Inovação e economia digital dominam reunião dos Diretores Gerais dos Estados Membros da UE
Encontro decorreu esta segunda-feira e foi a terceira de quatro iniciativas da área de Turismo da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A inovação e a economia digital, como pilares para o futuro do ecossistema turístico, foram os principais temas em debate na reunião dos Diretores Gerais dos Estados-membros da União Europeia, que decorreu esta segunda-feira, 8 de março, através de videoconferência.
O encontro, que contou com a participação de Rita Marques, secretária de Estado do Turismo de Portugal, foi a terceira de quatro iniciativas da área de Turismo da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia e centrou-se na forma como “a União Europeia pode promover uma abordagem mais eficiente para ações sobre digital e inovação”.
“A reunião dos Diretores, responsáveis por implementarem políticas e medidas, focou-se na inovação e na economia digital, como pilares para o futuro do ecossistema turístico, ao projetarem a oportunidade para melhorar metodologias de trabalho, redes de cooperação e fortalecimento de uma posição global”, revela um comunicado do gabinete do ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital.
Logo na abertura da reunião, Rita Marques afirmou o “compromisso e a determinação para impulsionar a recuperação do Turismo e fazer deste setor, deste ecossistema, um líder do desenvolvimento e da prosperidade da Europa”.
“A grande ênfase está na recuperação sustentável. A sustentabilidade ambiental, social e económica deve ser nosso objetivo comum, desde Governos a operadores, passando por organizações de base comunitária e turistas. Esta é uma responsabilidade compartilhada e devemos trabalhar juntos”, sublinhou.
Para a governante portuguesa, no quadro da transição digital, é ainda “imprescindível pensar promover negócios inovadores, desenvolvendo competências digitais e incentivando o uso da tecnologia na gestão estratégica e operacional”.
Antes desta reunião, decorreu também um encontro virtual de especialistas para debater o papel dos dados no restabelecimento da competitividade do setor do turismo, em especial no que se refere ao potencial dos recursos de Big Data.
Esta foi a terceira de quatro iniciativas da área de Turismo da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, depois do Fórum Internacional da Educação, Emprego e Formação no setor do Turismo e a Reunião Informal dos Ministros do Turismo. Em maio, decorre ainda o Fórum de alto nível relativo à Sustentabilidade e Turismo.
Recorde-se que, na área do Turismo, a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia fixou três objetivos principais: Qualificações; Transição Digital e Sustentabilidade.