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Emprego e Formação

Associação Fórum Turismo faz parceria com 22 instituições de ensino

Desde junho de 2020 já foram celebrados protocolos com 22 Instituições de Ensino, Secundário/Profissional e Superior, com cursos ligados à área do Turismo.

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2.ª fase do programa “Competências do Futuro Algarve” com 28 ações de formação e sete ‘bootcamps’
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A Associação Fórum Turismo tem vindo a celebrar protocolos com diversas Instituições de Ensino no sentido de “aproximar aqueles que trabalham, estudam, investigam e/ou contribuem de alguma forma para o desenvolvimento positivo da formação turística”.

Desde junho de 2020 já foram celebrados protocolos com 22 Instituições de Ensino, Secundário/Profissional e Superior, com cursos ligados à área do Turismo. De acordo com a associação, os protocolos assinados “terão uma duração de 4 anos e prevêem que as Instituições de Ensino tenham acesso privilegiado a ofertas de estágios e empregos de empresas parceiras, apoio na organização de eventos e conferências formativas, e condições especiais para toda a comunidade académica nas iniciativas que o Fórum Turismo organiza ou é parceiro, como é o caso da Bolsa de Empregabilidade – a maior feira de emprego no Turismo em Portugal”.

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“A sociedade contemporânea é, sobretudo, movida por experiências que permitem o desenvolvimento pessoal e coletivo e, como tal, é preciso olhar para o Turismo como um setor global e desafiante para que se torne um lugar cada vez mais atrativo para se estudar e crescer profissionalmente”, afirma António Marto, Presidente da Associação Fórum Turismo.

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Atualmente, são estas as Instituições de Ensino com cursos ligados à área de Turismo que se encontram protocoladas:  EPAV – Escola de Hotelaria de Colares, Escola de Comércio de Lisboa, Escola de Comércio do Porto, Escola Profissional Alternância, Escola Profissional de Hotelaria de Fátima, Escola Profissional de Hotelaria e Turismo do Chiado, Escola Profissional de Paços de Brandão, Escola Profissional e Artística da Marinha Grande, Escola Profissional Gustave Eiffel, Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu, Escola Tecnológica e Profissional da Sertã, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra,  Instituto das Artes e da Imagem, Instituto de Educação e Desenvolvimento Profissional, Instituto Superior de Administração e Línguas, Instituto Superior de Ciências da Administração – ESCAD, Instituto Superior de Ciências Educativas, Instituto Superior de Gestão, ISEC Lisboa e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

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2.ª fase do programa “Competências do Futuro Algarve” com 28 ações de formação e sete ‘bootcamps’
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2.ª fase do programa “Competências do Futuro Algarve” com 28 ações de formação e sete ‘bootcamps’

A 2.ª fase do programa “Competências do Futuro Algarve” prevê 341 horas de formação distribuídas por 28 ações e sete ‘bootcamps’. No final das duas fases serão administradas um total de 550 horas de formação e 1.800 participantes até março de 2025

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De outubro de 2024 a março de 2025, o Turismo do Algarve e o Turismo de Portugal vão realizar 341 horas de formação distribuídas por 28 ações e sete bootcamps, em áreas como liderança, gestão, marketing e literacia digital, serviço de excelência, eficiência hídrica e idiomas.

A 2.ª fase do programa de formação “Competências do Futuro Algarve”, que surge na sequência do sucesso da 1.ª fase, que contou com mais de 900 inscrições e 33 ações de formação e bootcamps realizados, destina-se a empresas e operadores turísticos da região e pretende reforçar a capacitação em áreas estratégicas para o turismo, com vista à sustentabilidade e inovação da atividade na região.

O programa, lançado pelo Turismo do Algarve e pelo Turismo de Portugal, prevê um total de 550 horas de formação e 1.800 participantes até março de 2025. A iniciativa tem como objetivo preparar os profissionais para enfrentar os desafios do futuro, com especial foco em áreas como liderança, inovação, sustentabilidade e eficiência na gestão de recursos.

Para André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, a 2.ª fase do programa “Competências do Futuro Algarve” “reflete o nosso compromisso contínuo em proporcionar formação de qualidade aos profissionais do setor. Com esta iniciativa, queremos garantir que o Algarve não só mantém como eleva os padrões de serviço, desenvolvendo as competências dos seus profissionais e preparando as empresas para um futuro mais sustentável e inovador”.

