Edição digital: 2 anos de pandemia, os vencedores dos Portugal Trade Awards do Publituris, as propostas dos operadores e dossier seguros
Os vencedores dos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2022”, o balanço de dois anos de pandemia, entrevista BTL, operadores e propostas para o verão, FINE, El Al, Tunísia, Airbus A380, Lei 33, seguros são os temas em destaque nesta edição do Publituris.

Publituris
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
A edição de 18 de março de 2022 é uma edição especial. Não só porque se trata da edição em que o Publituris divulga os vencedores dos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2022”, conhecidos numa cerimónia realizada na BTL no passado dia 16 de março, como é a edição que faz o balanço dos dois anos da pandemia.
Como se isto não bastasse, é, também, a edição que marca o regresso da BTL, após dois anos sem o maior evento do setor do turismo.
Os vencedores
Mas vamos por partes. Nos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2022”, os vencedores foram os seguintes: a começar pela “Personalidade do Ano”, a redação do Publituris atribuiu, diretamente e por unanimidade, o prémio à secretária de Estado do Turismo, Rita Marques. Nas restantes 13 categorias, os vencedores foram: Melhor Companhia de Cruzeiros – MSC Cruzeiros; Melhor GSA Aviação – APG Portugal; Melhor Agência Corporate – Travelstore; Melhor Venue para Eventos e Congressos – Altice Arena; Melhor Parque Temático – Oceanário; Melhor Animação Turística; Picos de Aventura; Melhor Eco Resort – Areias do Seixo; Melhor Wine Hotel – The Yeatman; Melhor Exclusive Hotel – Six Senses Douro Valley; Melhor Luxury Hotel – Vila Vita Parc Resort & SPA; Melhor Alojamento Rural – Herdade da Malhadinha Nova; Melhor Startup – Hijiffy; Melhor Marina – Marina de Vilamoura.
A cerimónia da entrega dos prémios destacou-se pela presença de mais de 200 convidados, contando com a presença da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo; presidente da CTP, Francisco Calheiros; presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira; presidente da APECATE, António Marques Vidal; secretária-geral da AHRES, Ana Jacinto, entre outros.
Os temas
Mas nesta edição, fazemos, igualmente, um balanço destes dois anos de pandemia. Resiliência é, sem dúvida, a palavra mais ouvida pelo Publituris. E se há dois anos a “million dolar question” era tentar saber quando aconteceria a retoma, atualmente, uma guerra na Europa veio reforçar as incertezas.
Nesse âmbito, também o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, faz a análise destes dois anos, admitindo, ou melhor, destacando, que aquilo que diferencia o nosso destino, permanece “exatamente na mesma” (senão melhor).
A Lybra Tech fez uma análise sobre o impacto da guerra na Ucrânia e revela que a escalada da crise russo-ucraniana perturbou o equilíbrio do mundo e trouxe consigo um novo clima de tensão e insegurança.
A lei que veio estabelecer as Entidades Regionais de Turismo (ERT) há muito que se tornou motivo de discórdia. Entre queixas e atropelos à lei, que retiraram autonomia e competências a estas entidades, o turismo regional pede mudanças e mostra-se ainda preocupado com o lugar que lhe está reservado no processo de regionalização.
Com a Páscoa praticamente vendida, os operadores turísticos em Portugal já têm os olhos postos no verão. A programação, que envolve principalmente a operação charter, foi colocada no mercado a tempo e horas, permitindo que os portugueses pudessem fazer a escolha do destino que mais lhes agrada.
A entrevista desta edição foi feita a Pedro Braga, diretor-geral Adjunto da FCE – Feiras, Congressos e Eventos – que levantou um pouco, não da edição da BTL de 2022, mas do que será um pouco da BTL no futuro. Certo é que o objetivo é “atrair mais destinos internacionais”.
Uma viagem a Espanha, mais concretamente a Valladolid, deu para conhecer a FINE – Feira Internacional do Enoturismo. Portugal não só marcou a sua presença, promovendo os recursos patrimoniais e naturais através da cultura do vinho, como confirmou o seu potencial no enoturismo.
Nos destinos, a Tunísia, depois de levantar praticamente todas as restrições adotadas na sequência da COVID-19, pretende voltar a atrair os turistas portugueses, mercado que, em 2021, cresceu 46%.
O “Dossier” desta edição é dedicado aos seguros. Numa altura em que as viagens estão pouco a pouco a retomar, e com a generalidade dos destinos turísticos a levantar a maior parte das restrições, os seguros de viagem assumiram um papel fundamental.
A sustentabilidade veio com o compromisso não só do presente, mas, essencialmente, da vontade de encarar esta questão para um futuro não muito longínquo e ficcional.
Nos “Transportes”, e depois de ter retomado os voos entre a capital portuguesa e Telavive, em Israel, caos se justifique, a companhia admite aumentar ainda mais a operação.
Para concluir, Pedro Castro, fundador e diretor da SkyExpert Consulting, conta-nos um pouco da história de um dos gigantes dos céus: o Airbus A380.
Além disso, ainda há “Check-in” e as opiniões desta edição pertencem a Francisco Calheiros (CTP), Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Sílvia Dias (Savoy Signature), Duarte Leal da Costa (Ervideira), Ana Jacinto (AHRESP) Susana Mesquita (ISAG), Nuno Abranja (ISCE), Fernando J. Santos (GlobalSea & ShoreShore), António Paquete (economista), e Cristóvão Monteiro (CEIT).
Boas leituras!
Leia a edição aqui.