Edição digital
Assine já
PUB
Opinião

Wake up to NFT’s

Eis um novo mundo, um novo mercado, novas oportunidades de negócios, novas tendências, novos consumidores que sugerem o interesse global de muitas Marcas e exigências do mercado.

Opinião

Wake up to NFT’s

Eis um novo mundo, um novo mercado, novas oportunidades de negócios, novas tendências, novos consumidores que sugerem o interesse global de muitas Marcas e exigências do mercado.

Sobre o autor
Amaro F. Correia

NFT. É de marketing e de tecnologia, que falamos. Vou tentar sensibilizar, uma vez mais, com temas e assuntos abrangentes e que possam ler, com prazer. Leio, todos os artigos que defendem a sustentabilidade, a inclusão ou de forma mais evidente, o marketing, que me encantam e prendem numa aprendizagem constante. Sou TIC por formação, mas acredito num futuro mais simples e rentável, como humano, dos 5 sentidos. Tudo o que envolve TIC interessa-me ouvir, contestar, dialogar e aprender.

Este é o maravilhoso mundo que as tecnologias propõem a todos, sem exceção. As 3 letras iniciais, podem parecer descontextualizadas, mas começaram a mudar a vida das empresas, quando intervém com o mercado e promovem a atenção dos investidores, artistas, Gamers, celebridades, colecionadores e de muitos empreendedores. O valor do argumento é novidade, na “cabeça” de muitos, quando não entendem a razão pela qual uma obra de arte (digital) comercializada, com padrões de registo milionário, a leilão, movimenta hoje, num simples gif, numa imagem ou numa mensagem, valores estratosféricos (exemplo: twett do fundador duma rede social, vendido à posterior, por quase 3.000 milhões de dls).

Eis um novo mundo, um novo mercado, novas oportunidades de negócios, novas tendências, novos consumidores que sugerem o interesse global de muitas Marcas e exigências do mercado. A abordagem ao tema pode ser incluída nas estratégias de marketing das empresas e organizações, mas o que significa este “palavrão”, derivado do inglês (non-fungible token)? É um tipo, especial, de token criptográfico que representa algo único e não são intercambiáveis (diferentes das criptomoedas (Bitcoin) e outros tokens utilitários). Alguns autores, referem e justificam, como formas de representar a propriedade dum bem digital, duma imagem, dum vídeo ou mesmo dum “bocado” de um texto. Pensem numa história da internet onde os arquivos foram massivamente copiados, postados e partilhados… Os conteúdos que circulam na internet (NFT) ganharam relevância de um item colecionável (tal e qual um colecionador à moda antiga), que gera uma série de oportunidades para o comércio digital e no enquadramento das Marcas com os consumidores, eliminando barreiras entre a sua essência (criador da peça) e o comprador.

É marketing (Mkt) meus amigos. Insisto no Marketing, sempre. Devem estar a pensar: insiste no Marketing, mas qual a sua importância? A resposta é simples: é pelo MkT que as empresas conseguem entender as necessidades e os desejos dos consumidores, desenvolvem os seus produtos e serviços, atendem as exigências e aprendem a comunicar de forma eficiente as vantagens desses seus produtos e serviços. Juntamos o melhor de dois mundos: a comunicação e a tecnologia! Existem benefícios do MkT nas empresas/ organizações? Aponto algumas, mas tem mais: Ajuda a construir a marca; Aumenta o envolvimento com os consumidores; Melhora tomadas de decisões; Otimiza o relacionamento com os consumidores; impulsionam as vendas; diferencia a empresa da concorrência, utilizando as metodologias adequadas e cria opções de receitas diversificadas.

A finalizar, quais os elementos que compõem o MkT? 4 Ps do Mkt, conhecidos como Mix de Mkt ou Composto de Mkt, são 4 elementos básicos que compõem a estratégia de Mkt para alcançar o consumidor: Preço, Praça, Produto e Promoção. Mas, não desviando do assunto, voltemos ao NFT como vantagem: tem redução de custos, relacionados à produção e à logística de entrega do bem. No último artigo referi o Metaverso que alguns leitores me enviaram msgs para explicar a operacionalização… mas isto tem a ver com NFT. Ex: marcas estão a criar itens únicos digitais, como ténis numerados, para serem usados em ambientes digitais de games. Adaptabilidade a novos públicos, na verdade, já que o consumidor não recebe em casa a mercadoria, mas adquire um acessório para o seu avatar ficar mais estiloso no ecrã do computador ou do smartphone.

São 4 vantagens em incluir NFT, na estratégia de marketing, na empresa: Aumenta o alcance do público, passando a investir em bens digitais; Potencializa a inclusão de fãs da marca – cria “peças colecionáveis” aproximando os clientes e oferece experiências únicas; Reforça o espírito da comunidade, entre outros. Este mercado já movimenta biliões de dólares. Estejam atentos. “A mensagem sou eu” (Correia. A.) e quanto mais próxima for mais suscita interesse do consumidor. Experimentem.

Sobre o autorAmaro F. Correia

Amaro F. Correia

Docente Atlântico Business School. Doutorado em Ciências da Informação (Sistemas, Tecnologias)
Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.