Edição digital
Assine já
PUB
Opinião

Turismo em Portugal: um caso de empenho, superação e sucesso

Tem sido muito interessante verificar, ao longo dos últimos anos que, apesar do contexto de incerteza e dificuldade a nível mundial, o setor do turismo não revela sinais de abrandamento em Portugal.

Opinião

Turismo em Portugal: um caso de empenho, superação e sucesso

Tem sido muito interessante verificar, ao longo dos últimos anos que, apesar do contexto de incerteza e dificuldade a nível mundial, o setor do turismo não revela sinais de abrandamento em Portugal.

Sobre o autor
Antonio Jorge Costa

O Turismo em Portugal tem vindo a afirmar-se como um setor verdadeiramente estratégico para a nossa economia. As inúmeras distinções e prémios internacionais, pelas marcas de produtos de excelência mundial, por cidades eleitas destinos de topo dos rankings internacionais, pela excelência dos nossos hotéis e restaurantes, evidenciam uma evolução muito positiva da indústria do turismo em Portugal.

Este sucesso deve ser trabalhado diariamente se queremos que seja sustentável. Para tal, devemos compreender as razões do nosso sucesso, saboreá-lo e planear a melhor forma de o incorporar nas práticas de todos os stakeholders do setor.

Tem sido muito interessante verificar, ao longo dos últimos anos que, apesar do contexto de incerteza e dificuldade a nível mundial, o setor do turismo não revela sinais de abrandamento em Portugal. Na verdade, o nível de confiança médio no desempenho do turismo nacional atingiu, em junho de 2023, os 84,3 pontos: o melhor registo de sempre em edições do Barómetro do Turismo. Este é um projeto pioneiro que o IPDT lançou em 2006, e que visa auscultar a opinião dos profissionais e responsáveis das organizações que atuam no setor do turismo, contando atualmente com 69 edições.

O Barómetro é uma das várias ferramentas nas quais o IPDT tem trabalhado, desde a sua fundação, e que permitem aumentar o conhecimento do mercado e do turismo. Isto porque sempre estivemos conscientes de que a informação, o conhecimento e os dados são elementos fundamentais para o rigor e o sucesso de quem trabalha o setor.

A forma do IPDT atuar e posicionar-se no mercado foi sempre a de adotar uma postura positiva, procurando identificar oportunidades em contextos de crise e antecipar respostas e soluções. Essa visão esteve na origem do lançamento do 1º MBA em Turismo em Portugal, em 2004, que viria a ser reconhecido em 2008 pela Organização Mundial do Turismo como um caso de excelência a nível mundial, pela organização da IPDT Tourism Conference – iniciada em 2004, com o objetivo de partilhar melhores práticas internacionais e discutir abordagens disruptivas no desenvolvimento e crescimento de destinos e empresas turísticas – e pelo lançamento, em 2007, da revista anual “Turismo em”, uma publicação prospetiva e de tendências para o setor que já conta com 16 edições.

O trabalho do IPDT tem sido diversas vezes reconhecido: em 2011 o Governo de Portugal atribuiu-nos a medalha de mérito turístico, em 2014, integramos o conselho consultivo do Aeroporto do Porto e em 2015 tornamo-nos, oficialmente, “Global Trends Editor” da publicação internacional Worldwide Hospitality and Tourism Themes, da Emerald Publishing.

Durante estes mais de 20 anos em que fazemos parte do panorama turístico nacional fomos sempre olhando para o que queríamos a médio e longo prazo, e pensando em formas inovadoras para atingir esses objetivos, encarando os desafios como oportunidades de fazer melhor, para sermos mais autênticos, mais inclusivos e mais sustentáveis.

Nos longos meses de pandemia, decidimos arriscar, manter toda a estrutura e produzir informação para que os agentes do turismo pudessem ter uma base para suportar as suas decisões, num momento tão desafiante. Lançamos um guia para a retoma, abrimos uma linha de apoio aos empresários do turismo, mantivemos a conferência anual, (ainda que em formato online) e produzimos a mais longa e completa edição da revista ‘Turismo em’, que foi distribuída gratuitamente a mais de mil pessoas.

O caminho tem sido longo, mas acreditamos que o sucesso se constrói com visão e com ação, com a consciência do que somos e do que temos. E Portugal tem tudo o que é preciso para se manter no ranking dos melhores destinos turísticos do mundo.

Uma nota de agradecimento à Publituris, pelos longos anos informar o trade turístico português, e parabéns aos atores do turismo nacional, pelo trabalho continuado e pelos sucessos que nos têm oferecido.

Sobre o autorAntonio Jorge Costa

Antonio Jorge Costa

Presidente do IPDT - Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo
Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.