Número de turistas portugueses na Galiza quase duplicou até Agosto
De Janeiro a Agosto de 2018, a Galiza recebeu 392.282 turistas portugueses.
Inês de Matos
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
De Janeiro a Agosto de 2018, a Galiza recebeu 392.282 turistas portugueses, número que representa quase um quarto do total de portugueses que visitaram Espanha durante os primeiros oito meses do ano e que, segundo Natalia Briales Cristóbal, directora do Turismo Espanhol em Portugal, representa quase o dobro dos turistas portugueses contabilizados em igual período do ano passado na região.
“Os últimos dados disponíveis mostram que, de Janeiro a Agosto de 2018, visitaram a Galiza 392.282 turistas portugueses, o que representa 24,3% do total de turistas portugueses que visitaram Espanha neste período. Este número teve um aumento de 95,7% face ao mesmo período do ano passado, o que quer dizer que os números estão a duplicar, está a existir um aumento muito importante dos portugueses que visitam a Galiza”, revelou a responsável ao Publituris.
De acordo com Natalia Briales Cristóbal, actualmente, “a Galiza é o primeiro destino dos turistas portugueses em Espanha”, o que, na opinião da directora do Turismo Espanhol em Portugal, se deve ao “binómio preço/qualidade, com uma grande variedade de produtos turísticos”, que esta região espanhola é capaz de oferecer e que “tem enorme aceitação entre o público português”.
Na Galiza, os portugueses apreciam, essencialmente, “as experiências turísticas” e os “produtos únicos” que a região disponibiliza, com Carmen Pita, directora de Promoción de Turismo da Galiza, a explicar que o turista português “é um cliente que procura qualidade”.
“O cliente português é um cliente cultural, que procura também património mundial e qualidade”, sublinhou a responsável, que está em Portugal a propósito de uma apresentação que a região vai promover esta quarta-feira, 3 de Outubro, no El Corte Inglés, em Lisboa, e na qual vão ser apresentados os atractivos que a Galiza tem para oferecer.
“Vamos apresentar produtos que são uma novidade e que permitem conhecer a Galiza ao longo de todo o ano”, explicou a responsável, destacando a Rota da Camélia, que visita 12 antigos palácios da nobreza rural galega; a oferta de termalismo e de talassoterapia; a oferta enogastronómica e o Caminho de Santiago como alguns dos atractivos que agradam aos portugueses.
Como novidade, a Galiza vai apresentar os comboios turísticos, produto que resulta de uma colaboração com a Renfe, a entidade pública que explora a rede ferroviária espanhola, e que, segundo Carmen Pita, “que se adapta bem ao mercado português”.
“Temos um produto novo, que se adapta bem ao mercado português, que são os comboios turísticos da Galiza, em colaboração com a Renfe. Um dos que mais êxito tem e que temos vindo a promover desde 2013, é a Rota dos Faróis, que faz todo o norte da Galiza, até Ribadeu e que começa na Corunha, onde está a Torre de Hércules, o farol romano mais antigo em funcionamento e que é também património mundial pela UNESCO”, explicou a responsável.
Carmen Pita frisou ainda a importância da TAP para a região, que conta com voos diários da transportadora de bandeira nacional ao longo de todo o ano, para Vigo e Corunha, o que oferece à Galiza “uma grande mobilidade” e permite que os portugueses façam short-breaks na região, até durante a época baixa.
“Queremos reduzir a sazonalidade e, por isso, pusemos em marcha algumas promoções. Temos promoções muito interessantes, como o Outubro Gastronómico, que permite degustar a melhor cozinha galega, utilizando o Turismo rural, e, nesta época do ano, desde Setembro até início de Dezembro, decorrem também os concursos de tapas nas cidades. É uma excelente escapada urbana, permite conhecer as cidades da Galiza e experimentar a alta gastronomia, numa época do ano em que o Turismo não está massificado e com preços reduzidos”, acrescentou a responsável.
Na apresentação desta quarta-feira, o Turismo Espanhol conta receber perto de 95 pessoas, entre agentes de viagens, operadores turísticos, profissionais do sector e outros parceiros, sendo que, além dos atractivos do destino, vai estar também em destaque um concerto de música galega que alia tradição e vanguarda, e que conta com um grupo musical liderado pela conhecida cantora galega Mónica de Nut.