Cruzeiros em “maré alta” no Porto de Leixões
Inaugurado em 2011, o novo Terminal de Passageiros do Porto de Leixões é já uma infraestrutura incontornável no Turismo da região Norte, contribuindo para atrair um maior número de visitantes à região. Em 2017, os resultados foram históricos e para o corrente ano as perspectivas não podiam ser melhores.
Inês de Matos
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Inaugurado em 2011, o novo Terminal de Passageiros do Porto de Leixões é já uma infraestrutura incontornável no Turismo da região Norte, contribuindo para atrair um maior número de visitantes à região. Em 2017, os resultados foram históricos e para o corrente ano as perspectivas não podiam ser melhores.
Em 2018, o Porto de Leixões deverá receber 108 escalas de navios de cruzeiro, que vão levar até à região do Porto e Norte de Portugal cerca de 115.000 passageiros e 55.000 tripulantes. As previsões são positivas, como foi o ano de 2017, quando a infraestrutura recebeu “100 escalas e 95.652 passageiros” e registou, “sem dúvida, o melhor ano para a actividade dos cruzeiros em Leixões”, diz a APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo ao Publituris.
De acordo com a entidade responsável pela gestão do Porto de Leixões, os resultados de 2017 traduzem “um crescimento de 19% no número de navios e de 33% no número de passageiros em relação ao ano anterior”, tendo a infraestrutura sido visitada, pela primeira vez, por 12 navios. “O novo cais, localizado em Matosinhos, foi, sem dúvida, crucial para este crescimento sustentado nos últimos anos, já que tem capacidade para receber navios de cruzeiro até 300 metros de comprimento. Desde a sua inauguração em 2011, o novo Terminal de Cruzeiros já recebeu 252 navios de cruzeiro que, nas anteriores condições portuárias, não poderiam vir a Leixões”, sublinha a APDL.
E para 2018 estão previstas 13 escalas inaugurais de navios de cruzeiro em Leixões, com destaque para Março, em que a infraestrutura recebe a primeira operação de turnaround “de um grande navio no Terminal de Cruzeiro”, prevendo-se que embarquem cerca de 600 passageiros em Leixões para uma viagem de seis noites, a bordo do navio do MSC Magnifica. “Será a primeira grande operação de embarque em Leixões e tudo está a ser preparado para acolher os passageiros da melhor forma. A expectativa é de que no futuro próximo, novos navios e novas companhias confiem em Leixões para os seus inícios e fins de viagem”, destaca a APDL, que assume esse como um dos objectivos para o futuro. “O início e fim de itinerários de cruzeiros, nomeadamente aberto ao mercado português, está a ser trabalhado pela APDL com diversas companhias e é um dos nossos objectivos para os próximos anos”, explica a APDL, considerando que o Porto de Leixões se encontra “numa posição geográfica privilegiada na costa Atlântica para os itinerários entre o Norte da Europa e o Mediterrâneo e ainda entre as ilhas portuguesas e espanholas”. O Porto de Leixões pode funcionar também como “uma das portas de entrada na Europa para os navios oriundos do continente americano”, com a APDL a invocar igualmente os cruzeiros temáticos como uma forma de atrair a atenção das companhias. “Nos últimos anos, têm igualmente surgido diversos itinerários sob a temática da gastronomia e dos vinhos, e que têm em Leixões um dos portos privilegiados para as suas escalas, não só pelas caves do Vinho do Porto mas, também, pelo Douro, pelas suas quintas e vinhos de mesa”.
Vantagens para a região Norte
Desde a sua inauguração, em 2011, que o Terminal de Cruzeiros de Leixões foi apresentado como uma infraestrutura fundamental para o desenvolvimento do Turismo na região Norte. Quase sete anos passado, a APDL faz um balanço positivo do impacto da actividade de cruzeiros na região, considerando que “o novo Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões é já um ícone da cidade de Matosinhos e do Porto e Norte de Portugal”, cujas “vantagens para a região Norte são claras”. “Este terminal veio capacitar o porto para viagens de cruzeiro em turnaround, ou seja, itinerários com embarque e desembarque em Leixões de grandes navios de cruzeiro. O Terminal de Cruzeiros tem capacidade para acolher 2.500 passageiros em turnaround”, justifica a APDL, acrescentando que, “não só os portugueses podem embarcar numa viagem a partir de Leixões, como atrai muitos turistas estrangeiros à região que, embarcando em Leixões, aproveitam para ficar mais uns dias e conhecer o Porto, o Douro e o Norte de Portugal com importantes contrapartidas para a economia local”.
A localização da infraestrutura é também uma vantagem, uma vez que fica “junto ao Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro, que dispõe de rotas diárias para vários destinos internacionais”, lembra a entidade gestora do Porto de Leixões.
Prémios trazem maior notoriedade
Desde que foi inaugurado, o Terminal de Cruzeiros de Leixões tem vindo a somar prémios, seja pela arquitectura, como foi o caso do prémio atribuído em 2017, pela ArchDaily, como Melhor Edifício, na categoria de arquitectura pública,seja pela excelência das condições para receber passageiros. Para a APDL, estas distinções são motivo de orgulho e “dão ainda mais notoriedade à actividade e a Leixões como um porto de cruzeiros”. “O que se pretendeu com este terminal foi criar condições para a atracação de grandes navios de cruzeiro com a máxima segurança e com todas as condições de conforto para passageiros e tripulação. Os prémios internacionais atribuídos ao terminal deixam-nos orgulhosos”, refere a APDL ao Publituris, destacando o prémio atribuído pela SeatradeCruiseAwards, que classificou o Porto de Leixões como um dos melhores a nível mundial, apenas atrás do Porto de Amesterdão, numa distinção que é considerada como “um dos mais prestigiados prémios na indústria mundial de cruzeiros”.