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Parque Warner oferece praia a Madrid

O Parque Warner Madrid recebeu, esta terça-feira, cerca de 70 jornalistas ibéricos para dar a conhecer o seu complemento turístico aquático, Parque Warner Beach, um investimento de 8 milhões de euros que o grupo espera vir a atrair um milhão e quatrocentos mil visitantes até ao final de 2014.

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Parque Warner oferece praia a Madrid

O Parque Warner Madrid recebeu, esta terça-feira, cerca de 70 jornalistas ibéricos para dar a conhecer o seu complemento turístico aquático, Parque Warner Beach, um investimento de 8 milhões de euros que o grupo espera vir a atrair um milhão e quatrocentos mil visitantes até ao final de 2014.

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Uma área de 80 mil metros quadrados, constituída por piscina de ondas e areia real de praia, 2 playgrounds e dois espaços de restauração é a nova zona exclusiva do Parque Warner e o único parque aquático temático de Espanha. Com um investimento de oito milhões de euros, o Parque Warner Beach, com um cenário Miami Vice, vem oferecer aos seus visitantes descanso e águas refrescantes, entre momentos de adrenalina nos dias mais quentes de Madrid. 

Durante o seu discurso inaugural David Escudero, director geral das operações na Europa dos Parques Reunidos, sublinhou o crescimento não só do Parque Warner Madrid como também dos restantes 16 centros de entretenimento em Espanha, pertencentes ao grupo que ao longo de 45 anos se posicionou de mero operador no mercado interno para segundo maior player de parques aquáticos a nível mundial registando, em 2013, um total de 23 milhões de visitas aos seus parques. 

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Em declarações ao Publituris, Enrique Fontecha, director geral de operações do Parque Warner Madrid, avançou que esta nova aposta visa oferecer “uma componente de destino turístico” acrescentando que “uma família encontra aqui uma multiplicidade de ofertas que tornam o espaço único”. 

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O principal mercado do Parque Warner Madrid, que no último período de férias de Páscoa registou um volume de 280 mil visitas, mais 70 mil que em período homólogo, continua a ser o turista madrileno a quem esta nova área pretende seduzir através da proposta dum complemento turístico perfeito numa zona onde não existia ainda nenhum parque aquático temático. 

Aposta no mercado português 

Portugal apresenta-se ao destino como sendo “mais do que um mercado importante, um mercado estratégico. Pela sua proximidade, conseguimos atrair turismo internacional para este destino de férias familiar mais acessível”, sublinha Enrique Fontecha. Os turistas portugueses representam 10% das visitas ao parque, tendo a organização registado, em 2013, presença de 50 mil entradas lusas.

“Portugal tem um potencial enorme de crescimento e é nosso objectivo incrementar número de visitas este ano pela particularidade do seu perfil: efeito de não obrigatoriedade com época de férias longas; pela curta distância este turista pode aproveitar qualquer altura do ano, sempre que der uma “escapadinha” a Madrid, para visitar o nosso destino temático familiar”. 

Para optimizar o potencial deste turista emergente Jaime Scott Peña, director de marketing do Parque Warner, apostou num plano promocional do destino composto por acordos com canais televisivos portugueses, nomeadamente Panda TV, marcando ainda presença no Festival Panda do Porto e Lisboa onde serão apresentadas as ofertas deste destino turístico familiar.

Também na ETravel e na Viagens Abreu serão comunicadas ofertas exclusivas para o mercado português de 2por1 em qualquer época do ano.

Desta aposta no mercado luso fez ainda parte a inclusão do idioma português no site de reservas do grupo www.travelparks.com 

Com estas iniciativas adaptadas ao mercado português, o director de marketing do Parque Warner Madrid espera este ano duplicar o número de visitas, tendo como meta, em 2015, triplicar ao alcançar os 150 mil visitantes portugueses. 

Com a mais recente área de lazer inaugurada também Enrique Fontecha, numa perspectiva global, espera alcançar este ano um milhão e quatrocentas mil visitas no Parque Warner Madrid, o que constituiria um aumento de perto de 10%, crescimento que o mesmo acredita ser facilmente ultrapassável pela oferta diferenciadora que apresentam a quem os visita.

