Sertã vai ser palco do 1º Encontro Nacional de Turismo em Espaço Rural
Numa organização da Associação de Hotéis Rurais de Portugal (AHRP), a Sertã vai acolher, nos dias 10 e 11 de fevereiro, o 1º Encontro Nacional de Turismo em Espaço Rural, que visa analisar questões que têm a ver com a valorização do setor e os desafios que se colocam no futuro.

Publituris
Portugal entre os países que lideram o turismo de bem-estar em 2025
eDreams ODIGEO e AXA Partners anunciam parceria para melhorar proteção e flexibilidade das viagens
Turismo da Tailândia e Bangkok Airways lançam campanha para dinamizar turismo na região oriental do país
IATA lança estratégia global para modernizar operações de bagagem
EUA a perder turistas internacionais, diz relatório do WTTC
Acordo entre Iberia e sindicatos para tripulantes de cabine
Turquia recebe mais de 8,8 milhões de turistas internacionais nos primeiros três meses de 2025
Hertz agrava prejuízo para 397,8 milhões de euros no 1.º trimestre
Afastada administração da Linhas Aéreas de Moçambique que passa a ter comissão de gestão
Transavia France comemora 18 anos de operação em Portugal com 15M de passageiros transportados
O evento, que acaba de ser apresentado publicamente, é dedicado ao setor do turismo em espaço rural e às empresas do turismo que atuam em meios rurais, profissionais de unidades de alojamento TER, animação turística, restauração, fornecedores deste setor, operadores turísticos e agentes de viagens.
Diz ainda a Associação que, com este encontro pretende-se capacitar os participantes das mudanças no mercado, partilhar experiências e contactos com capacidade para gerar negócios, e ajustar a oferta de modo a melhorar o setor dos serviços turísticos.
Esta conferência de apresentação contou com a participação do presidente do município da Sertã, da chefe de núcleo da Entidade regional do Turismo Centro de Portugal, do presidente da Associação de Hotéis Rurais de Portugal e do presidente da comissão organizadora do evento.
Cândido Mendes, presidente da direção da AHRP, chamou a atenção para a evolução do turismo em espaço rural (TER) e para as suas especificidades, salientando, ainda, a quantidade e a qualidade das unidades de alojamento de turismo em espaço rural, sendo que o 1º Encontro Nacional de Turismo em Espaço Rural deverá capacitar as empresas do setor, para um mais e melhor turismo, sem esquecer a sustentabilidade caraterística do turismo rural.
“O turismo rural é um subsetor do turismo que tem crescido imenso nos últimos anos, não só quantitativamente como qualitativamente e que pode dar um grande contributo para o desenvolvimento das economias locais”, afirmou Cândido Mendes, da AHRP, durante a apresentação do evento, na Sertã. Assim, o responsável destacou que a Associação propôs-se realizar a iniciativa, devido ao “salto quantitativo e qualitativo” que este subsetor turístico registou em Portugal.
A apresentação do programa do evento foi desenvolvida por Jorge Vieira, presidente da comissão organizadora, que destacou as temáticas principais que estarão em debate, sendo estas a sustentabilidade do TER, a gastronomia, a digitalização do setor e um destaque especial para a comunicação e para as vendas, de um segmento com necessidades muito específicas.
Por sua vez, Adriana Rodrigues, do Turismo Centro Portugal, disse que o turismo deixou de ser um fenómeno exclusivo das praias e das grandes cidades, realçando que “o turismo em espaço rural ganhou força enquanto conceito e passou a fazer parte das estatísticas e conquistou o seu próprio espaço. O seu crescimento, em pouco mais de três décadas, foi exponencial”.
Segundo a responsável, que avançou com dados da Pordata referentes a este subsetor do turismo, atualmente há cerca de 24 mil camas em turismo rural no país, ou seja, já é um fenómeno consolidado, tendo passado de apenas uma moda para “ser uma alternativa séria a outros tipos de turismo, que foram e que são considerados convencionais”.