Wake up to NFT’s
Eis um novo mundo, um novo mercado, novas oportunidades de negócios, novas tendências, novos consumidores que sugerem o interesse global de muitas Marcas e exigências do mercado.
Amaro F. Correia
Docente Atlântico Business School. Doutorado em Ciências da Informação (Sistemas, Tecnologias)
NFT. É de marketing e de tecnologia, que falamos. Vou tentar sensibilizar, uma vez mais, com temas e assuntos abrangentes e que possam ler, com prazer. Leio, todos os artigos que defendem a sustentabilidade, a inclusão ou de forma mais evidente, o marketing, que me encantam e prendem numa aprendizagem constante. Sou TIC por formação, mas acredito num futuro mais simples e rentável, como humano, dos 5 sentidos. Tudo o que envolve TIC interessa-me ouvir, contestar, dialogar e aprender.
Este é o maravilhoso mundo que as tecnologias propõem a todos, sem exceção. As 3 letras iniciais, podem parecer descontextualizadas, mas começaram a mudar a vida das empresas, quando intervém com o mercado e promovem a atenção dos investidores, artistas, Gamers, celebridades, colecionadores e de muitos empreendedores. O valor do argumento é novidade, na “cabeça” de muitos, quando não entendem a razão pela qual uma obra de arte (digital) comercializada, com padrões de registo milionário, a leilão, movimenta hoje, num simples gif, numa imagem ou numa mensagem, valores estratosféricos (exemplo: twett do fundador duma rede social, vendido à posterior, por quase 3.000 milhões de dls).
Eis um novo mundo, um novo mercado, novas oportunidades de negócios, novas tendências, novos consumidores que sugerem o interesse global de muitas Marcas e exigências do mercado. A abordagem ao tema pode ser incluída nas estratégias de marketing das empresas e organizações, mas o que significa este “palavrão”, derivado do inglês (non-fungible token)? É um tipo, especial, de token criptográfico que representa algo único e não são intercambiáveis (diferentes das criptomoedas (Bitcoin) e outros tokens utilitários). Alguns autores, referem e justificam, como formas de representar a propriedade dum bem digital, duma imagem, dum vídeo ou mesmo dum “bocado” de um texto. Pensem numa história da internet onde os arquivos foram massivamente copiados, postados e partilhados… Os conteúdos que circulam na internet (NFT) ganharam relevância de um item colecionável (tal e qual um colecionador à moda antiga), que gera uma série de oportunidades para o comércio digital e no enquadramento das Marcas com os consumidores, eliminando barreiras entre a sua essência (criador da peça) e o comprador.
É marketing (Mkt) meus amigos. Insisto no Marketing, sempre. Devem estar a pensar: insiste no Marketing, mas qual a sua importância? A resposta é simples: é pelo MkT que as empresas conseguem entender as necessidades e os desejos dos consumidores, desenvolvem os seus produtos e serviços, atendem as exigências e aprendem a comunicar de forma eficiente as vantagens desses seus produtos e serviços. Juntamos o melhor de dois mundos: a comunicação e a tecnologia! Existem benefícios do MkT nas empresas/ organizações? Aponto algumas, mas tem mais: Ajuda a construir a marca; Aumenta o envolvimento com os consumidores; Melhora tomadas de decisões; Otimiza o relacionamento com os consumidores; impulsionam as vendas; diferencia a empresa da concorrência, utilizando as metodologias adequadas e cria opções de receitas diversificadas.
A finalizar, quais os elementos que compõem o MkT? 4 Ps do Mkt, conhecidos como Mix de Mkt ou Composto de Mkt, são 4 elementos básicos que compõem a estratégia de Mkt para alcançar o consumidor: Preço, Praça, Produto e Promoção. Mas, não desviando do assunto, voltemos ao NFT como vantagem: tem redução de custos, relacionados à produção e à logística de entrega do bem. No último artigo referi o Metaverso que alguns leitores me enviaram msgs para explicar a operacionalização… mas isto tem a ver com NFT. Ex: marcas estão a criar itens únicos digitais, como ténis numerados, para serem usados em ambientes digitais de games. Adaptabilidade a novos públicos, na verdade, já que o consumidor não recebe em casa a mercadoria, mas adquire um acessório para o seu avatar ficar mais estiloso no ecrã do computador ou do smartphone.
São 4 vantagens em incluir NFT, na estratégia de marketing, na empresa: Aumenta o alcance do público, passando a investir em bens digitais; Potencializa a inclusão de fãs da marca – cria “peças colecionáveis” aproximando os clientes e oferece experiências únicas; Reforça o espírito da comunidade, entre outros. Este mercado já movimenta biliões de dólares. Estejam atentos. “A mensagem sou eu” (Correia. A.) e quanto mais próxima for mais suscita interesse do consumidor. Experimentem.