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Opinião

Reservas diretas não são para todos

As empresas que não têm recursos financeiros ou humanos para investir na sua marca, não se devem focar nas reservas diretas.

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Reservas diretas não são para todos

As empresas que não têm recursos financeiros ou humanos para investir na sua marca, não se devem focar nas reservas diretas.

Guilherme Costa
Sobre o autor
Guilherme Costa

Num panorama como o atual, em que está a haver uma grande mudança de posicionamento dos gigantes de meta pesquisas é importante perceber a relação não só do turismo como um todo, mas particularmente das pequenas empresas com estes.

Sou um acérrimo defensor das reservas diretas, mas também da simbiose e parceria com os grandes players do mercado. Sei que há espaço para todos.

No Grupo atual onde me encontro a exercer funções de Diretor de Marketing fui responsável por um profundo rebranding. Aqui, mais uma vez pude comprovar que a teoria posta em prática é uma coisa bonita de se ver crescer. Conseguimos um crescimento fora de série e mais de 15% de reservas diretas, em menos de três meses.

Mas será que é para todos?

Não.

Reservas diretas não são complexas, mas valerão a pena?

Temos de entender que, para as reservas diretas serem lucrativas, o custo em marketing tem de ser necessariamente menos de 15% da mesma.

Isto complica o trabalho de marketing, porque, quer se queira, quer não, está-se a competir com os grandes jogadores do mercado, e esta percentagem é a sua base. E se então pusermos o preço ainda mais baixo no canal direto, diminui ainda mais essa percentagem.

Ora, e se eu disser que onde estou temos um custo bem inferior a isso?

É possível? – Sim.

É para todos? – Não. Não somos especiais, nem estamos a fazer nada que seja extraordinário. Estamos pura e simplesmente a criar impacto e a facilitar o processo de reserva. O extraordinário é o resultado.

As empresas que não têm recursos financeiros ou humanos para investir na sua marca, não se devem focar nas reservas diretas. É preciso ambos para tudo funcionar. Um website sozinho não faz milagres, nem uma rede social que mais parece uma agência imobiliária a tentar vender o hotel. Não é complexo, mas não é fácil.

Já não basta aparecer, temos de impressionar.

Sobre o autorGuilherme Costa

Guilherme Costa

Diretor de marketing e brand strategist
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