Governo reforça dotação do Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema
Depois de ter reforçado em 10,9 milhões de euros o Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema, em 2022, passando de 12,1 para 23 milhões de euros, de modo a financiar 28 produções submetidas depois de esgotada a dotação inicial, o Governo anuncia uma dotação de 14 milhões de euros para o próximo ano, correspondendo a mais 2 milhões de euros face a este ano.
Publituris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Pipadouro ganha prémio como melhor experiência inovadora em enoturismo a nível mundial
Mercado canadiano está em “franco crescimento nos Açores”, diz Berta Cabral
Depois de realizar uma “avaliação muito positiva” do Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema, o qual foi objeto, ainda este ano, de um reforço de 10,9 milhões de euros, para financiar as 28 produções que tinham sido submetidas já depois de esgotada a dotação inicial do Fundo, o apoio total a produções cinematográficas ascendeu a 23 milhões de euros.
Já para o próximo de 2023, o Governo prevê um reforço do Fundo em sede de Orçamento de Estado em mais dois milhões de euros, aumentando a sua dotação anual até 14 milhões de euros.
Em nota de imprensa, o Governo, através do Ministério da Economia e do Mar, refere que se trata de “um compromisso político muito significativo com este sistema de incentivos, que é partilhado pelas áreas governativas do Turismo e da Cultura, tendo em vista reforçar o papel da ‘Portugal Film Commission’ na promoção do país como destino de filmagens e garantir a continuidade da sua missão, no âmbito de uma solução que não seja provisória e sim estruturada e definitiva”.
Reconhecendo a importância que o Governo atribui à adoção de políticas públicas baseadas em mecanismos de avaliação, em julho de 2022, foi solicitado ao ‘PlanAPP’ um estudo do impacto do Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema nos últimos quatro anos, quer do ponto de vista económico e do turismo, quer pelo prisma do setor do cinema e do audiovisual. Em função dos resultados desse estudo, o Governo adianta que “ponderará – previsivelmente no 2.º trimestre de 2023 – proceder a uma revisão do mecanismo de apoio”. A nova fase de candidaturas ao Fundo será aberta com base num modelo que reflita os resultados da avaliação do ‘PlanApp’.
O Governo salienta ainda estar “empenhado em reforçar o mecanismo de financiamento existente e em robustecer a ‘Portugal Film Commission’, para criar um ecossistema favorável ao desenvolvimento da indústria cinematográfica e audiovisual, nas suas variadas vertentes, e para afirmar Portugal como país de destino de produções internacionais”.