Do lado do Turismo de Portugal (TdP), Carlos Abade, presidente do Instituto Público, reforça a importância estratégica da iniciativa e sublinha que o turismo “é uma atividade de pessoas para pessoas, com o adicional de o acolhimento ser crucial para a experiência turística e para o sucesso da atividade”.

“Ora isso tem uma consequência obrigatória, que é a necessidade de tornar a formação dos profissionais do setor uma prioridade absoluta. É isso que todos os dias fazemos no Turismo de Portugal, através de uma rede de escolas de turismo e através de inúmeras ações e programas de capacitação como este, que são absolutamente fundamentais”, conclui o presidente do TdP.

Os interessados já podem inscrever-se em nove ações de formação e três bootcamps desta nova fase e obter mais informação.

As 28 ações de formação totalizarão 313 horas, enquanto os sete bootcamps presenciais, terão 28 horas de formação intensiva. O formato será híbrido, com ações de formação online e bootcamps presenciais nas Escolas de Hotelaria e Turismo de Faro, Portimão e Vila Real de Santo António.

As ações de formação online terão foco no Instagram (plano de conteúdos), Brand storytelling (comunicação de marca), Economia circular aplicada à restauração, Marketing digital (bens e serviços), Liderança, gestão e motivação de equipas, Estratégia digital (aplicada ao turismo), Tendências na hospitalidade (em tempos de mudança), e Trabalho em equipa (desafios e boas práticas).

Já os bootcamps presenciais terão com temas a Cultura organizacional do turismo (atração e retenção de talentos – EHT VRSA), Liderança em equipas multiculturais e multigeracionais (EHT Portimão), e Design de experiências turísticas (guest experience – EHT Algarve).

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Município de Albufeira volta a apostar na formação na área do turismo

No âmbito do programa “Formação + Próxima”, criado pelo Turismo de Portugal, com o qual o Município de Albufeira colabora, voltam a estar abertas inscrições para mais formações e, a primeira ação intitulada “Liderança e Gestão de Equipas” acontece nos dias 18, 19 e 25 de novembro, das 14h30 às 17h30, na sala de formação junto ao Auditório Municipal. A participação é gratuita, mas implica inscrição, pelo que os interessados devem fazê-lo online na Academia Digital do Turismo de Portugal.

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Já estão abertas as inscrições para o curso no âmbito da “Formação + Próxima”, resultante de um levantamento de necessidades formativas, cujo objetivo é responder ao desafio de melhorar as competências dos profissionais do turismo, num contexto em que a excelência dos serviços prestados é cada vez mais determinante para o sucesso do destino.

O projeto, do Turismo de Portugal, ao qual o Município de Albufeira aderiu, arranca com uma formação sobre “Liderança e Gestão de Equipas”, focada em dotar os participantes de ferramentas indispensáveis para a organização e gestão eficaz de equipas, bem como para o desenvolvimento de competências de comunicação e liderança.

A formação é destinada a todos aqueles que pretendam adquirir conhecimentos na área, ou que pretendam ampliar as suas competências em liderança. Entre os temas abordados destacam-se a comunicação eficaz, os estilos de comportamento, a assertividade e a liderança de equipas, com particular ênfase nas dinâmicas próprias do trabalho em grupo e nos desafios que surgem em contexto real.

As sessões acontecem nos dias 18, 19 e 25 de novembro, das 14h30 às 17h30, na sala de formação junto ao Auditório Municipal de Albufeira e vão ser ministradas por especialistas do Turismo de Portugal. Os participantes que frequentem no mínimo 90% da ação de formação vão receber um certificado homologado pelo Turismo de Portugal.

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ESHTE promove pós-graduação em Turismo Cultural

A instituição garante que a formação, ministrada maioritariamente online, vai contar com “propinas acessíveis”, ao abrigo do Projeto TIA – Tourism International Academy.

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A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) está a promover uma pós-graduação em Turismo Cultural para o ano letivo 2024/2025.

A formação, que será ministrada maioritariamente online, vai contar com “propinas acessíveis”, de acordo com a instituição, ao abrigo do Projeto TIA – Tourism International Academy, apresentado ao programa Impulso Jovens Steam e Impulso Adultos, no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

A formação compreende o pagamento de propinas no valor de 200 euros e é dirigida a “licenciados ou detentores de experiência profissional relevante que pretendam desenvolver conhecimentos e competências” na área do turismo cultural, como a ESHTE explicita em nota de imprensa. As candidaturas estão abertas até 25 de outubro.

