Nuno Fazenda analisa os desafios do canal Horeca com a AHRESP
Numa primeira reunião com a AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal), o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, analisou os grandes desafios que se colocam ao canal Horeca.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
Nesta primeira sessão de trabalho, a agenda centrou-se em 12 pontos essenciais que preocupam a Associação, tendo em conta as dificuldades que as empresas deste setor atravessam devido ao atual contexto inflacionista.
Dos vários pontos examinados, destacam-se as as medidas financeiras de apoio, por via do Turismo de Portugal, como a Linha Consolidar +Turismo e uma nova moratória na linha de microcrédito; a aplicação temporária da taxa reduzida de IVA nos serviços de alimentação e bebidas, bem como a reposição definitiva na taxa intermédia de todas as bebidas.
A redução dos impostos sobre os rendimentos do trabalho; a dificuldade na contratação de profissionais qualificados; e a inconstância da regulamentação sobre o alojamento local, foram ainda outros assuntos que mereceram análise.
Neste encontro de trabalho, a AHRESP manifestou total disponibilidade para trabalhar em conjunto com a Secretaria de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, colaborando na procura de soluções concretas, assentes na base de um diálogo permanente e construtivo.