 

*Por Tânia Pereira Caria. (A colaboradora do Publituris viajou a convite do Parque Warner Madrid)

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Pinto Lopes Viagens tem novas “Viagens com autores” e novos convidados

A Pinto Lopes Viagens acaba de anunciar três novas edições das exclusivas “Viagens com autores”, para o primeiro semestre de 2025, experiências que proporcionam aos viajantes a oportunidade de explorar destinos emblemáticos na companhia de reconhecidos especialistas, enriquecendo cada jornada com perspetivas culturais e históricas aprofundadas.

Este ano, o jornalista Mário Crespo, que já colaborou anteriormente com a Pinto Lopes Viagens, retorna para apadrinhar um novo circuito que irá redescobrir a África do Sul embarcando “Na Rota de Bartolomeu Dias”, enquanto a professora e historiadora Helena Trindade Lopes vai acompanhar dois circuitos distintos, “O Egito Faraónico e a Herança Africana da Civilização Ocidental” e “Roma, Cidade Eterna”, destinos clássicos para os apreciadores de história.

“Na Rota de Bartolomeu Dias”, com Mário Crespo, os participantes seguirão os passos do navegador explorando a histórica rota que desvendou novos mundos, a partir da Cidade do Cabo, na África do Sul, dobrando o tão conhecido Cabo da Boa Esperança, e descobrirão as narrativas e desafios enfrentados durante as grandes navegações portuguesas, com visita aos diferentes cabos que dificultaram a vida aos navegadores portugueses, bem como a passagens por alguns dos pontos históricos que confirmam a forte presença, ainda hoje, de Bartolomeu Dias no país. O circuito decorre de 13 a 24 de junho.

Já “O Egito Faraónico e a Herança Africana da Civilização Ocidental” leva os viajantes ao coração do Egito Antigo, explorando as maravilhas faraónicas e a sua influência na civilização ocidental, sob a orientação da professora catedrática Helena Trindade Lopes. O circuito, que decorre de 14 a 26 de maio, inclui um cruzeiro no Alexander (cinco estrelas) e visita ao Grande Museu Egípcio.

Finalmente, “Roma, Cidade Eterna”, com Helena Trindade Lopes e Rúben de Castro. Esta viagem é uma imersão na história viva de Roma, explorando a cidade que moldou a cultura ocidental, evidenciando-se pela sua Arte, Cultura e Arquitetura. Os viajantes descobrirão os marcos históricos e culturais que fazem de Roma a “Cidade Eterna”, incluindo visita ao Maxxi Museu Nacional de Artes do século XXI, projeto assinado por Zaha Hadid, inaugurado em 2010; visita a pé ao centro nevrálgico da vida social, política, económica e religiosa romana e aos fóruns imperiais, entre outros. A viagem está agendada de 10 a 15 de junho.

Refira-se que as “Viagens com autores” da Pinto Lopes Viagens oferecem uma forma diferenciada de viajar, permitindo aos participantes uma compreensão mais profunda dos destinos, através da perspetiva de especialistas de renome. Estas experiências combinam itinerários cuidadosamente elaborados com a oportunidade de interação direta com os autores, enriquecendo cada momento da viagem.

 

 

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Tax free estimula gastos de turistas estrangeiros no Brasil

Uma das apostas do governo brasileiro para estimular gastos de turistas estrangeiros no país é a regulamentação da reforma tributária. Aprovada no passado dia 16 de janeiro, a lei complementar institui o programa Tax Free, através do qual visitantes de outros países poderão pedir o reembolso de impostos sobre produtos comprados no Brasil e embarcados na bagagem.

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, o Tax Free não apenas estimula o turismo internacional, mas fortalece a economia local. “O Brasil, o Governo Federal e o Congresso deram um grande passo para o crescimento do turismo nacional”, refere em nota de imprenda, para avançar que “oferecer no Brasil o programa Tax Free para visitantes internacionais significa fortalecer a competitividade dos nossos destinos. Isto representa mais receitas a entrar na nossa economia, ampliando a geração de rendimentos e emprego”.