Os objetivos do curso centram-se em: desenvolver competências de planeamento e gestão do património cultural, dos empreendimentos turístico-culturais e dos respetivos destinos; proporcionar o desenvolvimento local a partir das indústrias criativas e do turismo cultural e promover o estabelecimento de práticas de marketing e comunicação em turismo cultural.

Tem ainda em vista potenciar competências tecnológicas inovadoras no suporte às experiências de turismo cultural; fomentar a investigação para a produção de conhecimento direcionado para o desenvolvimento de políticas públicas e privadas, no âmbito do turismo cultural; e, por último, desenvolver a capacidade de elaborar projetos de turismo cultural.

As aulas realizam-se de quarta a sexta-feira, das 18h00 às 21h50. No segundo semestre serão realizadas duas saídas de campo, ao sábado, a dois territórios distintos.

“Preparámos uma pós-graduação um pouco diferente das outras, importante para quem está, ou quer estar, ligado a esta área do turismo. E o facto de estarmos a colocá-la quase exclusivamente online, com exceção de dois sábados dedicados a visitas de estudo e uma manhã aqui na ESHTE, em que trabalharemos com uma tecnologia que implica a presença nas nossas instalações, permite que os interessados distantes da Área Metropolitana de Lisboa a possam frequentar”, explica João Reis, coordenador do curso e vice-presidente da instituição.

O GeoLab Tourism, uma das unidades curriculares desta formação avançada da ESHTE no segundo semestre, promete dotar os estudantes de competências práticas de apoio à decisão no âmbito do Planeamento e Gestão do Turismo, utilizando as tecnologias mais recentes para a produção de informação de suporte. A Programação e gestão de eventos, por outro lado, pretende “capacitar os profissionais a conceber e executar experiências culturais impactantes”. Por fim, a unidade de gestão de projetos de turismo cultural englobará a aplicação das competências desenvolvidas com a produção de um trabalho final, “que poderá ser apresentado a entidades e aplicado em contexto real, no futuro”, de acordo com a ESHTE.

“Teremos um conjunto de docentes especializados e iremos abordar nos primeiros meses vetores distintos como a gestão do património cultural, o planeamento e desenvolvimento de destinos turísticos , as indústrias criativas, o marketing, a comunicação digital e o turismo literário, que tem um potencial enorme. Nesse capítulo, iremos explorar o turismo literário não só em territórios rurais e urbanos, mas também em territórios ficcionados, algo que é verdadeiramente original”, salienta João Reis.

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Feira de Emprego da Bolsa de Empregabilidade em Lisboa. Créditos: Frame It

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Bolsa de Empregabilidade faz rebranding das suas feiras de emprego

A primeira iniciativa da Bolsa de Empregabilidade passará a designar-se como Feira de Emprego do Turismo, com o intuito de afirmar a marca mãe como organizadora de várias iniciativas ligadas à empregabilidade e networking, sem se restringir apenas às feiras de emprego.

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A Bolsa de Empregabilidade procedeu a um rebranding das suas feiras de emprego, que passam a contar com um novo nome e identidade. O objetivo passa por individualizar esta iniciativa, a par de outros projetos que a organização tem levado a cabo ao longo dos anos.

Desta forma, as feiras de emprego da Bolsa de Empregabilidade passam a assumir a designação de Feira de Emprego do Turismo, acompanhado do slogan “A maior feira de emprego no Turismo em Portugal”. Também o lema da marca mãe, neste caso a Bolsa de Empregabilidade, foi alterado para a expressão “A potencializar o futuro do Turismo ligando os seus profissionais”.

Em nota de imprensa, a organização dá conta de que a Bolsa de Empregabilidade começou há oito anos como uma feira de emprego de turismo em Lisboa, que se foi expandido para regiões como o Algarve, Alentejo, Centro e Porto. Desenvolveu ainda outras iniciativas para empresas e recrutadores, como foi o caso do Open Day, dos Meet-Ups Porto, do Talent Connect, do TourismON, do Roadshow, de algumas feiras internacionais e da sua plataforma de recrutamento online.

Agora, com este rebranding, a Bolsa de Empregabilidade espera afirmar-se como “organizadora de várias iniciativas ligadas à empregabilidade e networking, não se restringindo às feiras, por onde se iniciou”.
Através do website da Bolsa de Empregabilidade, os interessados podem continuar a acompanhar as novidades sobre a Feira de Emprego do Turismo e as datas e localidades para 2025.

