Portugal é o 35º país do mundo a receber mais turistas estrangeiros
Um barómetro da Organização Mundial de Turismo, ao qual o Publituris teve acesso, revela que Portugal foi o 35º destino do mundo a registar mais chegadas de turistas internacionais, no ano passado, subindo três posições. Nas receitas, passou do 27ºlugar, em 2010, para 25º.
Tiago da Cunha Esteves
Mercado canadiano está em “franco crescimento nos Açores”, diz Berta Cabral
Boost Portugal leva Spinach Tours para Espanha, Países Baíxos, EUA e América do Sul
Filme promocional do Centro de Portugal premiado na Grécia
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Portugal subiu três lugares no ranking mundial das chegadas de turistas internacionais, passando do 38º lugar, em 2010, para 35º, no ano passado. Por outro lado, subiu duas posições no que toca às receitas geradas pelo turismo internacional, ocupando, agora, a 25ª posição, quando em 2010 estava na 27ª. Os dados foram avançados no “UNWTO World Tourism Barometer”, da Organização Mundial de Turismo, ao qual o Publituris teve acesso.
No ano passado, de acordo com o documento, Portugal registou 7,2 milhões de chegadas de turistas internacionais, um aumento de 7,3% em relação a 2010. França continuou a liderar esta tabela, com 79,5 milhões de turistas estrangeiros, mais 3% em relação a 2010. Até ao quinto lugar, as posições mantiveram-se inalteradas, face a 2010, com os EUA no 2º lugar, com 62,3 milhões de turistas, China no 3º (57,6 milhões), Espanha no 4º (56,7 milhões) e Itália no 5º (46,1 milhões). Turquia, Reino Unido, Alemanha, Malásia e México compõem o restante ‘top ten’.
A nível mundial, a OMT registou 982 milhões de chegadas de turistas internacionais, o que se traduziu numa subida de 4,6% em relação ao ano de 2010.
Receitas
Em termos de receitas geradas pelo turismo internacional, Portugal foi o 25º país do mundo a ter uma melhor performance, no ano passado, tendo subido duas posições em relação a 2010. Registaram-se 11,3 mil milhões de dólares (pouco mais de 9 mil milhões de euros), um crescimento de 7,2% face a 2010.
Neste indicador, os EUA lideraram o ranking mundial, com 116,3 mil milhões de dólares, seguidos de Espanha, França, China, Itália, Alemanha, Reino Unido, Austrália, Macau e Hong Kong. O ‘top ten’ manteve-se inalterado face a 2010.