44% das agências de viagens portuguesas foram formadas nos últimos cinco anos
Os distritos de Lisboa (36%), Faro (14%) e Porto (14%) são os que agregam mais agências de viagens, seguidos por Setúbal (6%) e Madeira (5%). No total nacional, 91% destas agências são microempresas.
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Segundo dados do Insight View, uma solução de análise empresarial avançada da Iberinform, 44% das agências de viagens existentes em Portugal foram criadas nos últimos cinco anos, sendo que 25% abriram nos últimos seis a dez anos.
As empresas que somam 11 a 15 anos de atividade representam 11% das agências nacionais, enquanto as empresas deste setor com 16 a 25 anos, bem como as que têm mais de 25 anos, representam 10%.
Embora a Iberinform indique em comunicado que há “sinais de recuperação no setor”, que apresentou um crescimento de 55% em 2021, “as agências de viagens ainda se encontram longe dos níveis de negócio praticados em 2019”. Como a empresa explica, “a diferença de faturação entre 2021 e 2019 é de 65%, graças às inúmeras restrições de viagens e ao cancelamento de reservas”.
A análise agregada das contas oficiais apresentadas pelas empresas classificadas como “Agências de Viagem e Operadores Turísticos” refletiram, segundo a Iberinform, “a realidade de um setor que trabalha com uma elevada dependência de financiamento externo, que representa 79% do total das suas fontes de financiamento”, bem como “uma baixa qualidade da dívida, uma vez que 62% dos fundos emprestados vencem a curto prazo”.
Relativamente à dimensão das empresas do setor, 91% são microempresas, uma percentagem que sobe para 99% se forem acrescentadas as pequenas empresas. De acordo com os dados do Insight View, Lisboa (36%), Faro (14%) e Porto (14%) são os distritos com mais agências de viagens, seguidos por Setúbal (6%) e Madeira (5%). Os restantes distritos nacionais contabilizam os 25% de agências remanescentes.
Numa nota final, a Iberinform indica que nos últimos anos as agências de viagens “enfrentaram a mudança de hábitos de consumo associados à internet, reinventando a sua contribuição de valor sobre os pilares da experiência de compra, rapidez e simplicidade de contratação, as recomendações de clientes, o aconselhamento especializado e a redução dos custos”.
A Iberinform é a filial da Crédito y Caución que oferece soluções de gestão de clientes para as áreas financeiras, de marketing e internacional. Fornece bases de dados para a identificação de novos clientes e ferramentas que facilitam a gestão de riscos, a análise e acompanhamento de clientes ou setores.