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Segmento das autocaravanas está otimista para o verão

A pandemia veio trazer um aumento de procura por férias em autocaravanas, principalmente entre os turistas nacionais, numa tendência que se deverá manter este verão e também no futuro.

Inês de Matos
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Segmento das autocaravanas está otimista para o verão

A pandemia veio trazer um aumento de procura por férias em autocaravanas, principalmente entre os turistas nacionais, numa tendência que se deverá manter este verão e também no futuro.

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A pandemia veio trazer um aumento de procura por férias em autocaravanas, principalmente entre os turistas nacionais, numa tendência que se deverá manter este verão e também no futuro.


No ano passado, a pandemia da COVID-19 mudou a forma como se viaja e se passam férias. O recomendado distanciamento físico e o receio de contágio pela COVID-19 levaram muitos turistas a mudarem os seus planos de férias e a evitarem destinos mais movimentados, onde era difícil manter esse distanciamento. E, se esta foi uma notícia negativa para a generalidade do setor turístico, houve segmentos que saíram a ganhar com as novas tendências, a exemplo do segmento das autocaravanas, que já estava em crescimento mas que assistiu a um ‘boom’ ao longo do ano passado, como mostram os dados da Yescapa, uma plataforma de origem francesa, que entrou em Portugal em 2018 e que é conhecida como o ‘Airbnb das autocaravanas’, já que põe em contacto quem quer alugar estes veículos e os proprietários que desejam alugar as suas viaturas. “Entre maio e agosto de 2020, tivemos 3000 reservas confirmadas, tendo sido verificado um aumento de 57% comparativamente ao mesmo período em 2019, sendo junho o mês com mais reservas de sempre na Yescapa Portugal”, diz ao Publituris Maria Liquito, country manager da Yescapa Portugal, explicando que a plataforma viu mesmo a sua frota “ser totalmente ocupada”, principalmente por clientes portugueses, levando a que a Yescapa Portugal não conseguisse dar resposta a todas as solicitações.
O aumento da procura por autocaravanas, no ano passado, principalmente por parte de clientes nacionais, foi comum a todas as empresas contactadas pelo Publituris, que atribuem este crescimento ao facto das autocaravanas terem sido vistas como “uma alternativa aos hotéis e casas de aluguer por receio do vírus”, aponta Paulo Moz Barbosa, presidente da direção da CPA – Associação Autocaravanista de Portugal.
Por isso, e porque muitos estudos que têm vindo a público recentemente apontam que as tendências que chegaram em 2020 devido à COVID-19 se devem manter este ano, as empresas que se dedicam ao aluguer de autocaravanas estão confiantes que 2021 vai voltar a ser um ano forte neste segmento, ainda que haja receio devido à falta de turistas estrangeiros, que habitualmente correspondiam a 80% da procura por estes veículos em Portugal.

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2020 positivo

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Como refere Maria Liquito, em 2020, os clientes que procuraram as autocaravanas para férias foram “aqueles que sentiram a necessidade de viajar, mas tendo como critério obrigatório o isolamento social”. “Preferimos falar de 2020 como um ano de adaptação e de descoberta para todos. Para os viajantes, as palavras segurança e distanciamento social foram o que os motivou a recorrerem aos nossos serviços, tendo levado muitos viajantes a optar por esta forma de viajar”, explica a responsável da Yescapa Portugal, revelando que, além da nacionalidade e de procurarem férias com maior distanciamento físico, os clientes que recorreram à plataforma no verão passado tinham também em comum a idade, por norma na faixa etária entre os 30 e os 50 anos, assim como o facto de viajarem acompanhados, “sendo 64% das viagens feitas em família, seguida por férias em casal e amigos”.
Duarte Guedes, CEO da Hertz Portugal, que tinha lançado o conceito ‘Camper Vans’ no final de 2019, a pensar essencialmente no mercado internacional, corrobora o que diz Maria Liquito, uma vez que também as viaturas da Hertz Portugal dedicadas a este segmento, e que se caracterizam por serem veículos da marca Jeep com tendas instaladas no tejadilho, que podem ser adaptadas a qualquer viatura, registaram uma forte procura. “No final de 2019 lançámos o “Hertz Campers”, um serviço inovador de aluguer de viaturas da marca Jeep com tendas instaladas no tejadilho, que durante o primeiro confinamento registou um grande interesse. O balanço é positivo e achamos que estamos numa tendência futura forte”, explica, revelando que também no serviço “Hertz Campers” a procura “foi maioritariamente nacional”.
Quem também assinala a descida dos clientes estrangeiros no ano passado é Teresa Matos, da Portugal EasyCamp, plataforma que junta autocaravanismo e visitas a quintas nacionais, mas que, apesar disso, diz que “face à situação pandémica e consequente contexto de imobilidade e regressão económica, o balanço é positivo”. “Apesar de se ter registado um decréscimo considerável do número de autocaravanistas estrangeiros que anualmente visitam o nosso país durante vários meses, os portugueses aperceberam-se que viajar numa autocaravana seria uma solução muito interessante, segura e autónoma”, refere a responsável.
Balanço positivo é também o que merece a aposta da Visacar neste segmento, já que, no ano passado, a empresa de rent-a-car optou por entrar também no aluguer de autocaranas, de forma a ir ao encontro desta tendência do mercado. “A ideia principal de promover o aluguer de autocaravanas foi proporcionar uma experiência diferente aos clientes não só por estarmos num período de pandemia em que os clientes podem desfrutar das nossas regiões, de uma forma independente e sem o contacto com grandes aglomerados de pessoas, como também possibilitar a retoma do turismo. Em termos de balanço, e tendo a perspetiva dos clientes que já conseguiram usufruir
desta experiência, foi bastante positivo”, refere Honório Teixeira, general manager da Visacar.

