Politécnico de Setúbal promove encontro internacional para debater futuro do turismo
O encontro internacional “The Future of Tourism” pretende suscitar o debate sobre diferentes cenários para o futuro do turismo, assente nos pilares da inovação, sustentabilidade e colaboração.

Publituris
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
O projeto de investigação SHIFT, liderado pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), promove no próximo dia 15 de fevereiro, em Lisboa (Hotel Holiday Inn, a partir das 09h30), o encontro internacional “The Future of Tourism”, que pretende suscitar o debate sobre diferentes cenários para o futuro do turismo, assente nos pilares da inovação, sustentabilidade e colaboração.
Organizado em várias mesas redondas temáticas, o encontro reúne especialistas em áreas como Sustentabilidade e Desenvolvimento; Panorama Económico e Geopolítico; Ciência, Inovação e Transformação Tecnológica; e Turismo & Hospitalidade, reservando, no final dos trabalhos, um momento de networking.
O projeto SHIFT – Sustainability-oriented, Highly interactive, and Innovation-based Framework for Tourism Marketing, que decorre desde janeiro de 2022, surge com o propósito de “trazer uma nova abordagem interdisciplinar para os desafios que as pequenas e médias empresas do setor enfrentam, desenvolvendo e validando uma nova estrutura teórica para explicar de que forma o turismo se pode reinventar de forma colaborativa num mundo pós-pandémico”.
Deste referencial teórico pretende-se que resulte um “framework de marketing turístico voltado para a sustentabilidade, interativo e inovador, de base digital, e alavancador da transformação de que o turismo necessita com urgência”. O projeto contempla igualmente a validação empírica dos modelos teóricos a serem desenvolvidos e um protótipo de uma plataforma de marketing digital colaborativo, que sirva de suporte aos agentes de turismo neste processo de transição.
O projeto SHIFT tem como investigadora responsável Teresa Costa, professora coordenadora do IPS (Escola Superior de Ciências Empresariais), reunindo uma equipa de investigadores da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), Instituto Politécnico de Lisboa (Escola Superior de Comunicação Social) e Universidade do Algarve (Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo). São parceiros o CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo e o Turismo de Portugal, IP.
É possível assistir gratuitamente ao evento via online, mediante inscrição em https://shiftresearch.pt.