep, juntamente com a sua equipa, preparou e executou com sucesso o regresso da TUI ao MDAX. Em junho de 2024, após nove anos, o grupo terminou a sua dupla cotação no Reino Unido e na Alemanha e, de momento, está exclusivamente na Bolsa de Frankfurt. O executivo juntou-se à TUI AG em 2011, sendo responsável pela estratégia, fusões e aquisições, entre outras funções. Como Diretor Financeiro da TUI Deutschland GmbH, adquiriu, também, uma vasta experiência no negócio operacional de uma grande empresa nacional.

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Rui Alberto é o novo diretor geral da Airmet

Rui Alberto foi anunciado, esta quarta-feira, como novo diretor geral da Airmet, sucedendo a Luís Henriques que liderou a rede durante quase cinco anos. Esta nomeação acontece poucos dias antes da realização, em Angra do Heroísmo (Terceira-Açores), da 20ª Convenção da Airmet, com o tema “Gestão que transforma, estratégia que direciona”.

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Rui Alberto é licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa e possui uma trajetória em diversas áreas de gestão e operações internacionais. Iniciou a sua carreira como auditor interno no Banco Nacional de Crédito e destacou-se posteriormente no Holmes Place em Portugal, onde integrou os quadros fundadores e permaneceu durante cerca de oito anos nas áreas comercial e gestão.

Após a sua experiência na multinacional britânica Holmes Place, o novo diretor geral da Airmet exerceu funções no Grupo Teixeira Duarte, onde liderou projetos na holding de hotelaria em diversos mercados, incluindo Portugal, Brasil, Moçambique e Angola. Nos últimos seis anos, desempenhou a função de Country Manager em Angola num projeto líder em Business Travel.

Rui Alberto considera que “identifico-me a 100% com os valores do projeto Airmet e espero poder dar continuidade ao excelente trabalho feito até ao momento, contribuindo para a entrega de um serviço de excelência às nossas agências parceiras, suportado na inovação e na procura constante de novas soluções.”

Já Miguel Quintas, Chairman da rede de gestão de agências de viagens sublinha que “a experiência do Rui Alberto e a sua visão estratégica são valências fundamentais para a continuidade do nosso sucesso e inovação”, realçando que, com esta entrada “reforçamos a nossa dedicação a um serviço de excelência e proximidade para com as agências de viagens e parceiros”, para avançar ainda que está confiante que “esta transição marca uma nova etapa de desenvolvimento na Airmet”. Assim, “continuaremos empenhados na nossa missão de apoiar as agências de viagens, contribuindo ativamente para a sua sustentabilidade e sucesso”, conclui.

Com mais de 490 agências de viagens em Portugal e 1100 em todo o mundo, o propósito da Airmet, conforme indica a nota de imprensa “é assegurar a sustentabilidade e a rentabilidade dos seus associados, garantindo as melhores condições comerciais, tecnologia e formação”, oferecendo às suas agências associadas uma intranet exclusiva onde tem acesso a sistemas de reservas de aviação e hotelaria, websites personalizados para venda aos seus clientes, comparador de hotéis, entre outras ferramentas inovadoras que as ajudam a rentabilizar o seu tempo e dinheiro. A dimensão desta rede permite disponibilizar as melhores condições comerciais do mercado, garantindo uma maior rentabilidade ao negócio dos seus associados e acesso a campanhas exclusivas durante o ano todo.

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Sofia Costa Marques e Rita Germino integram equipa de vendas da Minor Hotels

As profissionais Sofia Costa Marques e Rita Gemino integram a Accor enquanto diretora de vendas do hotel Tivoli Avenida Liberdade, em Lisboa, e diretora de vendas de resorts no Algarve, respetivamente.

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A Minor Hotels reforçou a sua equipa de vendas com duas novas contratações: Sofia Costa Marques, que passa a assumir a direção de vendas do hotel Tivoli Avenida Liberdade, em Lisboa; e Rita Germino, contratada como diretora de vendas de resorts no Algarve.

Com mais de 25 anos de experiência na área de marketing e vendas, Sofia Costa Marques já passou por várias empresas internacionais, entre as quais The McGraw-Hill Companies e Verlag Dashöfer, onde desempenhou funções como a de diretora de marketing e vendas, além de responsável de marketing, vendas e operações. Antes  de assumir este novo cargo, a profissional trabalhava enquanto diretora de vendas no Hotel The Oitavos.

