11 coordenadores de Turismo vão contar com 3M€ para promover Portugal
Já a partir de Setembro, Portugal vai contar com 11 coordenadores de equipas exclusivamente dedicadas ao Turismo incumbidas da promoção externa em 17 países
Sónia Gomes Costa
easyJet Plus para Empresas traz descontos em adesões e mais benefícios de viagem
Algarve “volta a bater recordes” e encerra 2024 com mais hóspedes e passageiros no aeroporto
Aeroporto do Dubai estabelece novo recorde de tráfego com 92,3 milhões de passageiros movimentados
Turquia regista receitas turísticas recorde de 58,9MM€ em 2024
AHP considera “desadequada” aplicação de taxa turística em Porto Santo durante todo o ano
Confirmado o ano de todos os recordes no turismo
Egotravel propõe “preços exclusivos” na campanha ‘Djerba Lovers’
Lufthansa com participação de 10% na airBaltic
SIXT lança frota de quadriciclos elétricos para revolucionar mobilidade urbana
MSC Cruzeiros abre vendas para as primeiras temporadas do MSC World Asia
Já a partir de Setembro, Portugal vai contar com 11 coordenadores de equipas exclusivamente dedicadas ao Turismo incumbidas da promoção externa em 17 países, um investimento do Governo que ascende aos três milhões de euros.Há muito aguardada, e reivindicada pelo sector, a reestruturação das equipas ligadas ao Turismo no estrangeiro foi conhecida na passada Segunda-feira ao salão nobre do Ministério da Economia e Inovação, com o anuncio dos novos embaixadores do Turismo nacional além fronteiras. O lançamento desta medida para a reentré, vem assim encerrar o programa do Governo no que toca à reestruturação da promoção turística nacional: “Concluímos desta forma o edifício da promoção turística”, comentou Bernardo Trindade, secretário de Estado do Turismo, sublinhando a importância daquele momento.
Esta nova estrutura de promoção externa “significa uma autonomia do Turismo nos principais mercados emissores”, declarou lançando um repto para que haja uma forte aposta na parceria entre as entidades públicas e privadas, essencial para reunir recursos, não só técnicos mas também financeiros: “Os 11 delegados do turismo têm a missão antecipar as tendências e fazê-las chegar a Portugal”, Para tal, “é preciso que os privados aproveitem os novos mecanismos”, disse.
Apesar do crescimento ao nível das receitas que ronda os sete pontos percentuais, Bernardo Trindade chamou a atenção para “um futuro incerto”. Não obstante assumiu: “Não contem com o Governo para nos resignarmos, não. Contem sim com os novos delegados do Turismo para serem parceiros das empresas privadas”.
Novo modus operandi
Na ocasião, Frederico Costa, vice-presidente do Turismo de Portugal, fez um breve enquadramento do processo de reestruturação da representação turística externa, que não coincidia com o Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT), sublinhando que os 11 coordenadores das equipas de Turismo nos 17 países funcionarão como “as nossas antenas no estrangeiro, peças essenciais na promoção turística do nosso País”.
De acordo com o Executivo “no total serão 22 mercados onde o TP tem acção de promoção no estrangeiro”. Reino Unido, Espanha, Alemanha, França, Holanda e Bélgica (com possibilidade de extensão ao Luxemburgo), os países da Escandinávia com a Finlândia, Estados Unidos e Canadá, Itália, Irlanda, Suíça e Áustria, e por fim o Brasil, foram os eleitos para acolher as novas equipas de Turismo nacional.
Os indigitados
Reino Unido: Miguel Perestrelo
Espanha: António Araújo Carrilho
Alemanha: João Sampaio e Castro
França: Jean Pierre Pinheiro
Holanda e Bélgica: Pedro Mello Breyner
Escandinávia e Finlândia: a designar em breve
Estados Unidos e Canadá: Nuno Miguel Alves
Itália: Alexandra Brito Rebelo
Irlanda: José Manuel Nogueira Ramos
Suíça e Áustria: Catarina Arenga
Brasil: Paulo José Machado