Perspetivas

Apesar da descida dos estrangeiros, a verdade é que 2020 acabou por ser um ano positivo para o segmento das autocaravanas e, como indicam alguns estudos que recentemente têm vindo a público, é expectável que muitas das tendências do ano passado se mantenham também em 2021, o que vem reforçar a confiança das empresas. Maria Liquito diz que, para a Yescapa Portugal, a previsão aponta para que o verão “seja um pouco idêntico ao do ano passado, com reservas de última hora”. “Por norma, os portugueses não planeiam as suas férias com antecedência, reservando apenas uns dias antes da partida. Temos verificado uma grande procura para os meses de verão, mas os viajantes indicam que pretendem reservar mais próximo da data da partida e aguardar as medidas governamentais”, avança, revelando que a plataforma já conta com “reservas confirmadas para o verão de 2021, sendo 50% realizadas por estrangeiros, com destaque para franceses e, de seguida, italianos e alemães, que escolhem Portugal como destino de férias para este verão”.
Opinião idêntica manifesta Teresa Matos, que explica que, no caso da Portugal EasyCamp, também já existem algumas “reservas para junho e julho, até mesmo de estrangeiros”. “Apesar de ainda vivermos uma crise pandémica, temos confiança que o próximo verão seja, novamente, alvo de viagens em família ou grupo restrito de amigos, que procurem locais tranquilos e longe de multidões. Temos muitos clientes desejosos de voltar a visitar as nossas quintas”, acrescenta a responsável.
Na Hertz Portugal, também Duarte Guedes considera que esta “é uma tendência para ficar” e revela que a empresa conta já com “alguma procura nesse sentido”, apesar de realçar que, se não foram levantadas a tempo do verão, as restrições às viagens podem ser um entrave. “Ainda estamos longe do Verão e com novas restrições às viagens. Estamos a monitorar a situação”, refere o CEO da Hertz Portugal.
Na Visacar, Honório Teixeira também concorda e, apesar de defender que “cada vez mais clientes vão procurar esta alternativa, especialmente neste período de pandemia e também a médio prazo”, admite que “ainda não há uma procura notável”. “De momento, ainda estamos numa fase em que os clientes apenas fazem pesquisas, querem algumas informações, nomeadamente, o mercado nacional. Os outros mercados emissores ainda estão com algumas reservas em relação aos próximos períodos de férias”, explica.

Futuro

Restam, por isso, poucas dúvidas que a procura por autocaravanas deverá continuar em alta no próximo verão. Mas, e depois da COVID-19, poderá este segmento continuar a reuniras preferências dos turistas, mesmo
daqueles que habitualmente não optavam por este tipo de férias? Maria Liquito acredita que sim. “Ao longo dos anos, o autocaravanismo tem vindo a crescer e a ganhar cada vez mais adeptos em Portugal. A COVID-19 poderá ter impulsionado o autocaravanismo como forma de viajar, contudo, não acreditamos que irá esmorecer quando a pandemia deixar de estar no centro das nossas decisões”, aponta. Para a country manager da Yescapa Portugal, “em 2020, a pandemia despertou o interesse desta forma de viajar a pessoas que não se imaginavam sequer a experimentar uma autocaravana, tendo tornado muitas destas pessoas fãs e a renderem-se ao autocaravanismo”, o que, aliado às novas tendências do “slow tourism, viajar e passar tempo de qualidade com a família”, leva Maria Liquito a acreditar que esta prática vai continuar a ganhar adeptos. E exemplifica: “Na Yescapa, verificamos que 15% das reservas são feitas por locatários que querem experimentar esta forma de viajar antes de adquirir a própria autocaravana, o que nos leva a dizer que esta tendência continua a ganhar cada vez mais adeptos”.
Otimista quanto ao futuro está também Duarte Guedes, que explica que a “Hertz lançou o produto Campers antes da pandemia porque identificou um segmento com tendência crescente”. “E o produto até foi imediatamente copiado por empresas de referência neste segmento. A pandemia veio, como em várias áreas da economia e do consumo, acelerar tendências que já se manifestavam. Acreditamos que continuará a crescer”, acrescenta.
Honório Teixeira também alinha na perspetiva e diz que, mais do que uma moda, o autocaravanismo é um estilo de vida que a pandemia veio colocar na ribalta, num momento em que se procuravam alternativas de férias. E agora que grande parte do caminho já está feito, será mais fácil que a procura por este segmento se mantenha em alta. “Esta pandemia serviu, de facto, para todos nós procurarmos alternativas. O autocaravanismo não é uma moda, é um estilo de vida, que pode ser conciliado com as férias tradicionais, podendo o cliente optar por períodos curtos ou longos, desfrutando de mais locais e de uma forma muito peculiar”, considera, revelando que a Visacar está atenta à “evolução do mercado e, de acordo com a curva da procura, vai adaptando a oferta às necessidades dos clientes”.
Teresa Matos também se mostra otimista e diz que, já antes da pandemia, este segmento registava um “crescimento de dois dígitos na Europa”, motivo pelo qual acredita que “este crescimento ainda irá ser mais alavancado com o impacto de comportamentos ganhos durante a pandemia”. “Estamos plenamente convictos que é um setor que irá continuar a crescer bastante, mas que logicamente sofrerá de um certo reposicionamento, que no nosso caso vai ao encontro do serviço que oferecemos. Estamos confiantes que a década em que entrámos será propicia para projetos que estejam alinhados com a forte vontade de viajar, viver e retomar a liberdade”, aponta.