Licenciada em Sociologia, Sofia Costa Marques é pós-graduada em Marketing e Vendas, pelo ISCTE, bem como em Marketing Intelligence, pela Universidade Nova de Lisboa.

Já Rita Germino iniciou a sua carreira em 1997, tendo, ao longo do seu percurso, passado por agências de viagens, cruzeiros, companhias aéreas e cadeias hoteleiras nacionais e internacionais, como Corinthia, Marriot, Sheraton, Accor e SANA.

Ao longo dos últimos 18 anos integrou a área de vendas em vários hotéis em Portugal, Espanha e no Brasil, tendo desempenhando funções como de executiva de vendas e diretora de vendas. Neste novo cargo na Minor Hotels tem agora a seu cargo a liderança da equipa e estratégia de vendas do cluster de resorts do grupo no Algarve.

Rita Germino é licenciada em Turismo e conta com uma pós-graduação em Gestão de Organizações Turísticas, pelo Instituto Superior de Línguas e Administração, a par de diversas formações e certificações em vendas, liderança, negociação e inteligência emocional.

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Jorge Papa assume a direção-geral do Complexo do Morgado da Highgate Portugal

Com um currículo que soma experiências profissionais ao longo de 40 anos, Jorge Papa iniciou-se na indústria do golfe em 1993, na Quinta do Lago.

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A Highgate Portugal nomeou Jorge Papa para o cargo de diretor-geral do Complexo do Morgado, que integra o NAU Morgado Golf & Country Club, o Campo de Golfe do Morgado e o Álamos Campo de Golfe.

Desta forma, Jorge Papa passa a assumir a responsabilidade de supervisão dos três ativos, bem como a gestão e preservação deste complexo.

Com 40 anos de percurso profissional, Jorge Papa iniciou-se na indústria do golfe em 1993, na Quinta do Lago, onde exerceu diferentes funções. De 1991 a 1994, dedicou-se à organização de eventos desportivos de golfe e ténis, entre os quais o Open de Portugal em golfe e o Open da Madeira em golfe. Passou ainda pela Sociedade Imobiliária e Turística da Quinta do Perú, de 1994 a 2002, ano em que integrou a equipa da CS Hotels, Golf & Resorts, como diretor de golfe, diretor de ambiente e, posteriormente, como diretor responsável pela coordenação da direção dos campos de golfe e vertente agrícola do resort Morgado do Reguengo.

Licenciado em Agronomia pela Universidade do Algarve, Jorge Papa é também membro da direção do CNIG – Conselho Nacional Indústria do Golfe. Entre 2009 e 2012 foi membro da direção da Club Managers Association of Europe, associação que agrega membros que ocupam cargos de clubes de diferentes áreas, desde golfe, ténis, vela, remo ou gastronomia, entre outros.

“Após mais de 40 anos de dedicação ao golfe, abraço com muito entusiasmo este novo desafio, que inclui a supervisão de uma unidade hoteleira. Encaro as novas funções como o reconhecimento do meu empenho e profissionalismo”, afirma Jorge Papa em nota de imprensa.

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Diretor da Travelcare nomeado membro da GBT Advisory Board da Advantage Travel Partnership

Diogo Carvalho, Managing Partner da Travelcare, acaba de ser nomeado membro do GBT Advisory Board da Advantage Travel Partnership, a maior rede independente de agências de viagens no Reino Unido, representando mais de 350 empresas e 700 pontos de venda, e mais de 70% do mercado de TMC do Reino Unido.

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Fundada em 1979, a organização oferece suporte abrangente a agências de viagens independentes, incluindo negociação comercial, marketing, tecnologia, formação e desenvolvimento profissional. É também a base da Advantage Global Network, uma das maiores redes mundiais de agências de viagens corporativas e representada em Portugal pela Travelcare.

O GBT Advisory Board é composto por líderes influentes na indústria de viagens de negócios que colaboram para discutir tendências emergentes, desafios e oportunidades que afetam o mercado. A participação de Diogo Carvalho neste conselho permitirá que a Travelcare contribua, juntamente com grandes nomes da indústria, com insights valiosos e participe ativamente na definição de estratégias que beneficiem clientes e parceiros.

