Presidente da ALEP assume liderança da European Holiday Home Association
Eduardo Miranda foi nomeado para liderar a European Holiday Home Association (EHHA), em reconhecimento pelo “trabalho que ajudou a tornar Portugal numa referência do sector do Alojamento Local em toda a Europa”.

Publituris
Travel Experts assina três primeiros contratos na BTL
CATAI e Iberia mostram os seus produtos e experiências para o Japão a agentes de viagens em Lisboa
Aeroporto de Beja ganha novo hangar de manutenção
Azul retoma voos com aviões a jato para Fernando de Noronha a 7 de maio
A região que deixou de ser um segredo para tornar-se uma história de sucesso
Aeroportos nacionais voltaram a registar “máximo histórico” de passageiros em janeiro
“Os números comprovam a atração crescente do Algarve”, reconhece presidente da CTP
Octant Furnas passa a 5 estrelas
AHETA promove Conferência Turismo +30 com o tema “Acrescentar valor ao Algarve”
IATA atualiza calculadora CO2 Connect e inclui reduções de emissões com uso de SAF
O presidente da Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP), Eduardo Miranda, foi nomeado para liderar a European Holiday Home Association, associação europeia que representa o setor, em reconhecimento pelo “trabalho que ajudou a tornar Portugal numa referência do sector do Alojamento Local em toda a Europa”.
Num comunicado divulgado esta terça-feira, 8 de novembro, a ALEP indica que o primeiro ato oficial de representação de Eduardo Mirando enquanto presidente executivo da EHHA será como orador no Fórum Europeu de Turismo, organizado pela Presidência do Conselho da União Europeia e pela Comissão Europeia, que decorre em Praga, na Chéquia, a 15 de novembro.
Neste fórum, entre outros temas, vai ser discutida a proposta de regulamento apresentada pela Comissão Europeia para reforçar a transparência no domínio do short-term-rental (alojamento local) e criar um sistema unificado de registo.
“Um quadro harmonizado de recolha e comunicação de dados e registos ajudará a enfrentar alguns dos atuais desafios do sector que ainda é dominado por uma fragmentação da regulamentação que propícia um ambiente de falta de segurança jurídica e uma aplicação ineficaz da lei”, considera Eduardo Miranda.
Para a ALEP, a escolha de Eduardo Mirando para presidir à EHHA reveste-se de “particular importância” porque acontece numa altura em que, “pela primeira vez, estão a ser apresentadas propostas de regulamentação do setor a nível europeu”.
“Portugal serve no contexto europeu como exemplo de um dos países mais avançado em matéria de regulamentação do setor, tendo a ALEP participado ativamente neste processo e sendo esta nomeação um reconhecimento do excelente trabalho da Associação a nível nacional e internacional”, defende a associação.
A ALEP considera que, a nível europeu, “as questões de regulamentação trazem ainda grandes entraves na gestão urbanística e no desenvolvimento da atividade do short-term-rental (alojamento local), que representa um grande peso no Turismo e na economia da Europa”.
Apesar da nomeação para a EHHA, Eduardo Mirando vai manter as funções na ALEP.