Refira-se que estimulados pela recuperação das viagens internacionais no pós-pandemia e pela desvalorização do real, os turistas estrangeiros gastaram 7,341 mil milhões de dólares no Brasil em 2024, de acordo com o Banco Central, valor mais elevado em 15 anos, superando inclusive os gastos de 2014, ano de Campeonato o Mundo no Brasil, quando os turistas de outros países gastaram 6,914 mil milhões de dólares. Em relação a 2023, os gastos de turistas estrangeiros no país subiram 6,28%. O avanço pode ser explicado pelo número de turistas do exterior, que subiu 12,6% no ano passado e totalizou 6,65 milhões.

Segundo o Ministério do Turismo, o resultado de 2024 aproxima o Brasil das metas do Plano Nacional de Turismo, que prevê que o país chegue ao fim de 2027 com 8,1 milhões de turistas estrangeiros e 8,1 mil milhões em divisas por ano.

“A chegada de visitantes estrangeiros ao Brasil não apenas movimenta a nossa economia, mas também reafirma a força e a beleza do nosso país como um destino desejado no cenário global. Esses recursos são um reflexo do potencial do turismo em gerar empregos, fortalecer comunidades e promover desenvolvimento. Estamos prontos para receber o mundo de braços abertos, com a hospitalidade que só o Brasil sabe oferecer”, declarou Celso Sabino.

 

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Viagens dos residentes invertem trajetória de quebra e crescem 2,6% no 3.º trimestre de 2024

Entre julho e setembro de 2024, as viagens dos residentes inverteram a trajetória de quebra dos três meses anteriores e cresceram 2,6%, somando 8,2 milhões, com destaque para a subida das deslocações em território nacional, avança o Instituto Nacional de Estatística (INE).

As viagens dos residentes aumentaram 2,6%, para 8,2 milhões, no terceiro trimestre de 2024, invertendo a trajetória de quebra apresentada nos três meses anteriores, indica o Instituto Nacional de Estatística (INE), que divulgou esta segunda-feira, 27 de janeiro, os dados sobre a Procura Turística dos Residentes, entre julho e setembro do ano passado.

Os dados do INE comparam o crescimento de 2,6% registado no terceiro trimestre de 2024 com a descida de -13,4% apresentada nos três meses anteriores e destacam as viagens em território nacional, que, segundo os dados divulgados, “inverteram a trajetória descendente dos dois trimestres anteriores e aumentaram 1,4%, atingindo 6,9 milhões (84,2% do total de deslocações)”, quando no trimestre anterior tinha sido registada uma descida de -15,4%.

A subir estiveram também as viagens com destino ao estrangeiro, que registaram um acréscimo de 9,8%, totalizando 1,3 milhões de deslocações (15,8% do total), o que contrasta com a descida de -1,5% registada no trimestre anterior.

Os números mostram que o total de viagens foi mais elevado nos meses de agosto e setembro, quando foram registados crescimento de 8,4% e 2,1%, respetivamente, enquanto no mês de julho houve uma descida de 5,5% nas deslocações dos residentes.

Os motivos para viajar não diferiram muito do trimestre anterior, ainda que tenham existido menos viagens de negócios, com o INE a indicar que “o “lazer, recreio ou férias”, tal como no período homólogo, foi a principal motivação para viajar no 3º trimestre de 2024, originando 5,6 milhões de viagens (+4,2%), que representaram 67,7% do total”, o que representa um crescimento de +1,1 p.p. face ao terceiro trimestre de 2023.

As deslocações para “visita a familiares ou amigos” também registaram um acréscimo, que, segundo o INE, chegou aos “+4,3%, em resultado de 2,1 milhões de viagens (26,1% do total, +0,4 p.p. face ao 3ºT 2023), enquanto as viagens por motivos “profissionais ou de negócios” decresceram 18,3%, totalizando 257,6 mil deslocações (3,1% do total; -0,8 p.p. face ao 3ºT de 2023)”.

