MSC Cruzeiros inaugurou maior e mais inovador navio da frota
Inauguração do MSC Grandiosa decorreu este sábado, 9 de novembro, em Hamburgo, na Alemanha.
Inês de Matos
Turismo do Centro quer saber o impacto do turismo na região
“O cliente português é mais exigente que o espanhol”, admite José Luis Lucas (Hyatt Inclusive Collection)
Espanha multa cinco low cost em 179M€ por cobrança indevida de bagagem de mão [Atualizada]
600 aeroportos certificados na gestão do carbono a nível mundial
Museus e monumentos com novos preços de entrada a partir de 1 de janeiro
Ryanair ameaça retirar voos de dez aeroportos em França
São Tomé e Príncipe aumenta taxas aeroportuárias a partir de 1 de dezembro
Aviação brasileira vive melhor outubro da história
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
A MSC Cruzeiros inaugurou este sábado, 9 de novembro, o MSC Grandiosa, o maior navio da frota da companhia e o mais avançado a nível tecnológico e ambiental, numa cerimónia que decorreu em Hamburgo, Alemanha, e que juntou milhares de convidados a bordo, bem como a atriz Sophia Loren, madrinha de todos os navios da frota da MSC Cruzeiros.
Com capacidade para transportar 6.334 passageiros, o MSC Grandiosa tem mais de 331 metros de comprimento e conta com 2.421 camarotes, números que o tornam no maior navio da frota da companhia de cruzeiros, característica que está, no entanto, longe de ser mais diferenciadora, já que este é também o navio mais eficiente e ambientalmente avançado da MSC Cruzeiros.
“Este é o navio mais inovador até agora”, congratulou-se Pierfrancesco Vago, executive chairman da MSC Cruises, durante uma conferência de imprensa que antecedeu a cerimónia de batismo e na qual enumerou as diversas inovações que o navio traz a nível ambiental. A este nível, destaque para os avançados sistemas de limpeza de gases de exaustão, redução catalítica seletiva, tratamento de água do lastro e de águas residuais, de resíduos sólidos, HVAC inteligente e poupança de energia, sendo também o primeiro navio no mundo com um equipamento para reduzir o barulho subaquático.
Além das inovações ambientais, o MSC Grandiosa conta ainda com “novos detalhes, mais lojas e mais bares e restaurantes”, como destacou Gianni Onorato, CEO da companhia, considerando que, mais do que “grandioso, este navio é a perfeição”.
O navio volta também a contar com o Cirque Du Soleil at Sea, com novos espetáculos e um melhorado Carousel Lounge, e com a já famosa Promenade ao estilo Mediterrâneo, com 93 metros de comprimento, além de uma oferta gastronómica assinada pelos conceituados chefs Ramón Freixa, Harald Wohlfahrt- responsável pelo jantar da inauguração-, Jereme Leung, Raymond Blanc e Roy Yamaguchi, sem esquecer o chocolatier Jean-Philippe Maury.
A nível tecnológico, destaque ainda para a presença da ZOE, a assistente virtual da MSC Cruzeiros, disponível em todos os camarotes para ajudar os passageiros e esclarecer dúvidas, enquanto a app MSC for Me passou a ter novas funcionalidades neste navio, como a opção “O que comer”, que recomenda os melhores pratos locais enquanto os passageiros viajam de destino para destino.
Tal como o navio, também a cerimónia de inauguração do MSC Grandiosa foi inovadora, já que foi assinalada em diferentes partes do navio, que navegou pelo rio Elba, com o ponto alto a decorrer à passagem da Elbphilharmonie, uma das maiores e mais avançadas salas de concertos do mundo, quando um espetáculo especial de luzes iluminou o edifício e o navio.
A cerimónia foi conduzida pela modelo e apresentadora suíça Michelle Hunziker e contou novamente com a presença de Sophia Loren, madrinha de todos os navios da companhia, terminando com um grandioso espetáculo de fogo-de-artificio.
As comemorações de batismo do MSC Grandiosa são as mais longas já realidades pela MSC Cruzeiros, já que tiveram início a 6 de novembro, com a chegada a Hamburgo, e vão estender-se até dia 23, quando o navio começar a realizar itinerários de sete noites pelo Mediterrâneo Ocidental à partida de Génova, passando por oito países e 11 portos, incluindo Lisboa, onde o navio vai estar na próxima sexta-feira, 15 de novembro.
O MSC Grandiosa é o 17.º navio da frota da MSC Cruzeiros e o primeiro da classe Meraviglia-Plus, marcando a estreia desta classe que vai contar com três cruzeiros, o próximo dos quais, o MSC Virtuosa, tem chegada prevista já para 2020.
*A jornalista viajou para Hamburgo a convite da MSC Cruzeiros.