Solférias divulga novidades da programação em apresentação arrojada
Ao todo são 20 brochuras digitais e uma brochura multimédia que o operador turístico lança ao mercado sobre a sua programação 2021/2022.
Raquel Relvas Neto
SET quer sentar à mesa APAVT e ANAV para discutir se vale a pena duas figuras de Provedor do Cliente das agências de viagens
Turismo do Centro quer saber o impacto do turismo na região
“O cliente português é mais exigente que o espanhol”, admite José Luis Lucas (Hyatt Inclusive Collection)
Espanha multa cinco low cost em 179M€ por cobrança indevida de bagagem de mão [Atualizada]
600 aeroportos certificados na gestão do carbono a nível mundial
Museus e monumentos com novos preços de entrada a partir de 1 de janeiro
Ryanair ameaça retirar voos de dez aeroportos em França
São Tomé e Príncipe aumenta taxas aeroportuárias a partir de 1 de dezembro
Aviação brasileira vive melhor outubro da história
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Porto Santo, Hurgada, Sal, Djerba, Saïdia, Cayo Coco e Punta Cana são os destinos em operações especiais que integram a programação 2021/2022 do operador turístico Solférias.
A estes destinos, acrescem outros mais em operações regulares, todos disponíveis nas 20 brochuras digitais anuais e uma brochura multimédia que o operador apresentou esta quinta-feira virtualmente a mais de 500 agentes de viagens e que em breve vão estar disponíveis no site da Solférias.
Com a mensagem “Estamos prontos à sua espera”, a Solférias apresentou pela primeira vez a oferta da sua programação virtualmente, mas de forma arrojada, com um vídeo da equipa a divulgar os principais destinos.
Entre as novidades anunciadas, além das operações charter acima referidas, onde se destaca a manutenção de Hurgada, para a qual são o único operador com operação charter, e Punta Cana à saída do Porto, numa operação conjunta com a Sonhando, a Solférias integrou outros destinos. Um dos exemplos é Cancun, no México, para o qual o operador turístico aproveita os voos diretos recentemente lançados pela TAP.
Também a Expo Dubai 2020 que, como o nome indica, devia ter acontecido no ano passado, é outra das novidades do operador que vende pacotes com entradas para o certame.
As ilhas espanholas de Ibiza e Formentera também são novidades na oferta da Solférias, com voos TAP aos sábados e domingos.
O leque da programação da Solférias é vasto, mas conta com um grande foco em Portugal e nas ilhas portuguesas.
Nuno Mateus, diretor-geral do operador, indicou que “Portugal continental, Madeira e Açores que têm um grande avanço, por uma questão de conforto e de confiança das pessoas”. Além de Portugal, o operador turístico tem registado procura para São Tomé, mas especialmente para as Maldivas que Nuno Mateus considera “estar a passar muito ao lado desta crise pela parte do mercado nacional”.
Portugal continental, Madeira e Açores que têm um grande avanço, por uma questão de conforto e de confiança das pessoas
As curtas distâncias e os voos diretos são para o diretor-geral da Solférias o que tem reunido mais interesse por parte dos portugueses dispostos a viajar, “por uma questão de segurança e conforto”.
O operador espera ainda ter novidades relativamente a alguns destinos, como é o caso de Malta, onde está previsto que o governo maltês atribua um incentivo aos turistas que viagem para o destino este ano, adiantou Paulo Almeida, diretor de comercial da Solférias.
Expetativas
Contrariamente a 2020, Nuno Mateus afirma que “hoje em dia vemos finalmente uma luz ao fundo do túnel, percebemos que a questão da vacinação é fundamental” e “sem as vacinas não conseguimos restaurar a confiança e acima de tudo transmitir a capacidade de voltar à normalidade”.
Para o diretor-geral da Solférias, o negócio neste verão de 2021 tem “obrigatoriamente de crescer em relação a 2020”, mas confessa que os avanços e recuos na abertura de fronteiras não tem ajudado. “Tentamos ter uma vida programada, quando acontece alguma situação tentamos resolver”. No entanto, atingir sequer 50% das vendas de 2019 é cada vez mais difícil, tendo em conta que “já perdemos cinco meses de vendas”.
A uniformização dos procedimentos para viajar é algo que Nuno Mateus considera imprescindível, pois cada destino adota a sua política. “A uniformização de procedimentos tem de acontecer, enquanto não acontecer é tudo mais difícil”, sublinhou. Neste tema, o responsável da Solférias destacou o exemplo da Madeira, para onde possuem uma operação charter para o Porto Santo, referindo que a gratuitidade dos testes PCR é uma mais-valia nas operações para este destino. Quanto aos destinos que exigem PCR, Nuno Mateus critica o custo que os testes acrescem a uma viagem.
Nuno Mateus não deixou de salientar o “espírito corporativo” que tem existido entre os operadores portugueses, que este ano, se juntaram em força em ‘pools’ para vários destinos, nomeadamente em Marrocos e na Tunísia. “Os operadores juntaram-se num grande esforço para que todos juntos possamos sustentar as operações”, salientou, reforçando que esta união “beneficia toda a gente”, sejam operadores turísticos, como agências de viagens.
“Acreditamos que o verão de 2021 será o início de alguma coisa”, referiu o responsável aos agentes de viagens que assistiam virtualmente à apresentação da programação. “Ninguém está à espera que neste verão voltemos aos níveis de 2019, mas acreditamos que no verão vamos começar a consolidar e a partir de outubro decorra de uma forma mais tranquila para que em 2022 possamos ter o primeiro ano completo com níveis inferiores, mas altamente sustentáveis”.
Apesar de admitir que as dificuldades na distribuição turística vão continuar, Nuno Mateus acredita que as “agências de viagens e os operadores turísticos vão ser mais reconhecidos no futuro. Depois de tudo o que aconteceu, acredito que o turista se sinta mais confortável a pedir uma reserva a uma agência, pois caso surja algum problema tem com quem falar”.