Os dados do INE mostram ainda que, entre julho e setembro de 2024, o “lazer, recreio ou férias” foi “a principal motivação dos residentes para viajar, quer em território nacional (64,9% das deslocações nacionais; 4,5 milhões de viagens) quer nas deslocações ao estrangeiro (peso relativo de 82,6%; 1,1 milhões de viagens)”, enquanto a “visita a familiares ou amigos” representou 29,2% do total das deslocações nacionais  (2,0 milhões de viagens) e 9,9% das deslocações ao estrangeiro (128,5 mil viagens). Já os motivos “profissionais ou de negócios” foram a terceira principal razão dos residentes para viajar nas deslocações ao estrangeiro (6,2%; 80,1 mil viagens).

O INE diz também que a marcação prévia das viagens continuou a ser uma realidade em 47,1% das viagens dos residentes realizadas no 3º trimestre de 2024, o que traduz um aumento de +1,1 p.p., sendo mesmo “dominante nas deslocações com destino ao estrangeiro (92,9%; +0,5 p.p.), ao contrário das viagens nacionais, em que foi utilizada apenas em 38,6% (+0,6 p.p.)”.

Em 30,2% das deslocações (+1,7 p.p), houve recurso à internet para organização da viagem, com este indicar a ter “maior representatividade na organização de viagens ao estrangeiro (67,3% do total, +3,4 p.p.) do que nas viagens em território nacional, em que a utilização deste recurso representou 23,3% do total (+0,8 p.p.)”.

Quanto a tipos de alojamento, o INE indica que “o “alojamento particular gratuito” manteve-se como a principal opção de alojamento (53,6% do total), tendo acolhido 24,8 milhões de dormidas nas viagens dos residentes”, principalmente nas viagens motivadas pelo “lazer, recreio ou férias” (44,0% do total) e nas deslocações em “visita a familiares ou amigos” (95,1%).

Já os “hotéis e similares” foram a segunda principal opção de alojamento n1o terceiro trimestre de 2024, concentrando 25,2% das dormidas (11,6 milhões), sendo o principal tipo de alojamento em viagens por “motivos profissionais ou de negócios” (42,7%) e o segundo nas dormidas em deslocações por “lazer, recreio ou férias” (30,1%).

Duração média e proporção de turistas diminuem

Os dados do INE mostram também que, entre julho e setembro de 2024, , cada viagem teve uma duração média de 5,62 noites, o que compara com as 5,90 registadas no terceiro trimestre de 2023, com os dados a revelarem ainda que “a duração média mais longa foi registada em agosto (6,39 noites; 6,62 em agosto de 2023) e a mais baixa em setembro (3,92 noites; 4,19 em setembro de 2023)”.

A descer esteve também a proporção de turistas, uma vez que, no terceiro trimestre do ano passado, 39,9% dos residentes fizeram pelo menos uma deslocação turística, o que representa uma descida de -0,9 p.p. face ao mesmo período do ano anterior.

“Numa análise mensal, e em termos homólogos, a proporção de residentes que realizou pelo menos uma viagem diminuiu em julho (-1,1 p.p.), mas aumentou em agosto e setembro (+1,2 p.p. e +0,3 p.p., respetivamente)”, explica ainda o INE.

 

Sobre o autorInês de Matos

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Costa Cruzeiros também participa na Feira de Emprego e Carreiras Azuis

A Feira de Emprego e Carreiras Azuis decorre a 27 de fevereiro de 2025, em Lisboa, tem entrada gratuita mas requer inscrição prévia.

A Costa Cruzeiros confirmou a sua participação na próxima edição da Feira de Emprego e Carreiras Azuis, que decorre a 27 de fevereiro de 2025, em Lisboa, avançou a organização do certame, em comunicado.

“A Costa Crociere pertence ao Grupo Carnival, a maior companhia de cruzeiros do mundo. Pretende contratar editores júnior, técnicos de som e imagem, animadores, consultores de cruzeiros, operadores em lojas, guias turísticos, fotógrafos e formadores”, lê-se na informação divulgada.