Desafios

Mais reticente em relação ao futuro do autocaravanismo parece estar a CPA, que considera que “o próximo verão é uma incógnita” e que, tal como o CEO da Hertz, se mostra preocupada com o impacto das restrições às viagens neste segmento. “Ainda se desconhece qual a percentagem da população europeia que estará vacinada e qual o grau de mobilidade que vai ser permitido”, acrescenta Paulo Moz Barbosa, que considera que “só quando a atual situação pandémica estiver resolvida será possível ter a certeza se este crescimento veio para ficar”.
Fundamental para o crescimento do autocaravanismo em Portugal, defende a associação, é também a criação de mais espaços indicados para esta prática e que estejam equipados com estações de manutenção. “Desde há vários anos que os clubes e associações têm vindo a pressionar as autarquias a abrirem parques para autocaravanas com uma Estação de Serviço para Autocaravanas (ESA) para a manutenção, isto é, a mudança de águas e limpeza das cassetes WC”, refere o presidente da direção da CPA, que critica também o Programa de Ação para o Autocaravanismo, lançado pelo Turismo de Portugal no verão do ano passado e que visa apoiar financeiramente as autarquias na construção desses equipamentos. O problema é que, para a CPA, este projeto “poderá vir aumentar estes equipamentos, embora o modelo previsto seja muito mal concebido”. “São modelos concebidos por mentes campistas e não por autocaravanistas praticantes do turismo itinerante. Infelizmente os parques de campismo estão alheados desta atividade e não se prepararam, a exemplo do que se tem feito na Europa. Tratam os autocaravanistas como campistas quando a grande maioria pratica turismo itinerante e o que precisa é de um local para estacionar (pernoitando ou não), fazer a manutenção de águas e seguir viagem”, critica Paulo Moz Barbosa.
Para a associação, problemático é também o conceito de pernoita, que foi introduzido com a alteração ao Código da Estrada de janeiro, mas que, segundo a CPA, não está ainda esclarecido. Segundo a associação, este conceito “determina que só é possível pernoitar nos parques de campismo e locais devidamente sinalizados para esse fim”, o que tem merecido a contestação dos praticantes de autocaravanismo, existindo mesmo dúvidas sobre se o mesmo vai “ser retirado ou mantido”. E esta será, defende a CPA, uma questão fundamental para o futuro do autocaravanismo em Portugal.

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Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton já foi inaugurado

A unidade hoteleira insere-se no edifício do antigo Grupo de Teatro Modestos, do qual foi recuperada a fachada e a antiga sala de espetáculos.

Publituris

A 6 de novembro a Hilton inaugurou mais um hotel no Porto, o Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton, no antigo Teatro Modestos.

Inspirado pela herança teatral do edifício que ocupa, o Cénica Porto Hotel conta com 126 unidades de alojamento, incluindo suites, além de um restaurante com um menu mediterrânico, o Dramatics Restaurant & Bar, liderado pelo chef Nuno Miguel. A nova unidade hoteleira oferece ainda um spa com piscina interior, jacuzzi, sauna e banho turco, várias salas para tratamentos, um ginásio equipado pela Technogym, um pátio e um jardim.

Dramatics Restaurant & Bar | Créditos: DR

Situado na Rua de Gonçalo Cristóvão, no centro do Porto, o hotel ocupa um edifício que em tempos integrou a Quinta de Santo António do Bonjardim, no início do século XIX. Em 1902, o local tornou-se a casa do Grupo de Teatro Modestos, ativo até à década de 1980.

Para preservar este legado, o hotel preservou a fachada original do edifício, como refere em nota de imprensa, além de transpor a herança teatral do edifício no design de interiores.

O espaço da antiga sala de espetáculos também foi recuperado, de acordo com o hotel, que indica em comunicado que este será um ponto de encontro para planos culturais e eventos privados.

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Soltour Travel Partners quer oferecer em Portugal muito mais que destinos de Sol & Praia

Também em Portugal, o objetivo da Soltour Travel Partners “é proporcionar às agências de viagens um portefólio mais amplo e não só de destinos de Sol & Praia que caracterizam o operador turístico”, declarou ao Publituris, o delegado da empresa no nosso país, Luís Alexandrino. E acrescentou que “com a Soltour Travel Partners, as agências de viagens vão poder beneficiar de um conjunto de soluções que será muito interessante tendo em conta os novos partners já anunciados.

Após um ano de 2022 considerado positivo, destacando-se os destinos das Baleares e Canárias, o delegado da Soltour Travel Partners em Portugal, Luís Alexandrino declarou ao Publituris que, “em 2023 esperamos superar os números de 2019, crescer e oferecer um portefólio completo de serviços aos nossos clientes, que são agências de viagens”.

O responsável avançou que “já temos toda a programação charter delineada e se consideramos os acordos que a Soltour Travel Partners, tem vindo a anunciar com os novos partners é um compromisso verdadeiramente ambicioso na operação turística”.

O que não se sabe, disse, “é como a venda se vai comportar face à escalada do custo de vida, e também não podemos ignorar que temos uma guerra na Europa, fatores estes que poderão condicionar a procura de viagens”.

