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Coach Hire

Pesquise e eleja a empresa transportadora que dê garantias de um serviço sem problemas, que possua bons autocarros e motoristas.

Coach Hire

Pesquise e eleja a empresa transportadora que dê garantias de um serviço sem problemas, que possua bons autocarros e motoristas.

Jorge Nogueira
Sobre o autor
Jorge Nogueira

Em Portugal há 703 licenças para o transporte pesado de passageiros. Mas empresas de aluguer de autocarros de turismo não são todas iguais. Desde a marcação de um simples transfer, passando pela realização de uma excursão, até à organização de um circuito turístico de vários dias em Portugal ou na Europa, devemos ter em consideração certos detalhes para que a viagem decorra de forma tranquila, sem preocupações para quem contrata.

Alguns pormenores a ser observados na altura de alugar um autocarro e escolher a empresa autocarrista:

  • lotação: conforme o número de lugares, o tipo de viatura varia, podendo ser minibus (15 a 27 lugares), midibus, autocarro standard (49 a 55 lugares), ou autocarro longo ou de dois pisos. Ter em atenção que, as cidades antigas de ruas estreitas, algumas quintas no Douro, ou que o coração do parque nacional do Gerês, só tem acesso por minibus; por outro lado, os autocarros de dois pisos “abanam” mais, o que pode causar enjoo aos passageiros;
  • comodidade: bancos confortáveis, reclináveis, com apoia braços e repousa pés; climatização através de ar condicionado e chauffage, janelas laterais com vidros duplos panorâmicos, frigorífico. Ter em conta que certos minibus adaptados de furgões, tem janelas muito baixas, o que pode prejudicar a visibilidade dos passageiros. Outro aspecto é que, um autocarro com muitos lugares pode ter menos espaçamento entre bancos e assim diminuir a comodidade;
  • bagageira: geralmente é suficiente para o número de lugares. Ter especial cuidado com os grupos de americanos, brasileiros ou golfistas, por trazerem muita bagagem e fora de medida;
  • multimédia: fundamental o microfone. CD e DVD operacionais. Tendência para a procura de autocarros com tomadas USB e WIFI;
  • segurança: seguro, revisões e inspeções em dia, cintos de segurança operacionais, extintores válidos, abertura de emergência pelo exterior, pneus em condições. A maioria dos autocarros dispõe do sistema auxiliar de travagem por “retarder” que aumenta consideravelmente a segurança;
  • limpeza: autocarros limpos por dentro e lavados por fora, diariamente. Importante a higienização em tempos de Covid; escolher empresa com máquina de ozono ou UV. Ter em atenção para o autocarro não vir da “carreira das sete” todo sujo, para engatar no serviço de aluguer e turismo;
  • outros serviços a pedido: assistente de bordo, colocação de assentos elevatórios para crianças, disponibilização de cadeira de rodas para pessoas de mobilidade reduzida, máquina de café;
  • orçamentos: como o transporte ocasional turístico está liberalizado, não existem tarifas fixas. Desconfiar de preços baixos; empresas que pratiquem preços baixos não podem contratar os melhores motoristas nem fazer renovação de frota para terem os melhores autocarros. O preço reflete a qualidade que o cliente procura e merece;
  • motoristas: habilitados e qualificados, pontuais, disponíveis e simpáticos, faladores ou “low profile” conforme o cliente ou o serviço, conhecedores dos itinerários, com condução suave;
  • horários: condução até 9 horas por dia, num máximo de 6 dias consecutivos (em Portugal) ou de 12 dias consecutivos se passar mais de 24 horas fora do país de origem. No turismo não são recomendáveis tiradas diárias superiores a 700 quilómetros. Ter em atenção o custo com a utilização de um segundo motorista caso estes limites sejam ultrapassados;
  • atendimento: optar pela empresa que saiba ouvir o cliente, os seus anseios, expectativas e preferências, que tenha um processo de contratação transparente e que responda rapidamente aos pedidos com um preço justo. É importante que o autocarrista tenha um contacto de emergência 24 horas;
  • reputação: selecionar transportador que tenha “know how” adquirido, que não funcione num vão de escadas ou cujos autocarros fiquem na rua, preferir empresa com bom nome no mercado, com capacidade de resposta e bons “reviews” na internet.

Pesquise e eleja a empresa transportadora que dê garantias de um serviço sem problemas, que possua bons autocarros e motoristas, leve em conta todos estes fatores, para que não surjam surpresas ou imprevistos.

Sobre o autorJorge Nogueira

Jorge Nogueira

Economista e CEO & Founder da Iberobus
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