ISG lança licenciatura em Gestão do Turismo
João Caldeira Heitor, Coordenador Científico da Licenciatura, aponta que o Turismo necessita de recursos humanos “com capacidade de produção e de implementação de soluções que conjuguem a sustentabilidade económica da atividade, o equilíbrio ambiental e a finitude dos recursos turísticos”.

Publituris
PLAY Airlines inaugura rota de Faro com oferta de descontos
Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa
Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR
Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
No próximo ano letivo 2020/2021, o ISG – Instituto Superior de Gestão vai contar com a licenciatura de Gestão do Turismo.
A nova licenciatura tem como objetivo a formação e qualificação de recursos humanos para o desempenho de funções de
gestão e administração nas empresas e organizações do setor do turismo. Segundo o ISG, o plano de estudos está estruturado numa “sólida componente teórica das áreas científicas da gestão e do turismo”. “Este ciclo de estudos visa proporcionar aquisição de conhecimentos e competências que respondam às diversas necessidades do setor”. A licenciatura tem a duração de 6 semestres, com 180 ECTS e funcionará em regime diurno e pós-laboral.
João Caldeira Heitor, Coordenador Científico da Licenciatura em Gestão do Turismo do ISG – Instituto Superior de Gestão, refere que apesar de ter “ocorrido um aumento do número de licenciados na área do turismo”, as empresas, governo e organizações turísticas continuam a identificar “um défice na qualificação dos recursos humanos”. É no sentido de dar resposta a esta carência que o ISG apostou no lançamento desta nova licenciatura. “Constituindo-se o ISG – Instituto Superior de Gestão (Business & Economics School) como uma universidade de referência, nas áreas da economia e da gestão, com um grau de empregabilidade de 98,1% (de acordo com os dados oficiais da DGEEC), através da estreita ligação com o setor empresarial do turismo, construímos esta oferta formativa para uma formação de excelência”.
O ISG pretende assim estar “ao lado das empresas e das organizações do turismo com licenciados habilitados para a business intelligence, para o empreendedorismo, para a competitividade e capitalização das empresas”, mas também “contribuir para o reforço da oferta turística de qualidade, ambientalmente sustentável, equitativa, apta para novas práticas do consumo e centrada na satisfação da experiência do turista”.
Questionado acerca da multidisciplinaridade do Turismo e de que forma esta caraterística vai estar presente no curso, o responsável salienta que “o currículo da Licenciatura em Gestão do Turismo garante uma formação de valor, adaptada às novas tendências e às novas exigências”. “Além das disciplinas transversais e da componente da gestão, da contabilidade e das finanças de empresas turísticas, reforçamos as áreas da inovação, do empreendedorismo, da sustentabilidade dos recursos e do ordenamento do território”, complementa o coordenador científico da licenciatura. Para tal, a formação vai englobar algumas unidades curriculares inovadoras, são elas: empresas de alojamento local e gestão de plataformas. Até ao final do 5.º semestre vai ser fomentado o desenvolvimento e planeamento de projetos, que culmina, no 6.º semestre, com a realização de um Projeto Empresarial de Turismo.
“Queremos alunos que valorizem a carreira, que estejam dispostos a desenvolver investigação e que assumam o desiderato de se formarem para o desempenho das funções mais exigentes do setor. Para concretizarmos estes objetivos disponibilizamos um qualificado corpo docente, com sólida experiência académica e profissional nas áreas da gestão e do turismo, em diversas organizações privadas e públicas”, refere.
Para João Caldeira Heitor, agora e nos próximos tempos, o Turismo necessita “de gestores que compreendam as novas necessidades e exigências dos consumidores. Todo o setor está a readaptar-se. Os alunos que agora iniciarem a sua formação no ISG (durante os próximos 3 anos), vão adquirir conhecimentos dentro e fora da sala de aula, realizar trabalhos e projetos de acordo com o novo cenário que vivemos. Estas pessoas estarão munidas de ferramentas distintas, capazes de responder aos desideratos presentes e futuros que se colocam à gestão do turismo e à economia nacional”. “Necessitamos de recursos humanos nas empresas e nos organismos do setor com capacidade de produção e de implementação de soluções que conjuguem a sustentabilidade económica da atividade, o equilíbrio ambiental e a finitude dos recursos turísticos”, complementa.
Para garantir o sucesso as parcerias ganham especial destaque, sobretudo sinergias “entre os players privados e públicos do setor, sobre uma nova atitude comportamental e organizacional, com gestores habilitados para a gestão da interdisciplinaridade, para o incremento da cooperação e para o constante reforço da inovação na atividade turística”. Neste sentido, o ISG estabeleceu um protocolo com o Grupo Pestana, maior grupo hoteleiro português “para a partilha de conhecimentos e a promoção de iniciativas conjuntas no âmbito do turismo e do ensino superior”.
“Esta parceria permite aos nossos alunos conhecer a gestão e organização da maior cadeia hoteleira de origem portuguesa, detentora da rede Pestana Hotels & Resorts, Pestana Collection Hotels, CR7 Hotels e Pousadas de Portugal, assim como os processos de comunicação, promoção, organização de eventos, administração e operacionalização de estruturas de saúde, bem-estar e lazer de estruturas de referência internacional. Encontramo-nos a renovar e iniciar outras parcerias com as maiores empresas e organismos do setor para a concretização da ambicionada oferta formativa de excelência na área da gestão do turismo”, esclarece o académico.