Luís Alexandrino explica que depois de dois anos limitados pela pandemia, 2022, “foi o ano que nos permitiu fazer uma aposta mais ambiciosa nas operações das ilhas espanholas que foi um verdadeiro êxito. Tanto Maiorca como Menorca, houve necessidade de reforçar a operação dada a elevada procura. Operamos praticamente um charter diário, entre Porto e Lisboa”.

No que se refere ao longo curso, designadamente, Caraíbas, o delegado no nosso país do operador turístico de origem espanhola destacou que “primamos pela rentabilidade e não pela cota de mercado. Oferecemos às agências de viagens o preço justo e real que lhes permitiu obter mais benefício em comprar o produto Soltour tendo em conta o preço médio praticado”.

Operação de verão com novidades
Para este verão, a programação da Soltour à partida de Portugal é vasta e traz algumas novidades. Segundo Luís Alexandrino “retomamos a operação charter em voo direto de Lisboa para Samaná com a companhia  World2Fly, todas as sextas-feiras de 30 de junho a 08 de setembro, será um destino exclusivo Soltour”. Conta ainda que, como estreia, “temos o destino de Albânia com companhia Air Albânia onde operaremos de Lisboa e Porto, uma frequência semanal aos domingos de 25 de junho a 10 de setembro. Também retomamos a operação de Almeria do Porto às quartas-feiras de 01 de julho a 10 de setembro”.

Em relação às ilhas espanholas, entre Lisboa e Porto, “iremos operar com companhia Air Nostrum/Air Horizont as seguintes frequências:  Maiorca, contamos com nove frequências semanais; Menorca, com sete frequências semanais, Ibiza, três frequências semanais; Tenerife quatro frequências semanais e uma frequência semanal para destino Gran Canária, Lanzarote e Fuerteventura”.

Em 2023 esperamos superar os números de 2019, crescer e oferecer um portefólio completo de serviços aos nossos clientes, que são agências de viagens”

E há mais: O destino de Cabo Verde, será operado pela companhia Smartwings, para ilha do Sal de Lisboa e Porto às quartas-feiras de 28 de junho a 12 setembro e a Ilha da Boa Vista do Porto às terças-feiras de 27 de junho a 12 de setembro, enquanto o destino de Saidia será operado com três frequências semanais com a companhia Air Nostrum de Lisboa e Porto com início a 4 de junho a 24 de setembro.

Em relação às Caraíbas, “temos a operação exclusiva de Samaná de Lisboa e os destinos de Punta Cana e Riveira Maya de Lisboa e Porto, bem como Varadero de Lisboa com a transportadora aérea Wold2fly (partilhado) a partir de abril até final de outubro”, destacou ainda o responsável.

No entanto, a Soltour oferece ao mercado uma programação que se desenrola durante todo o ano. Neste caso, conforme sublinhou Luís Alexandrino, estão “os destinos das Caraíbas à partida de Lisboa e Porto com charter, e regular via Madrid. Contamos também com as cinco frequências semanais de Lisboa para Cancun em voo direto da TAP, onde temos lugares em garantia”.

Entre os destinos mais procurados pelo mercado português constam as ilhas espanholas. O delegado da Soltour em Portugal dá conta que “entre Baleares e Canárias, transportamos aproximadamente 30 mil passageiros. É certo que ainda não atingimos os números de pré pandemia, mas temos como objetivo este verão superar os números de 2019”.

Novas parcerias beneficiam Portugal
Se a empresa em Portugal vai beneficiar das novas parcerias recentemente anunciadas pela Soltour Travel Partners, Luís Alexandrino realça que “em 2021 anunciamos o partner  Smytravel que pelas razões conhecidas deixou de fazer parte da Soltour Travel Partners, onde os resultados foram francamente positivos. Agora a estratégia é dar continuidade ao projeto Soltour Travel Partners e como foi recentemente anunciado contamos com a Guest Incoming, WebBeds, Europamundo e Luxtours”.

Assegurou que a Soltour vai passar a oferecer ao mercado português todo esse conjunto de novo produtos. “O objetivo é proporcionar às agências de viagens um portefólio mais amplo e não só de destinos de Sol & Praia que caracterizam a Soltour. Com a Soltour Travel Partners, as agências de viagens vão poder beneficiar de um conjunto de soluções que será muito interessante tendo em conta os novos partners já anunciados”.

Da mesma forma, a nova linha de negócio das costas espanhola e Algarve “vai-nos permitir crescer substancialmente o produto de só hotel nas Costas espanholas e Algarve e oferecer as agências de viagens um produto mais amplo e competitivo”, concluiu.