Segundo a organização, a Feira de Emprego e Carreiras Azuis “é um evento de promoção de emprego, carreiras e atividades da economia azul – incluindo recrutamento, divulgação de programas de ensino, cursos de formação e produtos e serviços associados”.

O evento, acrescenta a informação divulgada, “é relevante e estratégico para companhias de cruzeiros e iates, empresas de recrutamento, turismo náutico e costeiro, estaleiros, transporte marítimo e logística, instalações portuárias, ensino e formação, indústria marítima, energia offshore, pesca e aquacultura, biotecnologia azul, serviços marítimos, ambiente e sustentabilidade, governação, entre outras organizações”.

Além da Costa Cruzeiros, também a Viking Cruises, For-Mar, Grupo ETE, MSC Cruzeiros, Mystic Invest Holding, Grupo Sousa, Amplia Talents, AlgarExperience, Lisnave Estaleiros Navais, Escola do Mar dos Açores, Silversea Cruises, Portline Bulk International, DouroAzul e European Waterways já confirmaram a participação no evento.

A entrada na feira é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia, que já pode ser realizada aqui.

 

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Taxa turística de Lisboa vai pagar reabilitação da Tapada das Necessidades

A reabilitação da Tapada das Necessidades, em Lisboa, vai acontecer, financiada pelas receitas da taxa turística do município. O investimento, de cerca de 20 milhões de euros, será executado de forma faseada até 2028.

Após anos de indefinição e degradação, o turismo em Lisboa vai financiar a reabilitação da Tapada das Necessidades, um espaço verde situado na freguesia da Estrela. Esta requalificação, no valor aproximado de 20 milhões de euros, será executada por fases entre este ano e 2028, e será integralmente financiada com as receitas da taxa turística, através do Fundo de Desenvolvimento Turístico de Lisboa (FDTL). A proposta que substancia este financiamento foi recentemente aprovada pela Câmara de Lisboa.

De acordo com os documentos, citados pela LPP / Lisboa Para Pessoas, jornal local dedicado à Lisboa Metropolitana, a Tapada das Necessidades é “um jardim histórico com uma área de cerca de 10 hectares” e “com uma grande importância patrimonial e cultural” para a cidade. A autarquia reconhece, avança a mesma fonte, que o espaço “se encontra bastante degradado e a necessitar de uma profunda reabilitação com o objetivo de ser dinamizado para o usufruto da população, tendo em vista a melhoria da zona”.

A reabilitação da Tapada das Necessidades permitirá devolver à população da cidade e da área metropolitana um espaço mais digno, mas também contribuir para a “diversificação” da oferta turística em Lisboa. A presente intervenção “terá sempre um efeito multiplicador na atração de turistas, contribuindo muito para a projeção da imagem internacional e para a reputação da cidade de Lisboa”.

A requalificação deste espaço verde vai acompanhar o Plano de Salvaguarda e Gestão da Real Quinta das Necessidades, aprovado por unanimidade em aabril de 2024. Este documento define as bases para a recuperação e conservação do espaço, que foi criado no século XVIII, por iniciativa de Dom João V, e que ao longo dos séculos sofreu várias transformações e períodos de abandono.

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American Airlines aumenta lucro para 812,7M€ em 2024

A American Airlines, a maior companhia aérea dos EUA, apresentou um lucro de 846 milhões de dólares (812,7 milhões de euros) no ano passado, o que representa um aumento de 2,9% face ao ano anterior.

A American Airlines, maior companhia aérea dos EUA, registou um lucro de 846 milhões de dólares (812,7 milhões de euros) no ano passado, o que representa um aumento de 2,9% face ao ano anterior.

De acordo com a Lusa, que cita números divulgados pela própria American Airlines, no último trimestre de 2024, a companhia aérea norte-americana apresentou um lucro líquido de 590 milhões de dólares, valor que compara com os 19 milhões registados no mesmo período do exercício anterior.