Após anunciar, em agosto, que estabeleceria um novo Conselho Consultivo Global de Viagens Corporativas, a Advantage Travel Partnership acaba de anunciar 14 membros.

O novo conselho inclui representantes do mundo da aviação, tecnologia, alojamento e outras disciplinas, que se reunirão trimestralmente para fornecer insights e orientações ​​à equipa de liderança sénior de viagens corporativas globais da Advantage, ajudando a impulsionar rapidamente a sua ambiciosa estratégia de crescimento e aumentar o suporte aos membros e parceiros.

Com curadoria para reunir especialistas no assunto de todo o setor global de viagens corporativas, o novo conselho terá a tarefa de dar suporte às metas ambiciosas e à direção estratégica da Advantage Global Business Travel, ao mesmo tempo em que eleva o perfil da Advantage no cenário global de viagens corporativas como parte da evolução de sua abordagem One-Stop Business Hub.

Este novo Conselho Consultivo para a divisão Global Business Travel da Advantage é o primeiro passo na criação de uma nova abordagem dinâmica para todos os grupos de direção da Advantage, que atualmente operam em toda a organização e procuram oferecer uma abordagem clara para fornecer atividades de engajamento robustas em apoio à sua atividade estratégica geral com todas as suas partes interessadas.

 

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Savoy Signature nomeia Celestino Grave para o cargo de chef corporativo

Celestino Grave é o novo chef corporativo da Savoy Signature, que refere em nota de imprensa que esta contratação pretende “reforçar o compromisso da marca em elevar a excelência gastronómica”.

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Com mais de duas décadas de experiência na indústria hoteleira e de restauração, o currículo de Celestino Grave inclui várias experiências nacionais e internacionais, onde assumiu cargos de liderança em cozinhas de hotéis de cinco estrelas e restaurantes.

Antes de assumir este recente cargo, Celestino Grave esteve na cozinha do São Lourenço do Barrocal, “onde desenvolveu um conceito assente na regionalidade, com o objetivo de criar uma identidade própria”, como referido em comunicado. Em Portugal foi também convidado para integrar a equipa do Ritz Four Seasons Lisboa e passou pelo restaurante Bica do Sapato.

A nível internacional passou pelo Galaxy Macau, onde exerceu a função de chef num restaurante de cozinha portuguesa e macaense, e por Moçambique, no Hotel Polana, um cinco estrelas do grupo Serena.

Para este novo cargo o chef promete “uma cozinha bem feita”, onde a qualidade e a satisfação dos clientes são prioridade: “É fundamental proporcionar às pessoas a criação de memórias. A gastronomia é memória, memória gustativa. Se não criarmos memórias, não fidelizamos clientes. O prato pode ser muito bom, mas 70% da experiência é sabor”, afirma o profissional em nota de imprensa.

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Nuno Bernardo é o novo secretário-geral da CTP

Nuno Bernardo assume o cargo de secretário-geral da CTP, após validação do Conselho Diretivo da Confederação do Turismo de Portugal, em reunião realizada quinta-feira, 12 de setembro.

O presidente da CTP, assinala que “foi uma escolha natural”, uma vez que Nuno Bernardo tem uma experiência acumulada de vários anos na Confederação, e “é um profundo conhecedor dos dossiers estratégicos que dizem respeito ao Turismo, seja a nível setorial, seja no seio da Concertação Social”.

Francisco Calheiros realça ainda: “Estou certo de que o trabalho de Nuno Bernardo como secretário-geral da CTP será muito importante para a prossecução dos objetivos da Confederação nos próximos anos, tendo em conta os atuais desafios que a atividade turística enfrenta”.

Nuno Bernardo é licenciado em Direito e tem quatro pós-graduações em Direito do Trabalho e da Segurança Social. Frequentou o mestrado em Ciências Jurídicas entre 2006 e 2007 e é atualmente vogal da Comissão Executiva da CTP.  Antes de ingressar na Confederação fez parte dos quadros do Grupo Azinor – SANA Hotels, onde desempenhou o cargo de diretor de Recursos Humanos. Entre 2004 e 2008, assumiu funções no Gabinete Jurídico da CTP, ocupando-se de áreas como o Direito do Trabalho e Assuntos Sociais, e representa a Confederação, em vários organismos nacionais, europeus e internacionais.

 

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