Acordos e alianças com diferentes parceiros do setor

Durante os últimos meses do ano passado, a Soltour Travel Partners dedicou grande parte dos seus esforços à assinatura de novos acordos e alianças com diferentes parceiros do setor, a fim de oferecer os melhores produtos e serviços às agências de viagens. Com estas alianças, a empresa alargou o seu catálogo de produtos e melhorou a qualidade dos mesmos.
Com a WebBeds, última das parcerias que, desde o ano passado têm sido anunciadas pela Soltour Travel Partners, prevê a criação de um fornecedor de alojamentos com o objetivo de proporcionar uma maior cobertura de hotéis a todas as agências.
Com este acordo, a Soltour considera que aumentará exponencialmente a sua capacidade comercial para oferecer uma vasta gama de hotéis a partir de 2023.
De referir que a WebBeds é um dos principais fornecedores mundiais de serviços de alojamento e distribuição de produtos terrestres para a indústria de viagens, diferenciando-se pela escala global.
A empresa fornece serviços B2B através de mais de 430 mil hotéis distribuídos por todo o mundo, em mais de 16 mil destinos. Desta forma, a WebBeds tem contratos diretos com mais de 31 mil hotéis independentes e mais de 62 mil hotéis que fazem parte de cadeias globais. Trabalha atualmente com mais de 44 mil clientes e mais de 1.500 profissionais de viagens em mais de 50 países do mundo inteiro.
Pouco antes, e com vista a diversificar ainda mais a sua oferta de destinos, proporcionando maior competitividade às agências de viagens com as quais trabalha, a Soltour Travel Partners tinha anunciado a sua associação à Luxotour, operador de viagens com mais de 40 anos de experiência especializado em Marrocos, mas que trabalha outros destinos em vários continentes, como Egito,
Jordânia, Israel, Turquia, Cabo Verde, Senegal, Maldivas, Peru, Argentina e Canadá, entre outros, e tem a sua própria DMC em Marrocos e Tunísia.
Criada em 1980, a Luxotour disponibiliza programas turísticos completos com circuitos, estadias com voos, transferes, excursões e todo o tipo de produtos para mais de 100 destinos diferentes. Conta ainda com um departamento para grandes viagens, um para grupos e um terceiro para viagens de incentivos, disponibilizando os seus produtos exclusivamente através de agências de viagens.
Com a Europamundo, a empresa aliou-se para promover as viagens em circuitos internacionais. A Europamundo, que faz parte do Grupo JTB, fundado no Japão há mais de 110 anos, tem circuitos próprios em todos os continentes, exceto na Antártida, com 1.972 tours diferentes em 2022, 142 mil passageiros por ano (provenientes de 83 países) e 1.200 pontos de venda na Península Ibérica, permitindo aos viajantes descobrir a essência e a cultura de cada lugar de uma forma mais pessoal e exclusiva.
Este operador de circuitos internacionais se caracteriza por oferecer produtos flexíveis com viagens de três a 36 dias, dependendo das preferências de cada viajante, recorrendo à sua própria tecnologia que tem sido remodelada e melhorada ao longo dos anos.
Da mesma forma, a Soltour Travel Partners estabeleceu uma parceria com a Guest Incoming para lançar uma nova linha de negócios costeira especializada em sol e praia, que inclui as costas espanholas e o Algarve. A agência de viagens para o Mediterrâneo, que conta com contratação direta de cerca de dois mil hotéis, é considerada líder em serviços e novas tecnologias.
Costa Brava e Costa de Barcelona, assim como Costa Dorada, Costa Blanca (Benidorm-Gandia), Murcia, Costa del Sol (Torremolinos, Benalmadena, Fuengirola), Costa de la Luz (Matalascañas) e o Algarve são as zonas incluídas na nova linha de negócio. Na sequência do acordo com a DMC nasce o Soltour powered by Guest Incoming.

Sobre o autorCarolina Morgado

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Turismo

Nova Edição: O balanço de 2022 e as perspectivas para 2023 no turismo, os segredos da Allways, autocaravanismo e dossier tecnologia

A primeira edição de 2023 do Publituris tem com tema principal o balanço de 2022 e as perspectivas para 2023 feitas por alguns ‘stakeholders’ do setor do turismo. Além disso, a edição revela os segredos do “luxury” da Allways Unique Travel Designers, o segmento do autocaravanismo e um dossier sobre tecnologia no turismo.

Publituris

A primeira edição do jornal Publituris faz capa com um balanço de 2022 e as perspectivas para o ano que agora se inicia. Para o efeito, o jornal Publituris ouviu vários intervenientes do setor que antecipam um ano incerto em, por isso, com um otimismo moderado.

A crescente inflação, subida das taxas de juros, menor rendimento disponível por parte das famílias, além da guerra na Ucrânia foram os problemas mais apontados por Francisco Calheiros (CTP), João Fernandes (Turismo do Algarve), Pedro Machado (Turismo do Centro), António Marques Vidal (APECATE), Luís Araújo (Turismo de Portugal), Berta Cabral (Turismo dos Açores), Vítor Costa (Turismo de Lisboa), Eduardo Jesus (Turismo da Madeira), Vítor Silva (Turismo do Alentejo), Eduardo Santander (ETC), Julia Simpson (WTTC), Pedro Costa Ferreira (APAVT), Adriano Portugal (Mercado das Viagens), Álvaro Vilhena (Viajar Tours), Luís Henriques (Airmet), Tiago Encarnação (Lusanova), Amaro Correia (Iberobus), Eduardo Cabrita (MSC Cruzeiros), Paulo Pinto (Europcar), Francisco Teixeira (Melair Cruzeiros), Joaquim Robalo de Almeida (ARAC), José Lopes (easyJet), Marie-Caroline Laurent (CLIA) e Paulo Geisler (RENA).

Na “Distribuição”, damos a conhecer (alguns) segredos da Allways Unique Travel Designers, uma marca do grupo Travelstore, que atua no segmento “luxury”.

O dossier desta edição é dedicado à Tecnologia. Tendo a pandemia realçado a relevância da tecnologia e digitalização para a recuperação e o avanço da indústria das viagens, esta veio demonstrar a necessidade de acelerar os processos.