A Lusa diz que os resultados da American Airlines no último trimestre de 2024 foram melhores do que o esperado, o que não impediu, no entanto, a desvalorização das ações da companhia aérea, que caíram 8% desde que foram conhecidos os números, já que o mercado esperava um desempenho ainda melhor.

Por isso, a companhia aérea espera uma perda ajustada por ação entre 20 e 40 cêntimos para os primeiros três meses de 2025, com base nas tendências atuais da procura e numa previsão do preço do combustível, o que representa uma queda acima do esperado pelos analistas.

Já o volume de negócios operacional do ano passado chegou aos 13.660 milhões de dólares, o que representa um aumento de 4,6% face ao apurado no ano de 2023.

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Ryanair transporta mais de 160 milhões de passageiros nos primeiros nove meses do exercício 2025, mas regista quebra nos lucros

A Ryanair transportou 160,2 milhões de passageiros nos primeiros nove meses do exercício de 2025, terminado 31 de dezembro de 2024. Enquanto as receitas aumentaram 3%, os lucros caíram 12%.

A Ryanair reportou receitas de 2,96 mil milhões de euros no 3.º trimestre de 2025 (terminado a 31 de dezembro de 2024), correspondendo a uma subida de 10% face aos 2,7 mil milhões de euros obtidos no mesmo período do ano fiscal de 2024.

Em comunicado, a companhia aérea lowcost de origem irlandesa refere que os custos operacionais aumentaram 8% e passaram de 2,72 mil milhões de euros para 2,93 mil milhões neste 3.º trimestre de 2025.

Já os lucros nestes três meses, registaram um aumento significativo, passando de 15 milhões de euros, no 3.º trimestre de 2024, para 149 milhões de euros no 3.º trimestre de 2025.

Também o número de passageiros transportados pela Ryanair aumentou, “apesar dos atrasos na entrega dos aviões Boeing”, indicando a companhia uma subida de 9%, o que quer dizer que passou de 41,4 milhões de passageiros no 3.º trimestre de 2024 para 44,9 milhões de passageiros no trimestre do exercício de 2025. O load factor no trimestre manteve-se inalterado nos 92%.

Já no acumulado dos nove meses do exercício de 2025, a Ryanair reporta receitas de 11,65 mil milhões de euros, um aumento de 3% face aos 11,27 mil milhões de euros do mesmo período do exercício de 2024.

Os custos operacionais também registaram um incremento, passando de 8,88 mi milhões de euros para 9,60 mil milhões de euros, correspondendo a uma subida de 8%.

A maior quebra foi registada nos lucros, onde a Ryanair indica uma descida de 12% face ao período homólogo de 2024. Isto quer dizer que em vez dos 2,19 mil milhões de euros, nos nove meses de 2024, a companhia aérea obteve um lucro, neste período do exercício de 2025, de 1,94 mil milhões de euros.

Já no que diz respeito aos passageiros transportados, a Ryanair registou uma subida de 9% face ao mesmo período de 2024, passando de 146,8 milhões de passageiros para 160,2 milhões de passageiros.

No comunicado, Michael O’Leary, CEO do grupo Ryanair, destaca que a companhia tinha “172 aeronaves B737-8200 ‘Gamechangers’ na sua frota de 609 aviões em 31 de dezembro. Continuamos a trabalhar com a Boeing para acelerar as entregas de aeronaves e visitamos Seattle no início deste mês [janeiro de 2025]. Embora a produção do B737 esteja a recuperar da greve da Boeing no final de 2024, já não esperamos que a Boeing entregue aeronaves suficientes antes do verão de 2025 para facilitar o crescimento de tráfego de 210 milhões de passageiros no ano fiscal de 2026”, admite o responsável.

Além disso, O’Leary refere que “os atrasos da Boeing forçaram-nos a rever a nossa meta de tráfego para o ano fiscal de 2026 para 206 milhões (apenas 3% de crescimento)”, esperando receber “as 29 aeronaves Gamechangers restantes do nosso pedido de 210 antes de março de 2026, permitindo recuperar esse crescimento de tráfego atrasado no verão de 2026, em vez de no verão de 2025”.

