LATAM Airlines coloca A350 na rota de Lisboa e aumenta capacidade em mais de 25%
Companhia aérea justifica a mudança de avião com a procura e rentabilidade desta rota, que é a mais rentável entre as rotas europeias da LATAM Airlines.

Inês de Matos
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Mercado das Viagens promove ciclo de formações
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%
Lisboa e Porto Alegre voltam a estar ligadas com voos da TAP
90% dos gestores de viagens empresariais já utilizam IA, mas “muitos continuam a enfrentar obstáculos”
ITA Airways junta-se à aliança de aviação Star Alliance
Caminhos Cruzados amplia leque de experiências enogastronómicas
A LATAM Airlines começou esta terça-feira, 4 de fevereiro, a voar entre Lisboa e São Paulo com um avião A350, novo aparelho que permite um aumento de capacidade superior a 25%, o que, segundo Cinthia Louza, sales manager da LATAM Airlines para Portugal e Espanha, permite dar resposta à forte procura registada nesta rota, que é a mais rentável da companhia aérea na Europa.
“Desde que começámos esta rota sempre tivemos um fator de ocupação acima dos 85%, temos várias outras rotas na Europa – Itália, Reino Unido, Alemanha – e são rotas que operam já há muitos anos, mas a verdade é que Portugal, logo no primeiro ano, teve uma rentabilidade superior a qualquer uma das outras rotas. Por isso, justifica-se colocar um avião maior nesta rota”, revelou a responsável esta terça-feira, durante uma conferência de imprensa em Lisboa.
De acordo com Cinthia Louza, em 2019, a LATAM Airlines transportou 14.807 passageiros na rota diária entre Lisboa e São Paulo, rota que registou “uma receita aproximada de 7,5 milhões de euros”, número que deixam a companhia aérea satisfeita e que suportam a mudança para um avião com maior capacidade, já que o A350 dispõe de 309 lugares em classe económica e 30 em premium business, enquanto o B767 que a companhia usava anteriormente nestas ligações contava apenas com 235 assento.
Mas, segundo a sales manager da LATAM Airlines para Portugal e Espanha, a mudança de avião permite também oferece um “produto consistente”, nomeadamente aos passageiros business, que têm agora a garantia de encontrar sempre o mesmo nível de qualidade, sempre que voam com a LATAM Airlines entre Lisboa e São Paulo.
“O grande trunfo que temos agora é a qualidade da business, que é imbatível e é consistente, ou seja, não acontece que os passageiros comprem um bilhete pensando que vão viajar num avião novo e, depois, encontrem um avião antigo e com os problemas que os aviões antigos têm, ao nível dos assentos e da iluminação. Agora, temos essa vantagem de oferecer um produto consistente”, acrescentou a responsável.
Além da qualidade e conforto a bordo, o novo A350 de nova geração da LATAM Airlines, que se torna na primeira companhia aérea a voar para Lisboa com este aparelho ao longo de todo o ano – até à data, apenas existe um voo charter com este aparelho e que opera apenas no inverno – é também mais eficiente no consumo de combustível, permitindo uma poupança de 25%, e é também mais amigo do ambiente, já que as emissões poluentes são também inferior em 25% face aos modelos de aviões mais antigos.
Para assinalar a mudança de avião na rota de Lisboa, a LATAM Airlines tem em vigor uma campanha nos painéis digitais do aeroporto de Lisboa e ofereceu ao passageiros que embarcaram na capital portuguesa esta terça-feira, 4 de fevereiro, pasteis de nata com o logótipo da companhia aérea.
Quanto às vendas nesta rota, Cinthia Louza revela que 93% das vendas são realizadas no Brasil e que a Europa corresponde apenas a 7% devido à grande procura do mercado brasileiro, que não deixa espaço para que a companhia venda mais na Europa.
“A procura do Brasil é tão grande, que acabamos por não ter espaço para poder vender da Europa para o Brasil, por isso, também a decisão de aumentar o avião”, explicou, revelando que, do total de passageiros com origem no Brasil, cerca de 50% ficam em Portugal, enquanto os outros 50% viajam para outros países europeus.
Já em sentido contrário, “48% ficam em São Paulo, 42% vão para o resto do Brasil e 9% viajam para a América do Sul”, revelou ainda a sales manager da LATAM Airlines para Portugal e Espanha.
Recorde-se que a LATAM Airlines começou a voar entre Lisboa e São Paulo em setembro de 2018 e, na altura, realizava cinco voos por semana, operação que passou a voos diários em setembro de 2019 e que ganha agora um novo aumento de capacidade, com a utilização de um aparelho de maiores dimensões.