Como as gerações X, Y e Z encaram as viagens pós-pandemia
Embora todos demostrem grande vontade em viajar, as diversas gerações olham para as viagens, no período pós-pandemia, de forma diferente. Pelo menos nos EUA.
Victor Jorge
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Embora as viagens entre os americanos registem uma evolução, a plataforma de reservas de viagens GetYourGuide acaba de divulgar os resultados de um novo estudo, que revela que as várias gerações olham para as mesmas de formas bastantes diferentes aquando do planeamento.
Em geral, as viagens aparecem em primeiro lugar entre as atividades que os inquiridos mais anseiam retomar após a pandemia, acima da ida a restaurantes, festas e bares ou discotecas.
Contudo, existem certos aspetos da viagem e do planeamento da mesma com os quais todas as três gerações parecem concordar: priorizar a segurança, impaciência por ter que fazer um orçamento para viagens e tendência a optar por mais aventuras ao ar livre.
Mas também existem discrepâncias notáveis entre as atitudes em relação a viagens e planos futuros, como as distâncias que estão dispostos a viajar, a frequência das viagens, os respetivos orçamentos e com o que estão dispostos a gastar mais dinheiro durante as viagens.
Assim, os resultados do estudo da GetYourGuide apontam para o facto de, com as taxas de vacinação a aumentarem e muitas restrições relacionadas à pandemia suspensas, o resultado foi “um aumento claro nas reservas de viagens”, diz a plataforma. “Em todas as faixas etárias, 70% dos inquiridos começaram a planear as férias, emboras os destinos variem de geração para geração”.
Por gerações, mais de metade (51%) dos participantes da Geração Z estão a planear viagens internacionais, enquanto 37% optam por férias domésticas nos EUA. Já quanto às principais cidades internacionais que os viajantes norte-americanos citam como destinos desejados San Juan (Porto Rico), Dubai (EAU), Cíclades (conjunto de ilhas gregas) e Paris (França). Estes viajantes procuram “maneiras únicas de desfrutar dos destinos no exterior, como um passeio de barco bioluminescente em San Juan, um safári no deserto no Dubai, um cruzeiro pelas ilhas vulcânicas nas Cíclades ou uma aula de panificação em Paris”.
Por contraste, quase metade dos Millennials – Geração Y – (48%) e mais da metade (61%) da Geração “X” planeiam ficar nos Estados Unidos nas próximas férias, enquanto 35% dos Millennials e 20% dos “X” estão a planear viagens para o exterior.
Com o levantamento das restrições das viagens, a Geração Z e a Geração Y aproveitaram as oportunidades para fugas menores, com 37% da Geração Z e 34% da Geração Y a viajar para uma cidade diferente durante o mês de julho. Os membros da Geração X estão mais hesitantes em aventurar-se fora de casa, com 33% a destacar que “não viajavam para outra cidade há mais de um ano”.
Todas as gerações classificaram as férias na praia como a primeira escolha, acima dos refúgios nas montanhas, na cidade e no campo.
Com a variante Delta a ser predominante e a contínua ameaça da COVID-19, “todas as gerações de viajantes americanos ainda mantêm a segurança como prioridade”, refere o estudo da GetYourGuide, com pouco mais de metade de cada faixa etária a salientar esta como “a principal preocupação no planeamento de viagens”: 57% da Geração Z, 54% da Geração Y e 55% da Geração X.
Do total dos inquiridos, 24% classificaram a “flexibilidade em termos de cancelamentos” como a principal preocupação. Como as taxas de infeção e as restrições das viagens correspondentes em todo o mundo continuam a flutuar, “os consumidores procuram garantias de que não perderão o seu dinheiro se tiverem de alterar os planos no último minuto”, destacam as conclusões do estudo da plataforma.
As três gerações concordaram em identificar o maior incómodo associado ao planeamento de viagens e identificaram quais aspetos que tornam mais memorável uma viagem. Assim, todas as três gerações citaram o orçamento para viagens como o aspeto mais incómodo do planeamento de uma viagem. No entanto, os Millennials (Y) estão mais dispostos que a Geração X ou a Geração Z a contratar outros para planear as suas viagens (63%).
Em todas as três gerações, os inquiridos afirmaram que, “ter experiências únicas foi o elemento mais impactante das férias favoritas (38% da Geração Z, 48% da Geração Y e 43% da Geração X).
No entanto, são principalmente os Millennials que estão a colocar mais dinheiro no orçamento para cobrir esses aspetos nas suas viagens. 20% dos Millennials planeiam gastar entre 50 e 100 dólares por pessoa/dia em experiências, enquanto apenas 15% da Geração Z e 14% da Geração X pretendem dedicar esse valor às experiências.