O’Leary avança ainda que a Boeing “espera que o MAX-10 seja certificado no final de 2025, o que, esperamos, permitirá a entrega pontual das nossas primeiras 15 aeronaves MAX-10 na primavera de 2027 (conforme contratado)”.

Assim, ao longo do próximo ano, o CEO do grupo Ryanair refere que a companhia irá “realocar esse crescimento limitado de capacidade para aquelas regiões e aeroportos (Polónia, Suécia e Itália) que estão a investir em crescimento ao reduzir ou abolir impostos sobre aviação e incentivar o aumento do tráfego”.

No que diz respeito ao comportamento do setor na Europa, O’Leary admite que a capacidade de voos de curta distância na Europa “continue limitada em 2025”, já que “muitos operadores da Airbus na Europa continuam a lidar com reparações nos motores Pratt & Whitney e os principais fabricantes de aeronaves enfrentam atrasos nas entregas“.

Além disso, o responsável do grupo Ryanair faz referência à “consolidação das companhias aéreas da UE, incluindo a aquisição da ITA pela Lufthansa, a participação da Air France-KLM na SAS e a iminente venda da TAP”, admitindo que “essas restrições de capacidade, combinadas com nossa vantagem significativa de custos, forte balanço financeiro, pedidos de aeronaves de baixo custo e resiliência operacional, irão facilitar o crescimento lucrativo de tarifas baixas da Ryanair para 300 milhões de passageiros na próxima década”.

Finalmente, quanto a uma previsão do exercício de 2025 da Ryanair, Michael O’Leary espera alcançar “quase 200 milhões de passageiros (+9%), sujeito a nenhuma nova notícia adversa sobre atrasos nas entregas da Boeing”.

O’Leary salienta anda que, “embora as tarifas do terceiro trimestre tenham sido ligeiramente mais fortes do que no ano anterior, o quarto trimestre deste ano não beneficiará da Páscoa antecipada do ano passado, o que torna a comparação com o quarto trimestre do ano passado muito desafiadora”.

Assim, diz estar a orientar “cautelosamente o lucro líquido do ano fiscal de 2025 para uma faixa entre os 1,55 e 1,61 mil milhões de euros”, concluindo que “o resultado final do lucro líquido do ano fiscal de 2025 permanece sujeito a evitar desenvolvimentos externos adversos entre agora e o final de março, incluindo o risco de conflitos na Ucrânia e no Médio Oriente, novos atrasos nas entregas da Boeing e má gestão ou falta de pessoal no Controlo de Tráfego Aéreo na Europa”.

 

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Comissário Europeu do Turismo quer combinar atratividade e sustentabilidade

No Fórum Económico Mundial, em Davos, o Comissário Europeu para os Transportes e Turismo Sustentáveis, Apóstolos Tzitzikóstas, explicou que a estratégia de turismo sustentável da União Europeia (UE) permitirá ao setor continuar a crescer.

Questionado durante uma mesa-redonda sobre o turismo excessivo na Europa, Davos, Apóstolos Tzitzikóstas respondeu que o desenvolvimento do turismo sustentável estava no centro do projeto da EU, avança notícia da Euractiv.

Concordou com os comentários feitos pelo ministro do Turismo saudita, Ahmed al-Khateeb, que afirmou “não há nada chamado turismo excessivo”, preferindo os termos “turismo desequilibrado” e “má gestão do tráfego”.

Por sua vez, o primeiro-ministro grego, Kyriákos Mitsotákis, reconheceu o problema do turismo excessivo na Europa no outono passado. No entanto, esclareceu que se trata apenas de alguns destinos e prometeu intervir em caso de problema.

Da mesma forma, Apóstolos Tzitzikóstas sublinhou que as regiões concentraram-se principalmente na promoção dos seus destinos “em vez de gerirem o fluxo” de turistas.

Refira-se que a estratégia da UE para o turismo sustentável deverá ver a luz em 2026, segundo o comissário europeu.