Além de ouvidas várias opiniões de quem está no terreno, também damos a conhecer algumas das soluções implementadas pela HiJiffy, Paraty Tech, Amadeus, Mastercard, Travelport, Roiback, Google, Optigest, XLR8RM, CLEVER/HOST e Vasco.

Para fechar, fazemos uma análise ao mercado do autocaravanismo que, depois de ter sido um dos segmentos turísticos com maior aumento de procura durante a pandemia, continua em alta e revela expectativas positivas para o futuro.

Além do Check-in, as opiniões pertencem a Jaime Quesado (economista e gestor), Dana Dunne (eDreams ODIGEO) e António Paquete (economista e consultor de empresas).

Boas leituras!

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Para mais informações contacte: Carmo David | [email protected] | 215 825 43

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W Algarve contrata novo diretor de marketing e comunicação

Henrique Pires é a nova aposta do W Algarve para dirigir o departamento de marketing e comunicação da unidade hoteleira, como anunciado em comunicado.

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Com 11 anos de experiência no setor hoteleiro, o profissional setubalense começou o seu percurso profissional no Pine Cliffs Hotel, passou pelo Waldorf Astoria Ras Al Khaimah e fez carreira na cadeia Minor Hotels, onde foi responsável pelas áreas do marketing e comunicação dos Anantara Hotels & Resorts e dos Tivoli Hotels & Resorts, em Portugal.

Chega agora ao recém-aberto W Algarve, onde irá desempenhar funções como diretor de marketing e comunicação.

“Estou muito contente e entusiasmado por me juntar à fantástica equipa do W Algarve e abraçar este novo desafio. É um grande orgulho para mim trazer as minhas ideias e visão para um hotel que abriu há cerca de meio ano e que já conquistou tanto terreno na região”, garante Henrique Pires.

O W Algarve marca o primeiro Hotel da marca W a abrir em Portugal. Situado no topo das icónicas falésias do sul de Portugal, o recém-aberto W Algarve junta-se à família de W Escapes, oferecendo “uma mistura de descontração à beira-mar com uma energia exuberante”, como referido em comunicado.

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Grupo Onyria duplamente nomeado nos European Excellence Awards 2022

O Grupo Onyria está duplamente nomeado para os European Excellence Awards 2022, onde está a concorrer em shortlist nas categorias Travel & Tourism e Internal Communications.

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O Onyria, grupo de gestão hoteleira com mais de 30 anos, detém o hotel de cinco estrelas Onyria Quinta da Marinha, onde foi desenvolvido o projeto de comunicação interna “Trading Places” (Inverter os papéis) – que valeu as duas nomeações do grupo para este concurso.

O projeto consistiu na ideia de inverter os papéis dos colaboradores do Onyria Quinta da Marinha Hotel, tornando-os hóspedes por um dia.

A iniciativa surgiu no seguimento dos dois anos de pandemia, como forma de compensar a resiliência da equipa. Os colaboradores “transformaram-se em clientes de luxo e carregaram energias para o verão de 2022, o momento de regresso à normalidade”, como o grupo indica em comunicado.

“Não há sucesso em hotelaria sem talento humano e esta foi uma forma de celebrarmos o nosso talento, numa altura decisiva para o turismo em Portugal. Estas nomeações são muito positivas porque vêm demonstrar o nosso empenho para fazer um trabalho de excelência, não só de forma externa, como interna”, afirma o diretor do Onyria Quinta da Marinha Hotel, João Pinto Coelho.

Os vencedores serão conhecidos a 9 de dezembro.

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O futuro das acessibilidades em debate no Congresso da AHRESP

O futuro do aeroporto, não só de Lisboa como das restantes vias aéreas portuguesas, marcou a sessão paralela, onde ainda houve tempo para falar das questões da ferrovia nacional e os problemas de ligação a Espanha.

Carla Nunes

O futuro das acessibilidades em Portugal esteve em debate numa das sessões paralelas do Congresso da AHRESP, que começou esta sexta-feira, 14 de outubro, no Convento de São Francisco, em Coimbra.

A sessão começou com um aviso por parte de Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP): “Se não tivermos rapidamente infraestruturas de mobilidade que respondam às necessidades das pessoas, principalmente um novo aeroporto, mais moderno e em condições de receber mais volume [de pessoas], podemos mais tarde ou mais cedo começar a perder turistas para outros destinos”.

Num discurso pautado pela necessidade de que “não podemos perder mais tempo” em relação ao futuro do aeroporto de Lisboa, Francisco Calheiros coloca os números em cima da mesa.

“Não canso de o dizer: segundo um estudo apresentado pela CTP, a não decisão sobre o novo aeroporto terá no mínimo um custo de quase sete mil milhões euros, menos 28 mil empregos e uma perda de receita fiscal de 2 mil milhões por ano”, frisa.

Os intervenientes da sessão, que contou com a participação de Eugénio Fernandes, CEO da euroAtlantic Airways, José Luís Arnaut, presidente do Conselho de Administração da ANA – Aeroportos de Portugal e Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT procederam desta forma a debater as várias possibilidades para o aeroporto, com Luís Arnaut a referir-se em tom jocoso à procura de localização de aeroportos como “um desporto nacional”.

Para Pedro Costa Ferreira, “uma das poucas cosias que nos aproxima da realidade” passa pela realização de obras no aeroporto da Portela, por considerar que “nesta década não vamos ter solução”.

Lembra ainda que “as acessibilidades aéreas não são só em Lisboa”, reportando-se aos aeroportos de Porto Santo – que afirma não ter condições e precisar de obras – e o da Madeira, “com restrição de operacionais que foram definidas em 1964”.