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Aulas arrancam para 1460 novos alunos das escolas do Turismo de Portugal

O ano letivo 2024/2025 arrancou para 1460 novos estudantes da rede de Escolas do Turismo de Portugal. Aula inaugural sob o mote “Treinar campeões para a vida” distinguiu os 22 melhores alunos do ano letivo de 2023/24.

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Para assinalar este momento, o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, esteve presente na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, onde foram distinguidos os 22 melhores alunos do ano letivo 2023/2024. De entre estes 22, dois foram galardoados com o Prémio de Excelência Académica. Foram eles Leonor Lagoa Tarenta e Vítor de Oliveira Nascimento, ambos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste.

Carlos Abade lembra que “a educação e a formação de qualidade são o caminho para formar profissionais de excelência, num setor onde mais de 90% dos alunos conseguem uma integração imediata no mercado de trabalho”.

Este ano, a tradicional aula inaugural da rede de escolas do Turismo de Portugal foi subordinada ao tema “Treinar campeões para a vida” e foi protagonizada por Luís Alves Monteiro, presidente da Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal e Nuno Delgado, atleta que conquistou a medalha de bronze para Portugal nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000.

Neste ano letivo, são 1460 os alunos a iniciar o seu percurso de formação em turismo nas Escolas do Turismo de Portugal, distribuídos por 13 cursos lecionados em português e quatro em inglês, nas áreas de Cozinha, Pastelaria, Padaria, Restauração e Bebidas, Hotelaria/Alojamento, Informação Turística e Cultural e Animação Turística.

A rede de escolas do Turismo de Portugal, com 12 instituições de ensino de norte a sul de Portugal, está preparada para formar profissionais em diversas áreas operacionais e de gestão, respondendo às necessidades do mercado, dada a oferta formativa ampla e diversificada que promovem.

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Aproximar estudantes ao mercado de trabalho dá parceria entre Universidade Europeia e REDE-T

A Universidade Europeia e a REDE-T estabeleceram um protocolo que visa aproximar os estudantes do mercado de trabalho, estabelecendo uma ligação mais estreita entre a oferta formativa da instituição de ensino e a plataforma criada exclusivamente para o setor do Turismo.

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Além de contribuir para uma cultura de cooperação e de responsabilidade, aberta à partilha de conhecimento e à melhoria contínua em contexto empresarial, o protocolo, agora celebrado, abrange as Pós-Graduações em Gastronomia Criativa, Imagem, Protocolo e Organização de Eventos e Gestão Hoteleira.

Por outro lado, a oferta formativa da área de turismo (quer no formato presencial, quer online) ajudará os membros da Rede T a desenvolver as suas competências técnicas, o conhecimento e o networking, uma atividade crucial no setor do turismo.

De acordo com o protocolo, a REDE-T beneficia da bolsa parceiro / empresa, nomeadamente através de bolsas aplicadas ao segmento de formação de executivos e condições especiais de ingresso nos programas executivos. Paralelamente, os alunos da Universidade Europeia têm acesso a condições especiais, nomeadamente à oferta de uma anuidade, aquando da aquisição do acesso premium.

Este protocolo, de acordo com Sofia Almeida, coordenadora científica da área de turismo e hospitalidade da Universidade Europeia, “reforça o nosso compromisso em preparar os estudantes para os desafios reais do mercado de trabalho”, considerando que, “através de uma maior proximidade com profissionais da área, os nossos alunos irão integrar projetos inovadores que vão transformar o setor do turismo”.

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WTTC: Mulheres e jovens continuam a enfrentar barreiras no emprego nas viagens e turismo

O WTTC acaba de revelar que a pandemia da Covid-19 teve um forte impacto no emprego de mulheres e jovens no setor das viagens e turismo, e apela a ações urgentes para reverter esta situação, que ainda permanece.

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O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) lançou um novo relatório revelando o forte impacto da pandemia no emprego de mulheres e jovens no setor global de viagens e turismo.

Quase 70 milhões de pessoas que trabalham em viagens e turismo perderam os seus empregos durante a pandemia, mas mulheres e jovens foram desproporcionalmente afetados porque as suas funções eram mais propensas a serem desempenhadas nas áreas mais afetadas, como hospitalidade e serviços de alimentação.

Embora o setor tenha visto uma forte recuperação, o relatório “Tendências sociais no emprego em viagens e turismo” descobriu que este empregou 42 milhões de mulheres e pouco mais de 16 milhões de jovens em 2022, notavelmente abaixo dos 48,4 milhões de mulheres (-13%) e quase 19 milhões de jovens trabalhadores (15%) apoiados pelo setor em 2019.

