Vidamar Algarve aposta em diferentes segmentos de mercado
Em entrevista, João Cardoso, administrador residente da Vidamar Resorts Algarve, revela algumas melhorias para 2018.
Carina Monteiro
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
Encontro sobre Turismo Arqueológico dia 30 de novembro em Braga
Comboio Histórico do Vouga veste-se de Natal e promete espalhar magia
Em entrevista, João Cardoso, administrador residente da Vidamar Resorts Algarve, revela algumas melhorias para 2018.
Um Verão acima das expectativas foi o que registou o Vidamar Resort Hotel Algarve, unidade de cinco estrelas, na Herdade dos Salgados. Com uma ocupação média de cerca de 93% neste período, o mercado nacional continua a ser o principal emissor de clientes para a unidade hoteleira, representando cerca de 40% do total de hóspedes. Segundo João Cardoso, administrador residente da Vidamar Resorts Algarve, a unidade deverá fechar o ano com uma facturação de 15 milhões de euros, o que representa um crescimento de 14% face a 2016. Já o preço médio regista em 2017 uma subida de 8%.
Os números sustentam os bons resultados do hotel, que este ano recebeu a classificação de cinco estrelas, tornando-se o único com esta classificação na Herdade dos Salgados. O hotel é a âncora da presença da marca Vidamar no Algarve desde 2013. Além da unidade de cinco estrelas com 260 quartos, a marca explora 65 moradias geminadas com piscina privada também na Herdade dos Salgados. As Vidamar Resort Villas Algarve, como se chamam, têm tipologias com dois, três e quatro quartos e os seus hóspedes podem usufruir dos serviços do hotel. A terceira unidade, localizada na Praia de São Rafael, opera sob Vidamar Villas, Apartments & GuestHouse e, como o nome indica, é composta por uma guesthouse, apartamentos e moradias geminadas, estas últimas adicionadas a este produto no início do Verão de 2017. São comercializadas essencialmente para famílias que procuram mais privacidade, mas que, ao mesmo tempo, podem usufruir dos serviços do hotel que fica a 10 minutos de carro.
O Hotel
À primeira vista, o Vidamar Resort Hotel Algarve pode parecer uma unidade essencialmente para famílias no Verão. Com áreas generosas, os quartos têm uma capacidade máxima para dois adultos e duas crianças até aos 11 anos. A pensar nos mais novos, o hotel criou o ‘Vida Club’, um espaço com 1500 metros quadrados de área interior e exterior situado no lado nascente dos jardins. Durante o dia há um conjunto de actividades de animação e à noite espectáculos. Ao nível da restauração, e é preciso dizer que o hotel trabalha exclusivamente com o regime de Meia Pensão (pequeno-almoço e jantar sem bebidas), há também uma oferta pensada para as famílias, como o restaurante buffet. No entanto, João Cardoso dissipa as dúvidas. Este também é um hotel para casais. “Temos um spa essencialmente vocacionada para adultos, com massagens, tratamentos estéticos e piscina interior. Temos o restaurante Aji, também ele mais dirigido a adultos, e nos jardins criámos uma zona distinta para adultos, o ‘Mar Club’, que dispõe de um conjunto de camas balinesas, bar, espaço para massagens e jacuzzis”, explica o responsável. Para o Verão de 2017, o hotel preparou-se a rigor. Além de novos programas de animação, a unidade renovou metade dos seus quartos e fez melhorias em alguns restaurantes. Iniciativas que se aliam a outros factores que tornam este hotel distinto no destino Algarve. “Temos alguns factores que nos distinguem da restante oferta, desde logo a localização, temos um hotel frente mar, implantado nas Dunas da Praia dos Salgados, mesmo ao lado de um campo de golfe de 18 buracos. O enquadramento do hotel é único”, afirma João Cardoso.
O responsável enumera ainda outro elemento diferenciador do qual já falámos, a Meia Pensão com o conceito ‘Dining Around’. “Os clientes dispõem de quatro restaurantes para jantar: um restaurante buffet, com 13 buffets rotativos, e três restaurantes temáticos: o restaurante de sabores orientais Aji, o italiano Mamma Mia e o Sunset Restaurant & Bar, junto às piscinas e que serve refeições ligeiras”, refere.
Aberto todo o ano, o hotel recebe diferentes tipos de clientes em diferentes épocas. “O tipo de cliente é bastante diversificado ao longo do ano, algo que procuramos potenciar”, refere o administrador. Como? “Através da diversificação da nossa oferta e adaptando os nossos serviços e as nossas infra-estruturas à diversidade desses mesmos clientes” explica. “As famílias que estão connosco no Verão não são os mesmos clientes que vêm em Novembro, Dezembro, Janeiro ou Fevereiro. Não sendo os mesmos, as expectativas são diferentes e temos de ir ao encontro dessas mesmas expectativas”.
No Inverno, a unidade aposta nos segmentos MICE, golfe e Turismo de Natureza. Para reuniões e congressos, o Vidamar Resort Hotel Algarve dispõe de 12 salas de reunião repartidas por várias zonas do hotel. A maior tem capacidade para 500 pessoas em plateia. Outro dos segmentos também trabalhado é o dos casamentos, segmento este que a unidade comercializa “com muito sucesso”. “Fazemos anualmente entre 80 a 85 casamentos, sobretudo de ingleses e irlandeses”, conta. Para isso, desenvolveram “um espaço único” junto à praia dedicado a este segmento. O espaço é composto por restaurante, terraço, jardim e pérgola. A cerimónia, mediante pedido e autorização, pode inclusivamente ser feita na praia.
Novidades para 2018
Seguindo a aposta contínua na melhoria do hotel, João Cardoso revela algumas novidades para 2018. “Este esforço por melhorar o hotel é feito sempre no Inverno que é a época com menor ocupação. No ano passado, melhorámos metade dos quartos, essa melhoria passou essencialmente pela decoração e troca de mobiliário com vista a tornar os quartos mais práticos. Este ano, vamos renovar os restantes quartos”, explica. Também o spa será alvo de uma intervenção, afirma João Cardoso. “Vamos fazer mais uma piscina interior, melhorar o ginásio triplicando o seu espaço e abrir mais três salas de tratamentos, passando a seis no total. Vamos ainda fazer um conjunto de lojas”. No exterior, o ‘Mar Club’, espaço reservado para adultos, também sofrerá melhorias, com a possibilidade de criação de uma piscina. Por fim, o hotel prevê completar o projecto “Vida Club’, dirigido aos mais novos.
Quanto aos canais de distribuição, o hotel pretende, igualmente, fazer uma aposta no próximo ano nas reservas directas, algo que tem crescido nos últimos anos. No entanto, continua a reconhecer a importância dos operadores turísticos online e offline, com quais tem acordos comerciais em mercados chave como o alemão.
*Artigo publicado no jornal Publituris (edição 1353, de 13 de Outubro)