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Irish Travel Industry Awards 2025 distinguem o Algarve como “Melhor Destino de Verão”

O Algarve foi distinguido com o título de “Melhor Destino de Verão” nos Irish Travel Industry Awards 2025, numa cerimónia que decorreu em Dublin, Irlanda. Este prémio, de acordo com o Turismo do Algarve, reflete a excelência e atratividade da região enquanto destino de eleição para os turistas irlandeses.

Para o presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, este reconhecimento “é o resultado do trabalho contínuo e do esforço conjunto com os nossos parceiros comerciais na Irlanda, um mercado estratégico para o Algarve”.

Os Irish Travel Industry Awards são um dos eventos mais relevantes da indústria do turismo na Irlanda, reunindo operadores turísticos, agentes de viagens e jornalistas especializados.

Além de celebrar esta conquista, o evento permitiu ao Algarve reforçar laços com o mercado irlandês, que em 2024 subiu 7% em dormidas no alojamento turístico, e abrir portas para novas oportunidades de colaboração.

 

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Torel Palace Lisbon | Créditos: Carlos Vieira

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Torel Palace Lisbon recebe produtores vínicos para jantares e masterclasses em maio

O evento “Vinho da Casa” celebra este ano a sua 3ª edição de 16 a 18 de maio. O Torel Palace Lisbon foi o local escolhido para receber este evento que conta com jantares dînatoires e masterclasses à volta do vinho.

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O Torel Palace Lisbon recebe de 16 a 18 de maio o “Vinho da Casa”, um evento com 20 produtores portugueses vínicos portugueses onde os participantes têm a oportunidade de participar em provas, jantares dînatoires e masterclasses.

O evento celebra este ano a sua terceira edição entre os palacetes e jardins do Torel Palace Lisbon, nos quais os produtores portugueses darão a provar 100 dos seus vinhos mais emblemáticos.

Além das provas, estão programados jantares dînatoires preparados pelo chef Vítor Matos, que já somou três estrelas Michelin no seu percurso – uma estrela no 2Monkeys, o restaurante de fine dining do hotel, e duas estrelas no Antiqvvm.

Os jantares contarão com duas harmonizações vínicas. Na primeira noite, o menu será harmonizado com propostas da Quinta da Vacaria, sendo que nas duas noites seguintes é escolhida uma seleção de vinhos dos 20 produtores participantes.

A programação conta ainda com masterclasses “com vinhos raros”, disponíveis para grupos de 14 pessoas, como indicado em comunicado. O Master of Wine Dirceu Vianna Junior, o jornalista britânico Jamie Goode e o português Manuel Carvalho vão guiar as provas, sendo que o evento contará ainda com a participação da sommelière argentina Cecilia Aldaz, co-proprietária do Restaurante ORO, 2* Michelin, no Rio de Janeiro. Está também confirmada a presença de Adriana Calcanhotto a 18 de maio, no domingo.

Na programação constam ainda Pocket Shows com produtores, enólogos e artistas convidados.

A lista de produtores confirmados inclui Anselmo Mendes; Barbeito; Casa Ferreirinha; Casa da Passarella; Dona Maria – Júlio Bastos; Fundação Eugénio de Almeida; Herdade do Mouchão; Luís Pato; Niepoort; Quinta das Bágeiras; Quinta do Crasto; Quinta do Noval; Quinta do Vallado; Quinta do Vale Meão; Ramos Pinto; Reynolds Wine Growers; Symington Family Estates; Susana Esteban; Van Zellers & CO e Wine & Soul.

O “Vinho da Casa” decorre entre as 15h00 e as 22h30, sendo que os interessados podem adquirir bilhetes na campanha de pré-venda, que decorre até 28 de fevereiro. O hotel criou ainda um pacote especial em que as estadias de uma ou duas noites no hotel incluem a entrada no evento.

O bilhete de base diário tem um valor de 195 euros em regime de pré-venda e inclui um dia no evento, seleção de 100 grandes vinhos à prova, jantar volante com o chef e Pocket Shows.

Já o bilhete diário com masterclass incluída tem o custo de 345 euros.

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