Mesmo assim, e apesar do setor continuar a ser uma fonte vital de empregos para estes dois grupos, o relatório deixa claro que mais deve ser feito para garantir uma recuperação inclusiva e equitativa, destacando ser fundamental que aprendamos com essas dificuldades e implementemos medidas para proteger esses grupos de serem afetados desproporcionalmente em crises futuras.

O WTTC reconhece ainda que, apesar da recuperação económica mundial, a recuperação social continuou atrasada, principalmente para mulheres e jovens, que têm maior probabilidade de ficar presos em funções informais, de meio período ou de baixa remuneração, sem segurança ou potencial de crescimento.

Assim, Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC, recorda que “mulheres e jovens são a espinha dorsal do nosso setor, mas continuam a enfrentar barreiras significativas”, para avançar que “ao investir em profissionalismo, promover políticas inclusivas e fomentar o empreendedorismo, podemos desbloquear todo o potencial desses grupos e garantir que o nosso setor lidere o caminho na criação de oportunidades de emprego significativas e sustentáveis.”

O relatório também destaca que as mulheres continuam sub representadas em cargos de alta remuneração e liderança, com a divisão de género no emprego em viagens e turismo quase refletindo a da economia em geral.

Trabalhadores jovens, que representam uma parcela maior da força de trabalho neste setor, em comparação à economia em geral, enfrentam desafios específicos no acesso a empregos estáveis.

De entre as principais áreas de foco para governos e o setor incluem: Desenvolver políticas de formação de competências e de igualdade de género; Melhorar as oportunidades de emprego para mulheres e jovens; Investir em programas de educação e liderança; Implementar práticas de contratação inclusivas e remuneração igualitária; Apoiar acordos de trabalho flexíveis e cuidados infantis; Promover o empreendedorismo através do apoio a startups e pequenas empresas.

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Plano Nacional de Formação Financeira agenda ações para outubro

O Turismo de Portugal e a Academia de PME do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, promovem, em parceria com várias entidades da envolvente económica, novas ações de capacitação sobre temas da área financeira, enquadrados no Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF). As inscrições para outubro estão abertas.

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Esta nova oferta formativa da 9ª edição, que visa transmitir aos empresários, empreendedores e gestores de micro, pequenas e médias empresas dos setores do Turismo, Comércio, Indústria, Serviços conhecimentos que possam responder às diversas fases de crescimento da sua empresa, pretende dar continuidade às 22 ações decorridas no 1º semestre deste, que contaram com mais de 1100 participantes, avança nota publicada na página oficial do Turismo de Portugal.

As ações de capacitação irão decorrer em formato online e são de acesso livre, embora sujeita a inscrição na Academia PME do IAPMEI​. ​

 

Listagem das ações de formação financeira em ​​outubro 2024

– Como elaborar o orçamento anual da sua empresa​ – 1ª edição | 1 out 2024 | 09h30-12h00

– O Modelo de Negócio | 7 out 2024 | 09h30-12h00

– Estratégias Bancárias de apoio ao investimento​ | 8 out 2024 | 09h30-12h00

– O Plano de Negócios | 10 out 2024 | 09h30-12h30

– Empréstimos por obrigações | 15 out 2024 | 09h30-12h30

– Guia para a criação da sua empresa​ | 16 out 2024 | 14h30-17h00

– Do Sonho à Realidade | 17 out 2024 | 09h30-12h30

– Produtos bancários de apoio à tesouraria | 18 out 2024 | 10h00-12h00

– Segurança em ação: seguros para proteger os trabalhadores | 21 out 2024 | 09h30-12h00

– Como escolher os melhores produtos financeiros | 22 out 2024 | 09h30-12h30

– Proteção financeira: desvendando o Mundo dos Seguros | 23 out 2024 | 09h30-12h00

– Fundo de Pensões, uma estratégia de Poupança para a Reforma | 25 out 2024 | 09h30-12h00

– Oportunidades no Mercado de Capitais – 1ª edição​ | 31 out 2024 | 14h30-17h00 ​

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EHTC lançam nova formação em Gastronomia Histórica

O objetivo desta formação passa por promover o estudo, recriação e reinterpretação de preparados culinários portugueses, oferecendo aos participantes a oportunidade de conhecer e replicar receitas históricas.