“A tecnologia melhorou no âmbito da pista [do aeroporto da Madeira], a pista foi aumentada, melhorou nos aviões, melhorou na formação, [mas] mantém-se os mesmos limites, e julgo que é o único aeroporto internacional no mundo em que os limites não são recomendatórios, mas são mandatários. Ninguém toca nisto, e isto fere a região”, explica.

Quanto à solução de aproveitar a infraestrutura de Beja, Eugénio Fernandes lembra que esta “peca por pequenas coisas: não tem abastecimento de combustível, fecha ao fim de semana, não tem serviço 24 horas e se quisermos aterrar passageiros que não são do espaço Schegen, não há SEF”.

Por essa razão, e dada a logística adicional desta opção, o CEO da euroAtlantic Airways defende que “o que for mais rápido é o melhor” – neste caso, “do ponto de vista teórico e sonhador”, uma solução rápida de Portela +1, que sabe “que agora não será possível, estamos num contexto diferente”.

Quanto à opção de Santarém, Pedro Costa Ferreira é taxativo ao assegurar que esta representa “mais 24 anos de diálogo”.

“Se estivermos à procura de uma decisão que não tenha vozes contrárias, não vamos ter mais aviões em Portugal. Fazer políticas é fazer escolhas. Assusta-me que seja necessário um consenso para o aeroporto”, declara.

“O fenómeno do entroncamento”

E porque, como Pedro Costa Ferreira lembra, “os problemas das acessibilidades não são só aéreas” a ferrovia também foi discutida na sessão, tendo sido caracterizada pelo presidente da APAVT como o “fenómeno do entroncamento” dadas as 8h40 necessárias para chegar de Lisboa a Madrid – incluindo, também, uma passagem pelo Entroncamento.

Afirma ainda que “do ponto de vista de sustentabilidade, os voos de curta duração vão ser muito atacados” e que nos encontramos “muito dependentes dos voos curtos nalguns mercados muito importantes para [o país]”. Aliás, José Luís Arnaut precisa que 94% dos turistas que visitam Portugal vêm de avião.

“Somos um país periférico, é obvio que temos de fazer um trabalho grande e estamos atrasados décadas na ligação com comboios rápidos com Espanha”, afirma Arnaut.

A encerrar o tema da ferrovia, Eugénio Fernandes acredita que “se houver uma conectividade grande a Madrid, e uma conectividade boa internamente, vamos conseguir desenvolver muito o turismo e o Interior”.

Numa nota final, reportando-se ao tema do congresso, Francisco Calheiros defende que esta não é “uma questão nem de utopia, nem de sobrevivência, é sim uma necessidade cada vez mais atual que as empresas devem ter em conta”.

“Continuamos a viver tempos desafiantes. O turismo, porém, continua resiliente. É praticamente unânime que se não fossem as receitas do turismo a receita seria muito menor”, termina o presidente da CTP.

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AHRESP
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AHRESP revela programa do próximo congresso em Coimbra

O congresso terá cerca de 60 oradores, 12 sessões paralelas e cinco workshops de parceiros, além de duas sessões plenárias.

Carla Nunes

O próximo Congresso da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), que decorre de 14 a 15 de outubro no Convento de São Francisco, em Coimbra, já tem um pré-programa definido.

Sob o tema, “Sustentabilidade: utopia ou sobrevivência?”, o congresso terá cerca de 60 oradores, 12 sessões paralelas e cinco workshops de parceiros, além de duas sessões plenárias.

A primeira sessão plenária, a cargo de Luís Marques Mendes, abre com o tema “Que conjuntura política e social teremos em 2023?”. Já a segunda sessão plenária vai consistir numa conversa entre a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, com as jornalistas Rosário Lira e Rosália Amorim, que serão também moderadoras em várias sessões paralelas.

De destacar ainda a sessão de abertura, que conta com a presença de Carlos Moura, presidente da direção da AHRESP, Pedro Machado, presidente da Turismo do Centro de Portugal, António Costa e Silva, ministro da Economia e do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A sessão de encerramento, onde serão lidas as conclusões do congresso, ficará a cargo da Secretária de Estado do Turismo, Congresso e Serviços, Rita Marques.

Ao longo dos dois dias de congresso, as sessões paralelas tratarão temas como o futuro das acessibilidades em Portugal, a sustentabilidade económica e ambiental, a influência do digital na vida das empresas, entre outros assuntos, que podem ser consultados no programa disponível no website da AHRESP.

“O Congresso AHRESP surge no momento em que a recessão bate à porta da Europa, o que pode não deixar ninguém imune – nenhum país e nenhuma atividade – nem mesmo aquela que teve indesmentível recuperação no verão, mas insuficiente para fazer face aos desafios que se colocam à economia nacional como um todo e, em casos muito concretos, aos diversos setores da atividade turística”, refere a associação em comunicado.

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Hospitality Talks
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“Hospitality Talks” reúnem hoteleiros e empresas tecnológicas para mitigar escassez de mão-de-obra no setor

A iniciativa conjunta da HiJiffy, RM hub, Climber RMS e OTA Insight vai juntar “cerca de uma centena de gestores hoteleiros”.

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A 11 e 13 de outubro, em Lisboa e Porto, respetivamente, hoteleiros e especialistas em tecnologia vão reunir-se nas “Hospitality Talks” para discutir formas de mitigar a falta de trabalhadores no setor.

