Comandante de voo da TAP está infetado com Covid-19
Comandante infetado pertence à White Airways, mas estava ao serviço da TAP Express e realizou esta terça-feira, 10 de março, o voo TP1007 Madrid-Porto.
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A TAP veio esta quarta-feira, 11 de março, confirmar que o comandante da White Airways que realizou um voo da TAP Express na passada terça-feira, 10 de março, está infetado com Covid-19, o novo coronavírus que já provocou mais de quatro mil vítimas mortais em todo o mundo.
“A White Airways – companhia área portuguesa que opera aviões ATR e desde 2016 presta serviço em algumas rotas da TAP de curta distancia – e a TAP confirmam que um comandante da White Airways que estava ao serviço da TAP Express e que realizou o voo TP1007 Madrid-Porto do dia 10 de março, foi diagnosticado, no mesmo dia, com teste de coronavírus positivo pelo Hospital de São João, no Porto”, confirma a TAP, através de um comunicado enviado esta quarta-feira à imprensa.
A TAP diz que o comandante apresenta “um estado de saúde estável”, explica que as “autoridades de saúde foram imediatamente contactadas pela UCS, Unidade de Saúde do Grupo TAP” e que todos os procedimentos estão a ser cumpridos, garantindo que “não existe risco de contágio para os passageiros”.
“De acordo com os parâmetros definidos pelas autoridades de saúde e as características técnicas do avião, não existe risco de contágio para os passageiros, já que o sistema de ventilação do cockpit é independente do resto da cabina. Conforme as recomendações das autoridades, o Co-piloto e a Chefe de Cabina que trabalharam com o Comandante nos voos desse dia estão em isolamento e a ser acompanhados pelas autoridades de saúde que estão articuladas com os serviços clínicos da UCS”, acrescenta a TAP.
Já o avião que o comandante infetado com Covid-19 pilotou no voo Madrid-Porto foi, segundo a TAP, “submetido a todos os procedimentos de higienização e desinfeção previstos nos planos de contingência”, tendo já sido libertado para serviço pelas autoridades de saúde.
A TAP reitera ainda que “transportar os clientes e as tripulações em segurança sempre foi a prioridade”, motivo pelo qual cumpre todas as recomendações das autoridades competentes nesta matéria.
“Além da rigorosa higiene e limpeza de rotina dos aviões e espaços de trabalho, a TAP tem implementado procedimentos adicionais de limpeza e desinfeção específicos para o coronavírus COVID19, utilizando produtos biocidas homologados, em linha com as orientações da Direção-Geral de Saúde (DGS), com as especificações de segurança aeronáutica e dos fabricantes dos nossos aviões”, refere a companhia aérea.
A par destes procedimentos, também os aviões da TAP “estão equipados com um sistema de reciclagem do ar que renova totalmente o ar da cabine com alta frequência, a cada 2/3 minutos, vinte vezes numa hora”.
“Este sistema funciona por secções de 5 filas de bancos o que garante a renovação do ar em todas as zonas do avião, ao mesmo tempo e com a mesma qualidade”, explica a companhia, acrescentando que este sistema “utiliza filtros HEPA (High Efficiency Particulate Air) idênticos aos utilizados nos blocos operatórios”.
“Estes filtros conseguem extrair 99,999% dos vírus mesmo mais pequenos, incluindo vírus com apenas 0,01 micrómetro. Os vírus da família coronavírus têm uma dimensão entre 0,08 e 0,16 micrómetro, portanto prontamente filtrados pelos filtros HEPA, por seções e a cada 2/3 minutos”, garante ainda a TAP.
Também as tripulações da companhia aérea estão “treinadas nos procedimentos de identificação, abordagem e tratamento de casos suspeitos de doença infetocontagiosa a bordo, onde se incluí o COVID19 e dispõem em todos os voos do equipamento e consumíveis necessários para o efeito”.
A TAP diz ainda que está “em contacto diário” com as organizações nacionais e locais de saúde, com as autoridades da Aviação civil e aeroportuárias, bem como com as pessoas da linha da frente, nomeadamente tripulações, manutenção e engenharia, catering, limpeza e outros ground services.
“A companhia ativou o plano de contingência de atuação face a doenças infecto contagiosas, logo em janeiro, e desde então temos a organização em permanente estado de alerta e a atuar de acordo com os procedimentos a cada caso e a cada momento”, conclui a TAP.