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A Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e a licenciatura em Gastronomia da Escola Superior de Educação de Coimbra lançam uma nova iniciativa formativa gratuita: as Oficinas de Gastronomia Histórica.

Trata-se de um ciclo de sessões teórico-práticas tendo como objetivo promover o estudo, recriação e reinterpretação de preparados culinários portugueses, oferecendo aos participantes a oportunidade de conhecer e replicar receitas históricas, analisar as suas variações ao longo dos séculos e compará-las com as versões contemporâneas mais conhecidas.

As oficinas serão conduzidas pelos formadores Eduardo Vicente, João Pedro Gomes e Luís Gomes e decorrerão na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, com quatro sessões já programadas até ao final de 2024.

A primeira sessão terá lugar no dia 23 de setembro, das 15h às 18h, e terá como foco o estudo do doce “Toucinho do Céu”. Durante esta sessão, serão recriadas duas receitas datadas do século XVIII e XIX, onde se dará a conhecer a importância da História da Alimentação como agregador de valor a produtos alimentares, bem como destacar os desafios que a replicação e reinterpretação de receitas antigas apresentam.

A participação nas oficinas é gratuita e confere certificado de participação.

A inscrição na sessão desejada deve ser efetuada na Academia Digital Turismo de Portugal

Para mais informações, os interessados devem entrar em contato através do e-mail [email protected]

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Turismo de Portugal atribui Bolsas Luís Patrão

Estão atribuídas as primeiras 10 Bolsas Luís Patrão pelo Turismo de Portugal. O valor total soma 500 mil euros.

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O Turismo de Portugal (TdP) atribuiu, a 10 bolseiros, as primeiras Bolsas Luís Patrão, num apoio à formação no valor global de 500 mil euros.

Esta iniciativa marca a prioridade dado pelo Turismo de Portugal ao processo contínuo de formação e valorização das pessoas e dos profissionais do setor.

Recorde-se que esta bolsa, apresentada a 11 de dezembro de 2023, é destinada a apoiar a vertente académica, técnica e executiva de nível superior para jovens em início de carreira profissional, concretizando o objetivo do Turismo de Portugal em proporcionar a jovens de elevado potencial uma formação de excelência em escolas nacionais e internacionais.

Tendo em vista a formação das futuras gerações de líderes e gestores do turismo nacional, estas 10 bolsas segmentam-se em duas tipologias distintas: cinco bolsas de estudo pós-graduado, mestrado e MBA (categoria A) e cinco bolsas de especialização no estrangeiro (categoria B).

A Bolsa Luís Patrão promove, assim, a criação de uma rede de jovens profissionais do setor, promovendo a formação de gestores de topo com competências em áreas estratégicas para o turismo nacional. Os 10 estudantes selecionados apresentam não só talento, como percursos formativos de excelência e de elevado potencial, tendo assim a oportunidade de desenvolver novas ideias e projetos que façam a diferença no universo do turismo.

Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, salientou que “a Bolsa concretiza a visão e ambição do Turismo de Portugal de tornar a formação em turismo numa plataforma de criação de projetos com efetivo impacto económico e social. Hoje, o contributo do turismo une-se à preparação dos profissionais que pensam, inovam e lideram o futuro do país.”

Saiba quem são os 10 primeiros bolseiros:

Para as bolsas de estudo pós-graduado, mestrado e MBA, com um valor máximo de 60.000 euros por aluno foram selecionados:

  • António Martins Jerónimo no Excecutive Master in Finance – Universidade Católica Lisbon;
  • Júlia Pires de Campos no Mestrado Ciências Empresariais – Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG);
  • Lucas Firmino Melo no Mestrado em Finanças – Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG);
  • Mafalda Burmester Mello no Lisbon MBA – Universidade Católica Nova;
  • Miguel Ferreira Cabral no Lisbon MBA – Universidade Católica Nova.

Relativamente às bolsas de estudo de formação profissional especializada no estrangeiro, com um valor máximo de 40.000 euros por aluno foram selecionados:

  • António Allen Valente – Postgraduate Diploma in F&B Entrepreneurship and Management em Les Roches, Marbella;
  • Débora Gomes de Sá – Culinary Arts em Alain Ducasse, Paris;
  • Diogo Tempera Alexandre no GDC-T Gran Diploma Chef – Culinary Institute of Barcelona;
  • Jorge Pina Baptista – Postgraduate Diploma in F&B Entrepreneurship and Management em Les Roches, Crans Montana;
  • Marco Soares Ferreira – Culinary Arts em Alain Ducasse, Paris.
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