Politécnico de Setúbal debate futuro do turismo em encontro internacional
Sustentabilidade e Desenvolvimento; Panorama Económico e Geopolítico; Ciência, Inovação e Transformação Tecnológica; e Turismo & Hospitalidade estarão entre os temas a abordar no evento promovido pelo Instituto Politécnico de Setúbal.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
O projeto de investigação SHIFT, liderado pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), promove esta quarta-feira, 15 de fevereiro, em Lisboa (Hotel Holiday Inn), o evento “The Future of Tourism: International Meeting”, que pretende suscitar o debate sobre diferentes cenários para o futuro do turismo, assente nos pilares da inovação, sustentabilidade e colaboração.
Organizado em quatro painéis temáticos, o encontro, que decorre a partir das 09h30, reúne especialistas em áreas como Sustentabilidade e Desenvolvimento; Panorama Económico e Geopolítico; Ciência, Inovação e Transformação Tecnológica; e Turismo & Hospitalidade, reservando, no final dos trabalhos, um momento de networking. Estão confirmados cerca de 60 participantes presenciais, estimando-se um número bastante superior online.
O projeto SHIFT- Sustainability-oriented, Highly interactive, and Innovation-based Framework for Tourism Marketing, a decorrer desde janeiro de 2022, tem como investigadora responsável Teresa Costa, professora coordenadora do IPS (Escola Superior de Ciências Empresariais), visando “trazer uma nova abordagem interdisciplinar para os desafios que as pequenas e médias empresas de turismo (PMETs) enfrentam, desenvolvendo e confirmando uma nova estrutura teórica para explicar como podem elas reinventar-se de forma colaborativa num mundo pós-pandemia”.
Deste modelo, refere Teresa Costa, “resultará uma nova estrutura concetual e pragmática para o marketing turístico, orientada para a sustentabilidade, altamente interativa e baseada na inovação, de base digital, que servirá como um trampolim para a transformação de que o turismo precisa urgentemente”.
O projeto SHIFT reúne uma equipa de investigadores da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), Instituto Politécnico de Lisboa (Escola Superior de Comunicação Social) e Universidade do Algarve (Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo), e tem como parceiros o CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo e o Turismo de Portugal.