Quinta da Lagoalva certificada com o selo Sustainable Winegrowing Portugal
A Quinta da Lagoalva, uma das maiores e mais antigas da região dos Vinhos do Tejo, acaba de ser certificada com o selo Sustainable Winegrowing Portugal, no âmbito do Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola, criado pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) e promovido pela ViniPortugal.
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A sustentabilidade, algo que faz parte do ADN e do plano de ação do Grupo Lagoalva, pertença da família Holstein Campilho, faltava a certificação com um “selo oficial”, que facilita o reconhecimento nacional e internacional, e a consciencialização de todos, nas práticas do dia-a-dia.
A Quinta da Lagoalva foi pioneira em práticas de sustentabilidade, nomeadamente na sementeira direta, mobilizações mínimas e na linha. Todos os nutrientes aplicados nas culturas são primeiro medidos para se avaliar quais as necessidades. A aplicação de fitofármacos é feita com precisão e apenas em caso de necessidade, de acordo com o nível de risco indicado pela monitorização de pragas e doenças.
Entretanto, a propriedade está a entrar numa nova fase de inovação tecnológica, descarbonização e agricultura de precisão, auxiliadas e sistematizadas pelo investimento feito na sustentabilidade. Está em fase de renovação de frota para carros híbridos; a reforçar o investimento em energias renováveis, para autoconsumo e alimentação dos sistemas de rega. Tem em desenvolvimento uma série de compromissos para o futuro, como a circularidade da água, a digitalização de processos e promoção da biodiversidade.
Na área social, para além das políticas tradicionais, há uma visão renovada sobre os apoios atribuídos, que dá mais voz aos seus colaboradores, novas benesses de aluguer de espaços e uma visão mais dinâmica sobre a preservação e recuperação do património existente e a forma como ele é alocado. Finalmente, na governança, existe uma estruturação de verticais que permite diferenciar atuações e responsabilidades, mas ao mesmo tempo um diálogo entre todos, no sentido de encontrar pontos comuns, oportunidades e estratégias de atuação.