A iniciativa conjunta da HiJiffy, RM hub, Climber RMS e OTA Insight vai juntar “cerca de uma centena de gestores hoteleiros” com o objetivo de identificar “os contextos em que a adoção de soluções tecnológicas e de revenue management podem funcionar como um trunfo na mitigação desta problemática”, indica a HiJify em comunicado.

As conclusões das Hospitality Talks serão incluídas num plano estratégico, “posteriormente disponibilizado aos diferentes stakeholders”, desde players da indústria, até decisores políticos. O intuito passa por “catalisar um compromisso conjunto no sentido de converter Portugal num exemplo de sucesso a nível a europeu”.

“É fundamental esclarecer que a adoção de soluções tecnológicas não visa eliminar a componente humana, muito pelo contrário. O objetivo passa antes por automatizar tarefas repetitivas e de baixo valor acrescentado, maximizando a eficiência de processos”, sublinha Tiago Araújo, CEO da HiJiffy, no respetivo comunicado.

A mesma mensagem é reforçada pelo CEO da RM Hub, Rudi Azevedo, que explica que “a tecnologia permite que as empresas possam canalizar esforços para as áreas operacionais, podendo desta forma direcionar o seu esforço para melhorar a experiência do cliente externo e interno”.

Evento limitado a 50 participantes por edição

Os hoteleiros interessados em fazer parte das Hospitality Talks devem formalizar a inscrição gratuita na edição de Lisboa, que terá lugar a 11 de Outubro, no NEYA Lisboa Hotel, às 9h00, através deste link.

Por sua vez, os interessados em participar na edição do Porto, que decorre a 13 de outubro no Selina Navis Cowork, às 14h00, poderão fazê-lo gratuitamente através deste link.

O evento será limitado a 50 participantes, “por forma a assegurar um envolvimento ativo de todos os presentes”. No entanto, a HiJiffy sublinha que ainda existem vagas disponíveis.

Além das conclusões resultantes dos diferentes painéis de discussão, os hoteleiros serão também chamados a participar num inquérito final. Todos os insights serão depois plasmados num documento que visa funcionar como um plano estratégico.

“Com a iniciativa ‘Hospitality Talks’ procuramos trazer não só os dados e tendências mais relevantes e atuais do mercado hoteleiro, mas também partilhar dicas de como trabalhar com a falta de staff e manter uma estratégia de sucesso”, remata Joanna Tomaszkiewicz, responsável da OTA Insight.

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Hotel Vila Raia
Alojamento

Idanha-a-Nova recebe nova unidade de três estrelas

O verão é visto pelo General Manager do Hotel Vila Raia como “a época de eleição para atrair clientes”, devido aos atrativos da zona.

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A zona da Raia acabou de ganhar mais quartos com a abertura do Hotel Vila Raia, em Idanha-a-Nova, Castelo Branco. A unidade de três estrelas acrescenta assim 26 quartos à região, num investimento que já superou um milhão de euros.

Os quartos, todos com twin bed, “seguem um modelo muito utilizado em Espanha, podendo-se juntar as camas sempre que o cliente desejar”, como explica Jorge Humberto, General Manager do Hotel Vila Raia.

Ao alojamento juntam-se valências como uma piscina exterior, sauna e jacuzzi, bem como uma sala de reuniões e estacionamento próprio. O edifício da unidade encontrava-se fechado há oito anos, pelo que foi necessário proceder a restauros, pinturas e à impermeabilização da piscina, de acordo com o General Manager.

O responsável aponta que esta unidade “será mais procurada pelo cliente que  quer fugir da agitação das grandes cidades e procura um sítio calmo e sossegado para carregar baterias”. O verão é visto como “a época de eleição para atrair clientes”, dados os atrativos da zona.

“Temos praias fluviais, aldeias históricas e boa gastronomia perto do hotel. Estamos inseridos numa região rica em eventos e que atraem muita gente de fora”, justifica Jorge Humberto.

Por se tratar de um novo hotel, o responsável afirma que não têm “qualquer historial em que possamos basear a nossa perspetiva [de reservas futuras]”. No entanto, mantém-se otimistas, dadas as reservas realizadas “na primeira e segunda semana de abertura e para a última semana de setembro”.

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Carrís Porto Ribeira contrata Simão Cruz para direção de vendas

O profissional conta com várias experiências na vertente hoteleira, somando passagens pelo Grupo Tivoli e pela Blue & Green Hotels.

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A Carrís Hoteles contratou Simão Cruz para assumir o cargo de diretor de vendas do Carrís Porto Ribeira.

O profissional conta com várias experiências na vertente hoteleira, somando passagens pelo Grupo Tivoli, onde assumiu funções de Corporate Account Manager, e pela Blue & Green Hotels, onde desempenhou o cargo de Iberian Market Manager em todas as vertentes de negócio – Corporate, MICE e Leisure. Posteriormente, Simão Cruz foi responsável pela planificação e reposicionamento do Santa Luzia ArtHotel, em Guimarães, enquanto Sales & Marketing Manager.

A Carrís Hoteles é uma cadeia hoteleira com unidades hoteleiras distribuídas pela Galiza e o Norte de Portugal. Atualmente, dispõe de seis hotéis localizados no Porto (Carrís Porto Ribeira), A Coruña (Carrís Marineda), Ferrol (Carrís Almirante), Santiago de Compostela (Carrís Casa de la Troya e Monte do Gozo) e Ourense (Carrís Cardenal Quevedo).

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