AHP lança plataforma digital de solidariedade com o seu programa HOSPES
Programa de solidariedade da AHP entrou numa nova fase com a criação de uma plataforma digital que o vai tornar mais ágil e eficiente.

Carina Monteiro
Agência de Viagens El Corte Inglés já está em Guimarães
Lusanova promove formação sobre o Brasil em parceria com a TAP
Incerteza global não impacta viagens na Europa e Portugal continua a ser um dos destinos preferidos
Turismo sustentável e economia circular em análise na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Celebrity Cruises apresenta novo restaurante e opções de entretenimento do Celebrity Xcel
KIPT CoLab lança Barómetro Estatístico para o setor do Turismo a 26 de maio
LovelyStay celebra 10 anos de operação com bons resultados e acelera expansão internacional
CPLP apoia candidatura do Campo do Tarrafal a Património da Humanidade
Maior Legoland do mundo abre em Xangai em julho
Turismo no Porto confirma crescimento em 2024
Depois de sete anos e meio de crescimento, o programa corporativo de responsabilidade social e de sustentabilidade ambiental da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), conhecido como Programa HOSPES, entrou numa nova fase com a criação de uma plataforma digital que vai tornar o programa mais ágil e eficiente.
A apresentação da plataforma decorreu na passada quinta-feira, dia 15, em Lisboa, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que apadrinha a iniciativa desde 2015.
A crise não travou a solidariedade da hotelaria portuguesa que, durante a pandemia, contribui para a construção de hospitais de campanha, alojamento de profissionais e doação de bens e equipamentos. Isso mesmo foi enaltecido durante a cerimónia de apresentação da plataforma, pelo presidente da associação Raul Martins, presidente da AHP.
“Estamos perante a maior crise de sempre no turismo e a mais profunda. Mesmo nas alturas complicadas os nossos associados dizem presente. Durante a pandemia a hotelaria mobilizou-se, através do programa HOSPES, ajudou a equipar hospitais de campanha, alojou profissionais de saúde, e apoiou diretamente muitas entidades de norte a sul do país com bens e equipamentos”, referiu.
Com o lançamento desta plataforma digital, o programa HOSPES vai também juntar novas vertentes ao programa de solidariedade. Aos pilares da sustentabilidade ambiental e doação de bens, a AHP junta o emprego inclusivo e o voluntariado corporativo. “Estes dois pilares surgiram do repto lançado pelo Presidente da República, que desde 2015 apadrinha esta iniciativa”, referiu Raul Martins.
O Programa HOSPES existe há sete anos e meio, mas as primeiras doações começaram a partir de 2013. O programa foi batizado com o nome HOSPES em 2015, depois de uma intervenção do cardeal Tolentino Mendonça, durante um congresso da associação.
Em 2013, o programa contava com 10 hotéis e cinco instituições de solidariedade. Ao longo dos anos foi crescendo, alcançando, em 2020, o registo de 130 hotéis ,cuja doação de bens e equipamentos chegou a 92 instituições. De acordo com Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP “este aumento tornou a operação difícil de gerir de forma eficiente. Além de consumir muito tempo, surgiu a necessidade de automatizar e agilizar o processo, isto é, permitir que os vários atores do processo se encontrem através desta plataforma”.
Assim, e através da linha de financiamento do Turismo de Portugal, o Programa Valorizar, a AHP desenvolveu “uma plataforma que surge como um facilitador de comunicação entre hotéis e IPPS’s”, referiu a responsável.
Durante o evento de apresentação da plataforma, foram ainda atribuídos aos hotéis os Selos de Responsabilidade Social – We Share – e de Sustentabilidade Ambiental – We Care -, referentes a 2019, no total de 122, assim como Menções Honrosas aos hotéis e Parceiros que contribuíram, através do Programa, para o combate à COVID-19.
Em 2019, os hotéis doaram 29.343 bens às IPSS’s, num total de 224.379 bens, desde a sua criação.
Já este ano, o HOSPES foi reconhecido pela Comissão Europeia na categoria “Responsible & Inclusive Entrepreneurship” nos European Enterprise Promotiom Awards da Comissão Europeia.