Quem nunca falou com um robot?…Chat GPT
Estamos, na verdade, numa mudança de época e devemos preparar as empresas e os Recursos Humanos para um futuro mais otimista, mesmo que seja “mais” digital. É a uma Revolução que se avizinha, em todas as sociedades de forma global.
Amaro F. Correia
Docente Atlântico Business School. Doutorado em Ciências da Informação (Sistemas, Tecnologias)
Que atire a primeira pedra! Todos já falamos com robots. No turismo, o Chat GPT veio para ficar e facilitar. Se se recordam, não é de agora este fenómeno, que os chats de Inteligência Artificial (IA) apareceram. 2004 foi o ano que mudaram a nossa vida e ficaram por cá, discretamente, alterando o paradigma da informação. Que se cuidem os Googles e afins….
No exercício temporal dos últimos 10 anos, analiso a gestão das empresas de turismo, na vertente presencial e digital como um grande desafio, confesso. A seguir, tento perspetivar, face à evolução das TIC, como será a gestão das mesmas – a existirem – daqui a 10 anos, com muitas mais variáveis digitais. É disto que se trata, da sobrevivência, neste mundo fabuloso da comunicação e informação.
Será a IA uma ameaça ou oportunidade, no turismo? A grande questão. Poderá tornar-se, numa breve SWOT, uma força e/ou fraqueza na nossa empresa? São duas questões, associadas, que farão sentido analisarmos a seu tempo. Temos como verdade empírica, que quando sentimos o desconhecido ou mesmo a insegurança, como humanos, tal e qual a abordagem da “morte”, literalmente, aumenta o medo e/ou a esperança, conforme cada um a sabe e/ou a pode encarar ou gerir.
É preciso cuidado com a análise, porque cada vez mais ansiamos por verdades, na gestão da vida profissional, mas as verdades e as perfeições, não acontecem, só, no Chat GPT, muito menos nos meios que concebemos para lá chegar. Desenganem-se, se pensam que esta é uma época de mudança. Isso acabou. Estamos, na verdade, numa mudança de época e devemos preparar as empresas e os Recursos Humanos para um futuro mais otimista, mesmo que seja “mais” digital. É a uma Revolução que se avizinha, em todas as sociedades de forma global. À IA exige-se inteligência, não basta parecer.
Para quem nunca leu nada: o Chat GPT de IA, data de 2022 e é assente em modelos de linguagem, fundamentais, GPT- 3.5 da Open IA, usando técnicas apuradas de aprendizagem. Habituem-se, porque veio para ficar e responder, assertivamente, aos problemas da nossa vida, diariamente. Terão tempo de “apanhar” muitas inovações nos próximos anos e de perceber as respostas detalhadas e articuladas que vão ser dadas, em vários domínios do conhecimento, mas acima de tudo, devem, sempre, validar as mesmas, para não falharem.
Não, desculpem, recuso qualquer “vitimização” dos humanos relativamente às máquinas! É um engodo dos medrosos. É uma evolução normal e até pode ser desafiante, para o marketing, na vertente mais evidente, dos robôs, por exemplo, tomarem o nosso lugar. Descobrimos, ao longo dos anos, nos desafios que o Marketing provoca, que o óbvio…, não agrada e muitas vezes, até incomoda. Ao Pensar Marketing, debatemo-nos com siglas, ferramentas, tendências, modismos que atrapalham e causam constrangimentos e se não forem bem usados, provocam muitas sensações de ansiedade para dividir, entre a “espuma” dos dias e a realidade. Os marketers recorrem a dicas e a propostas sem deixarem o que é mais útil e prático, de forma a pensar estratégias, para melhor atingir o consumidor. Mesmo neste cenário, nunca descuro H2H, que me protege e ambienta em movimentos circulares nos negócios de turismo.
O Chat GPT (Genetrative Pre-Trained Transformer) é um algoritmo, baseado na IA, criado nos EUA, mais ou menos um transformador pré-treinado generativo. A evolução deste modelo de IA é responder a todo o tipo de assunto e dar respostas, espantem-se, semelhantes aos humanos, criando a ideia de uma conversa intuitiva entre pessoas. Este modelo de IA interage por chat e tem a capacidade ilimitada de responder a diversas questões de forma “humanizada”, criando, em resumo, texto bem estruturado e de conteúdos coerentes. Não me intrometo na análise técnica, que me ultrapassa sobre o algoritmo e as redes que neurais, muito menos, na arquitetura do GPT, mas o desafio é abrir o marketing e as vendas, numa perspetiva pratica e estratégia, para as empresas de turismo. Os canais de comunicação mais abertos e dispersos obrigam a pensar formas de atrair pessoas que comprem viagens Youtube, TikTok, Instagram entre outros, ainda são fontes de tráfego orgânico (sem investimentos). No turismo, muitas vezes a dificuldade é perceber o público. Façam benchmarking e analisem os vossos concorrentes.
O CHAT GPT vem para facilitar, a questão é perceber a sua utilização de forma mais eficaz.